Vasco enfrenta fantasma das semifinais, mas pega rival que já eliminou

Vasco da Gama encara o Fluminense, nesta quinta-feira (11), no Maracanã, pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil.

Coutinho e Cano em Vasco x Fluminense
Coutinho e Cano em Vasco x Fluminense (Foto: Jorge Rodrigues/AGIF)

Ao longo de sua história na Copa do Brasil, o Vasco construiu um retrospecto marcante, mas incômodo. O Cruz-Maltino costuma chegar às semifinais, entretanto dificilmente avança para a decisão. Em nove participações nessa fase antes da edição atual, o time vascaíno foi eliminado sete vezes, um aproveitamento de apenas 22,22%, o que alimenta a narrativa de “maldição”.

A primeira queda do Vasco aconteceu em 1993, diante do Cruzeiro. No ano seguinte, foi a vez do Grêmio eliminar o Cruz-Maltino na semifinal da Copa do Brasil. Em 1995, o Corinthians voltou a frustrar o torcedor vascaíno, que viu a terceira eliminação consecutiva em semifinais.

Em 1998, o Vasco mais uma vez foi eliminado para o Cruzeiro em uma semifinal da Copa do Brasil. No mesmo ano, o Cruz-Maltino conquistou a Copa Libertadores, confirmando a força em mata-matas, porém seguiu sem chegar em uma decisão na competição nacional.

Quebra da maldição

Isso só foi acontecer 8 anos depois. Em 2006, o Vasco conseguiu quebrar a maldição justamente contra o Fluminense, rival da atual edição. Na ocasião, o Cruz-Maltino venceu o primeiro jogo por 1 a 0, gol de Edílson “Capetinha”. Já na segunda partida, o empate em 1 a 1, com gols de Valdiram e Petkovic, garantiu a classificação para a decisão. No entanto, a saga pelo título ainda demoraria para acontecer.

A sina do Vasco em ser eliminado na semifinal continuou. Em 2008, o Vasco caiu para o Sport, nos pênaltis, com requinte de crueldade com o ídolo Edmundo. O atacante marcou o gol da vitória, mas acabou perdendo a penalidade. No ano seguinte, uma nova eliminação. O Corinthians voltou a surgir no caminho e, com dois empates, eliminou novamente o Cruz-Maltino.

O título e a busca pelo bi

A redenção foi em 2011 e foi acompanhada do título inédito da Copa do Brasil. Depois de empatar no último minuto com o Avaí, em São Januário, o Cruz-Maltino bateu o time catarinense, por 2 a 0, na Ressacada, garantindo um lugar na decisão contra o Coritiba. O resto é história.

A “maldição” voltou a aparecer no ano passado. Depois de perder para o Atlético, na Arena MRV, por 2 a 1, o Vasco se encaminhava para a decisão por pênaltis, em São Januário, pois vencia por 1 a 0. No entanto, nos minutos finais, Hulk acertou o ângulo, empatou a partida e eliminou o Cruz-Maltino.

Agora, o destino coloca o Vasco novamente frente a frente com o Fluminense em uma semifinal de Copa do Brasil. O retrospecto assusta, mas o rival dá esperança. Afinal de contas, foi através do Tricolor que o Cruz-Maltino conseguiu quebrar a maldição pela primeira vez.

Dessa forma, o contexto é bem parecido com o de 2006. O Vasco era o azarão do confronto, enquanto o Fluminense tinha o favoritismo para avançar. Os dois jogos serão no Maracanã, repetindo a semifinal de 19 anos atrás. O primeiro jogo da semifinal será nesta quinta-feira (11), às 20h (de Brasília).

Fonte: Jogada 10

Comente

Veja também
Fluminense e Vasco duelam pelo desempate na Copa do Brasil; veja histórico

Vasco da Gama encara o Fluminense, nesta quinta-feira (11), no Maracanã, pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil.

Relembre a trajetória do Vasco até a semifinal da Copa do Brasil

Vasco da Gama enfrenta o Fluminense, nesta quinta-feira (11), no Maracanã, pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil.

Acordo entre Vasco e Nike inclui aporte recorde e foco em Rayan e Coutinho  

Vasco da Gama e Nike oficializaram a nova parceria milionária entre a marca e o Clube nesta terça-feira (9).

Paulo Henrique entra na mira de clubes europeus

Paulo Henrique desperta interesse de clubes da Alemanha, Itália e da Arábia Saudita, e Vasco monitora o cenário.

Vasco empresta joia com multa de 40 milhões de euros a time da A2 do Paulista

O Vasco da Gama emprestou o meia Ray ao Inter de Limeira para a disputa da Série A2 do Campeonato Paulista.

Vazam supostas imagens de camisa do Vasco com a Nike; veja fotos

Imagens da suposta nova camisa Torcedor Pro do Vasco da Gama produzida pela Nike vazaram, logo após anúncio de acordo.

Rayan foi garoto-propaganda da campanha de anúncio da Nike

Destaque do Vasco da Gama na atual temporada, Rayan é escolhido para liderar campanha de anúncio da parceria entre a Nike e o Clube.

Pedrinho se manifesta após anúncio de acerto com a Nike

Vasco da Gama anuncia acordo com a Nike por sete temporadas e presidente do Clube enaltece parceria com a empresa.

Vasco tem a pior pontuação do Cartola 2025 contra o Atlético-MG

Vasco da Gama sofre goleada diante do Atlético-MG e registra sua pior nota no Cartola 2025; Clube aparece outras vezes na lista negativa.

Vasco anuncia acordo com o Nike

O Vasco da Gama anunciou oficialmente o acordo com a Nike, para ser a nova fornecedora de material esportivo em 2026.