Vasco em Uberlândia é a quarta maior torcida

Uberlândia é uma cidade que tem pessoas de todo o Brasil, e a quarta maior torcida é a vascaína.

Apesar de Uberlândia estar localizada em terras mineiras, a cidade tem se consolidado, cada vez mais, como casa dos torcedores do eixo Rio-São Paulo. Esta constatação pôde ser vista este ano durante os jogos do Cruzeiro no estádio Parque do Sabiá pelo Campeonato Brasileiro. Em seis partidas, sendo cinco delas contra equipes paulistas e cariocas, dos 147,7 mil torcedores presentes nos jogos, cerca de 60% eram de torcedores dos clubes cariocas e paulistas.

Isto confirma o que foi constatado na pesquisa do Instituto Veritá encomendada pelo CORREIO de Uberlândia, realizada em 2008. O estudo apontou que Flamengo (28,5%), Corinthians (15,5%), São Paulo (14,5%), Vasco (10,6%) e Palmeiras (9,2%) são os times com maior torcida em Uberlândia, só depois aparecem o Cruzeiro (6,3%) e o Atlético-MG (3,9%). O Uberlândia Esporte Clube (UEC) aparece como segunda opção dos torcedores.

Segundo sociólogos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e cronistas esportivos da cidade, este contexto se estende há décadas. Eles acreditam que esta disparidade é uma questão cultural e histórica cada vez mais influenciada pela força da televisão no cotidiano das pessoas, que acabam transmitindo estas influências de geração para geração.

“Eu, por exemplo, sou palmeirense. Na minha época de garoto existia estrada asfaltada para São Paulo e para Belo Horizonte não tinha. Então existe essa ligação histórica, principalmente com São Paulo”, disse o comentarista da TV Vitoriosa, Luís Alberto Thomé.

Com relação ao Cruzeiro e ao Atlético-MG, o comentarista e colunista Camargo Neto afirma que o movimento separatista do Triângulo Mineiro, no fim da década de 80, foi preponderante para o aumento de torcedores de Cruzeiro e Atlético-MG na região, o que praticamente não existia há alguns anos.

Televisão teve papel fundamental nas escolhas

A socióloga da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Débora Pastana, avalia que a televisão teve um papel de consolidação para a maioria de torcedores de outros estados na cidade, principalmente, nos últimos 20 anos. Como exemplo, ela cita o São Paulo, clube que mais ganhou títulos nas últimas duas décadas e que teve um crescimento elevado de sua torcida em função da televisão, sendo hoje a terceira maior do Brasil.

“Acho normal ter mais torcedores de times do Rio e de São Paulo, porque Uberlândia tem muitas pessoas de fora”, disse o vendedor Ricardo Pereira da Silva, mesma opinião do pintor corintiano Rodrigo Costa Santos. “Acho até que hoje tem muitos atleticanos e cruzeirenses, coisa que não existia há alguns anos. Uberlândia é uma cidade que tem pessoas de todo o Brasil”, afirmou.

Correio de Uberlândia

Comente

Veja também
Confira as chances do Vasco de Libertadores e rebaixamento no Brasileiro

Praticamente garantido na primeira divisão, Vasco da Gama ainda luta por uma das vagas na Copa Libertadores de 2025.

André Rizek revela frustração com Coutinho e cobra meia do Vasco

Apresentador do Sportv, André Rizek não poupou críticas ao as atuações do meia Philippe Coutinho, do Vasco da Gama.

Felipe deve promover mudanças drásticas no Vasco para enfrentar o Atlético-GO

Técnico interino do Vasco da Gama, Felipe pode mandar a campo um time cheio de novidades para a partida contra o Atlético-GO.

Pitta no Vasco? Clube enfrenta concorrência e valor milionário pelo atacante

Vasco da Gama mira a contratação do atacante paraguaio Isidro Pitta, que atualmente defende a cores do Cuiabá.

Tostão surpreende ao avaliar ano do Vasco e exime Paiva de culpa

Ex-jogador analisou a temporada do Vasco da Gama e a campanha do time sob o comando do técnico Rafael Paiva.

Sair da versão mobile