Vasco enfrenta o Naútico pela terceira rodada do Brasileirão

Vasco e Naútico se enfrentam nesta quarta-feira, às 20h30m, em São Januário, em duelo válido pela terceira rodada da competição.

Com duas vitórias no Campeonato Brasileiro, o Vasco pode dizer que começou a competição de forma impecável, apesar dos resultados apertados. Já o Náutico, recém-promovido da Série B, tropeçou duas vezes e sabe que não pode demorar a se recuperar. Nesse clima, as duas equipes se enfrentam nesta quarta-feira, às 20h30m (de Brasília), em São Januário, em duelo válido pela terceira rodada da competição.

Ainda envolvido na disputa da Libertadores, o Vasco estreou no Brasileirão com um time misto, mas venceu por 2 a 1 o Grêmio em casa. Três dias depois de ser eliminado do torneio sul-americano, a equipe superou o desgaste e fez 1 a 0 na Portuguesa, no Canindé, mantendo os 100% de aproveitamento, com seis pontos. Por outro lado, o Náutico busca a primeira vitória na competição. A equipe pernambucana perdeu por 2 a 1 para o Figueirense na estreia e ficou no empate em 0 a 0 com o Cruzeiro, nos Aflitos, e soma apenas um ponto.

Além de se manter na ponta da tabela, o Vasco interromperá um jejum de 24 anos se levar a melhor sobre o Náutico. Desde 1988 a equipe não vence suas três primeiras partidas do Brasileirão. Por outro lado, os permabucanos venceram o último confronto em São Januário por esta competição.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O Premiere FC transmite o jogo ao vivo, para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view.

header as escalações 2

Vasco: como de costume, Cristóvão Borges não confirmou a equipe titular. No entanto, ao longo da semana o treinador deu pistas de uma mudança que pode fazer. A tendência é que o jovem Dieyson deixe o time para a entrada do experiente Felipe atuar na lateral esquerda, posição na qual iniciou a carreira. Outra mudança em relação ao time que venceu a Portuguesa será a volta de Juninho, que foi poupado na última rodada. O Vasco deve enfrentar o Náutico com a seguinte formação: Fernando Prass, Fagner, Renato Silva, Rodolfo e Felipe; Nilton, Fellipe Bastos, Juninho e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro.

Náutico: enfim, o técnico Alexandre Gallo vai poder contar com o meio-campo Martinez, considerado por ele a principal contratação do Náutico. O lateral Alessandro é outro que foi liberado pelo departamento médico, mas deve ficar como opção no banco de reservas. A principal dúvida era em relação ao atacante Araújo, que chegou a ser poupado do treino da última terça-feira, mas como viajou com a delegação, deve ir para o jogo. Assim, o Náutico deve ir a campo com a seguinte formação: Gideão, Auremir (Alessandro), Marlon, Ronaldo Alves e Lúcio; Derley, Elicarlos, Martinez, Souza (Rhayner) e Ramon; Araújo.
quem esta fora (Foto: arte esporte)

Vasco: Dedé está em fase final de recuperação de edema ósseo na perna esquerda, Thiago Feltri e Eduardo Costa sofreram estiramento na coxa esquerda e Carlos Tenorio teve ruptura do tendão de Aquiles do pé direito. Romulo está integrado à Seleção Brasileira.

Náutico: além do atacante Rogério e do meio-campo Cascata, que se recuperam de cirurgias, o técnico Alexandre Gallo não contará com o atacante Siloé, que acabou sentindo um problema muscular no treino de terça-feira e foi vetado pelo departamento médico.

 

header pendurados (Foto: ArteEsporte)

Vasco: não há jogadores pendurados.

Náutico: não há jogadores pendurados.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)

Wilson Luiz Seneme (Fifa/SP) apita a partida, auxiliado por Roberto Braatz (Fifa/PR) e Emerson Augusto de Carvalho (Fifa/SP). Seneme participou de uma partida (Coritiba 2 x 3 Botafogo – 2ª rodada) no Brasileiro de 2012, aplicou sete amarelos e nenhum vermelho, marcou 36 faltas e nenhum pênalti em um campeonato que registra a média de 4,6 amarelos, 0,25 vermelhos e 36,8 faltas.

header fique de olho 2
Vasco:
ausentes da última rodada, Felipe e Juninho voltam a atuar juntos começando como titulares da equipe. Isso não acontecia desde 2 de maio, na vítória por 2 a 1 sobre o Lanús, pelas oitavas de final da Libertadores. Felipe deverá atuar como lateral-esquerdo, enquanto Juninho terá a missão de organizar as jogadas de meio-campo do Vasco.

Náutico: depois de duas rodadas de molho no departamento médico se recuperando de uma distensão na coxa direita, a estreia do meio campo Martinez está confirmada. Ele é visto pelo técnico Alexandre Gallo como o homem que vai conseguir dar ritmo ao meio-campo alvirrubro, ao lado de Ramon. Bom cobrador de falta, seus chutes podem ser uma arma para o Timbu. Como volta de lesão, a dúvida fica se Martinez terá condições de aguentar os 90 minutos.

header o que eles disseram

Cristóvão Borges, técnico do Vasco: “O Náutico ainda não venceu no Brasileiro, mas merece toda nossa atenção e respeito. É um grupo de jogadores experientes, com bagagem. Num campeonato duro como esse, é preciso estarmos atentos durante todo o tempo, principalmente porque jogamos em casa. Não será fácil.”

Alexandre Gallo, técnico do Náutico: “Nós não levamos em consideração essa coisa de ressaca de desclassificação, até porque o Vasco é um time experiente e isso já passou. Vamos para São Januário para equilibrar forças e buscaremos o nosso objetivo de conquistar a primeira vitória.”

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* O Vasco não tem boas recordações da última vez que enfrentou o Náutico pelo Campeonato Brasileiro. Em 14 de setembro de 2008, os pernambucanos levaram a melhor dentro de São Januário, vencendo por 3 a 1.

* Aliás, tropeços em casa são comuns em confrontos entre as duas equipes pelo Campeonato Brasileiro. O Vasco venceu apenas duas vezes o Naútico em sete partidas no Rio de Janeiro (uma derrota e quatro empates). Já o time pernambucano levou a melhor em duas oportunidades em 11 duelos em Recife (três derrotas e seis empates).

* O Náutico representa um capítulo importante para o Vasco. Foi exatamente contra a equipe pernambucana que Roberto Dinamite fez sua reestreia pela equipe, em 1980, após rápida passagem pelo Barcelona. Em partida realizada no Estádio do Arruda, a equipe cruz-maltina venceu por 1 a 0, com gol de Guina. No compromisso seguinte, no Maracanã, o atual presidente do Vasco marcou todos os gols da vitória por 5 a 2 sobre o Corinthians.

header último confronto v2

A última vez que Vasco e Náutico se enfrentaram foi no dia 27 de abril de 2011. A partida, realizada em São Januário, foi válida pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. O duelo terminou empatado em 0 a 0, mas como havia vencido por 3 a 1 o jogo de ida, nos Aflitos, o Vasco se classificou para enfrentar o Atlético-PR nas quartas. O jogo contra o Náutico fez parte da campanha cruz-maltina que terminou com o título nacional.

globo esporte

Comente

Veja também
Emerson Rodríguez comemorando gol contra o Athletico-PR
Vasco tem o 5º pior ataque do Brasileiro; veja opções e números dos atacantes

Com o 5º pior ataque do Brasileiro, o Vasco da Gama busca soluções para solucionar o problema, já quem tem baixas no setor.

Gabriel Pec celebra gol pelo Vasco
Gabriel Pec revela desejo de voltar ao Vasco

Atacante revelado no Vasco da Gama, Gabriel Pec tem sido um dos destaques do LA Galaxy, dos Estados Unidos.

Troféu da Copa do Brasil
Vasco tinha confiança em reverter datas das semis da Copa do Brasil

Decisão do STJD na última sexta-feira (11) manteve os jogos no fim de semana e frustrou os planos do Vasco da Gama.

Vegetti em ação pelo Vasco contra o São Paulo
Vaso não vence o São Paulo no Morumbi há 12 anos

Próximo adversário do Vasco da Gama no Brasileiro, São Paulo mantém tabu de mais de uma década contra o Cruzmaltino no Morumbi.

Rafael Paiva em jogo contra o Atlético-GO
Desfalques no ataque do Vasco fazem Rafael Paiva buscar soluções no elenco 

Técnico do Vasco da Gama, Rafael Paiva quebra a cabeça para definir o setor ofensivo da equipe após baixas por lesões.