Pressão não ecoa em SJ e Vasco pretende dar reforços a Barbieri em julho

Alvo de críticas, Maurício Barbieri tem tido respaldo da diretoria do Vasco da Gama, apesar do começo ruim no Brasileiro.

Maurício Barbieri em Vasco x Santos pelo Brasileiro 2023
Maurício Barbieri em Vasco x Santos (Foto: Daniel Ramalho/Vasco da Gama)

As críticas ao trabalho de Maurício Barbieri aumentaram no último sábado, após derrota para o São Paulo – o Vasco completou seis jogos sem vencer no Brasileirão. A pressão de parte da torcida pela demissão do treinador, no entanto, não ecoa dentro do clube. Isso porque o departamento de futebol já previa oscilação durante o processo e acredita na evolução do time com as mudanças pela frente.

Isso não significa que Barbieri não tem sido cobrado internamente. O treinador se reúne com frequência com o diretor técnico Abel Braga e o diretor esportivo Paulo Bracks – após cada jogo, o departamento analisa os pontos fracos e fortes e projeta o que precisa evoluir.

A leitura é que o Vasco conseguiu ser competitivo contra os adversários mais difíceis e merecia pontuar contra Santos e São Paulo, quando o time desempenhou melhor. A culpa dos resultados ruins, então, não é só de Barbieri – o elenco é ponto chave na avaliação sobre o trabalho. O técnico precisa de peças de mais qualidade para conseguir impor seu modelo de jogo.

Dia a dia positivo

O trabalho no dia a dia agrada à diretoria e aos jogadores. Abel Braga, por exemplo, nunca escondeu ser fã do treinador. Os treinos costumam ser intensos e exigir bastante do elenco. Isso reforça a confiança de que os resultados vão acontecer.

– O grupo continua firme a acredita no treinador. O Barbieri tem um lado tático, de conhecimento, muito bom. Mas o lado humano dele é fantástico. Eu acredito muito nisso. Na minha opinião, não adianta ter a parte tática e não ter a parte humana. E nosso treinador tem isso. Então estamos muito confiantes para a sequência da competição – afirmou o zagueiro Léo na última semana.

Obviamente, os resultados recentes mudaram o ambiente do clube nas últimas semanas. Semblantes mais sérios, como o de Léo na última coletiva, tomaram o lugar de sorrisos e brincadeiras. “É momento de fechar a boca e esperar a bola entrar”, resumiu uma pessoa dentro do Vasco.

Processo leva tempo

A cobrança do torcedor é por evolução. Afinal, o Vasco repete alguns problemas com o passar dos jogos, como a falta de eficiência. A leitura de que falta repertório ofensivo ao time, por exemplo, não é compartilhada pelo treinador. A diretoria acredita que o processo leva tempo.

E o Vasco é um caso à parte em 2023. Com a chegada da SAF, o clube aposta num planejamento a médio e longo prazo. A mudança de cultura inclui dar tempo ao treinador, e a análise do trabalho tem que levar em conta as circunstâncias das transformações vividas pelo time na temporada.

No ano passado, ainda com a associação à frente do futebol, o Vasco suportou a pressão pela saída de Zé Ricardo após três empates e pouca evolução nas três primeiras rodadas da Série B. Mesmo sem um futebol vistoso, o técnico conseguiu se firmar na sequência do campeonato, antes de receber proposta do Japão e deixar o clube. Agora com a SAF, a confiança no processo é ainda maior.

Elenco vai mudar

Parte do processo é a formação de um elenco competitivo. O Vasco investiu mais de R$ 110 milhões na primeira janela, mas não conseguiu suprir todas as necessidades do elenco. Assim, a diretoria ainda aposta que a chegada de reforços em julho vai impulsionar o trabalho de Barbieri.

Hoje, o elenco conta com muitos jogadores da base – jovens e sem experiência na Série A. Isso, é claro, não facilita o trabalho de Barbieri. No último sábado, o técnico mandou a campo quatro crias como titulares do meio para a frente, justamente setores onde o Vasco tem tido dificuldades.

Dos 10 meio-campistas do elenco atual, cinco foram formados na base do Vasco. Ainda tem De Lucca (lesionado), Mateus Carvalho (com apenas 21 anos, foi contratado junto ao Náutico também como aposta), Zé Gabriel (não é relacionado há mais de 100 dias), Carabajal (contratado para compor elenco) e Jair (único reforço mais experiente e contratado para ser titular).

A diretoria já identificou as carências e está no mercado em busca de opções. O entendimento é que o time precisa de reforços experientes e de um nível acima, com status de titular. O obstáculo é o dinheiro para investimento, já que o próximo aporte da 777 só cai depois do fechamento da janela.

Nesta segunda-feira, o departamento se reunirá mais uma vez, como de praxe, para planejar a semana do Vasco. Maurício Barbieri terá outra semana cheia para buscar soluções antes do jogo contra o Fortaleza, no próximo sábado, às 16h, no Castelão. Uma mudança no time é certa: Pedro Raul recebeu o terceiro cartão amarelo e não está à disposição do treinador.

Fonte: Globo Esporte

9 comentários
  • Responder

    NÃO ADIANTA PRESSÃO, TODOS NO VASCO CONCORDAM COM O TRABALHO DE BARBIETI.

    SAF 777, DIRETORES E OS PERNAS DE PAU DO ELENCO, COM POUCAS EXCEÇÕES, APROVAM O GRANDE E INVEJÁVEL TRABALHO DO BURROERI.

    ESTAMOS INDO BEM, RUMO AO REBAIXAMENTO PARA A SERIE B, NO ZA 4, JÁ CHEGAMOS. MAS O BURROERI CONTINUA FORTE, BURROS SOMOS NÓS E OS COMENTARISTAS.

    BONS JOGADORES SERÃO SEMPRE BEM-VINDOS, NÃO ESSES “CRAQUES” DE QUINTA CATEGORIA QUE ESTÃO AÍ.

    PORÉM A MAIOR CONTRATAÇÃO SERIA MANDAR ESSA IMITAÇÃO BARATA DE TREINADOR EMBORA, MAS COMO SÉRIE B É META, DEIXA ESSA BOSTA AÍ.

    É ISSO AÍ MARDEN GÓES, ETERNAMENTE VASCAÍNO CONTRA TUDO E CONTRA TODOS.😂😂😂😂😂😂

  • Responder

    Contratações à nível Barbieri…

    Serginho vem aí, maior jogador da Europa desde 2015, segundo os especialistas da 777, Barbieri e Abel Braga.

    Cada dia fica mais lindo!

  • Responder

    PROTESTO QUE TEM RESPALDO E NAO IR AO ESTÁDIO. ZERO BA BILHETRTIA. NINGUÉM NO ESTÁDIO. ESSE 777 GOSTA DE DINHEIRO.

  • Responder

    Interessante que o Vasco fala de reforço e quem se reforça a saf verdadeira do Botafogo que está com dívida maior que o Vasco ninguém ver conversa fiada o time cresce contratações pontuais são feitas e Vasco cada dia mais na bosta e catando refugo nós lixos do santos e vamos ver até a onde vai isso

  • Responder

    Enquanto isso a 2a bem próxima…

  • Responder

    Não tem que dá reforço pra esse trainee não. Ela tá com um time que custou mais de 100 milhões em contratações. Ainda assim foi eliminado pro ABC, lanterna da série C.. O problema tá nele.

  • Responder

    De quê adianta contratar uma penca de jogadores se esses não jogam?
    De quê adianta gastar mais de R$ 100 milhões em reforços, se só jogam os mesmos garotos que estavam no ano passado?
    Sou a favor de primeiramente corrigir a defesa, mas qual é a razão de correr atrás de um placar, conseguir fazer 2 gols e mandar o time recuar pra segurar o resultado?
    Falta muito para o Barbieri ser um técnico estrategista!

  • Responder

    Pode contratar o time do Real Madrid todo que esse barbieri Faz perder para o XV de Piracicaba
    O problema é ele que não tem um padrão de jogo

  • Responder

    Esses cara vão continuar com esse técnico mesmo correndo o risco de mais um rebaixamento, isso realmente é lamentável mais pra grande maioria dos torcedores fanáticos que não percebe a gravidade do clube que há anos não ganham nem o carioca imagem outras competição. Pra esse fanático só um recado continua se enganando que eles continuaram enganando vcs, acorda e dá um gelo não vá assistir nos estádio em casa já passamos raiva imagine no estádio onde vc paga pra ver um espetáculo ver uns bosta de merda em campo.

Comente

Veja também
Payet e jogadores comemorando gol em SJ
Vasco se prepara para sequência decisiva após a Data Fifa

Vasco da Gama terá dois desafios que podem definir a temporada da equipe logo após a pausa para a Data Fifa.

Jair de volta aos treinos do Vasco
Jair deve voltar a ser relacionado contra o São Paulo

Volante do Vasco da Gama, Jair retorna ao time após oito meses parado por conta de uma lesão no joelho direito.

Pedrinho e Eduardo Paes em São Januário
Reeleito no Rio, Eduardo Paes promete ajuda ao Vasco e demais clubes da cidade

Prefeito do Rio de Janeiro pelos próximos quatro anos, Eduardo Paes estreitou relações com os times da capital fluminense.

Jogadores do Vasco em São Januário
Vasco terá 5 confrontos diretos por Libertadores até o fim do Brasileiro; veja tabela

Praticamente livre do rebaixamento, Vasco da Gama ainda sonha com uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem via Brasileiro.