Vasco: elenco de 2011 tem a mioria da base
O elenco do Vasco para a próxima temporada deverá estar fechado em 3 de janeiro.
A diretoria do Vasco deixa claro que o elenco para a próxima temporada deverá estar fechado em 3 de janeiro, data em que está prevista a reapresentação do plantel e o início do trabalho de pré-temporada visando à disputa do Campeonato Carioca. O clube não conquista o título estadual desde 2003, quando superou o Fluminense na decisão. Para quebrar esse jejum os dirigentes apostam justamente na manutenção da base de 2010 e no entrosamento de um grupo que se conhece há vários meses.
“Acreditamos que definir o elenco com antecedência e dar ao treinador condições de ter quase todo o grupo nos primeiros dias de pré-temporada são diferenciais importantes para qualquer equipe. Assim se começa muito bem um trabalho que pode acabar com a conquista do título, algo que a nossa torcida tanto deseja”, afirmou o diretor executivo do departamento de futebol do Vasco, Rodrigo Caetano.
Da base que disputou a temporada de 2010, o técnico Paulo César Gusmão ainda não perdeu nenhum jogador que considerasse fundamental. Deixaram São Januário apenas o lateral esquerdo Ernani, o zagueiro Titi, o volante Rafael Carioca, o meia Fumagalli e o atacante Nunes, todos nomes que o treinador colocou em disponibilidade.
Além disso, PC já ganhou seus primeiros reforços para 2011 com as contratações do zagueiro Anderson Martins, um dos destaques do Vitória no Campeonato Brasileiro, e do atacante Marcel, que atuou pelo Santos recentemente, sem muito sucesso. O segundo chega para ser uma referência na área e acabar com os problemas causados pela falta de um artilheiro. O volante Léo Gago, que foi uma dos jogadores mais importantes na conquista da Série B do Campeonato Brasileiro pelo Coritiba, retorna de empréstimo e também será aproveitado.
“Quanto mais cedo se tem o elenco à disposição fica mais fácil poder trabalhar e planejar a equipe para as competições que estão por vir. Além disso, facilita muito o trabalho da preparação física, que pode colocar um plano de ação em prática sem ficar muito preocupada com o fato de o grupo de jogadores não ser muito homogêneo”, disse Paulo César Gusmão.
Marketing:
Fora de campo o departamento de Marketing está preparando todo um plano de ação para explorar a imagem do meia Felipe na próxima temporada. Como o jogador foi contratado no meio deste ano, durante o período de disputa da Copa do Mundo da África do Sul, a sua visibilidade não foi a ideal, o que se agravou com o campanha apenas regular no Brasileiro. Porém, com a identificação de Felipe com a torcida, a ideia é aumentar a venda de produtos ligados ao jogador.
Um boneco miniatura de Felipe será lançado logo no primeiro semestre, a exemplo do que já foi feito, por exemplo, com o goleiro Fernando Prass e com o meia Carlos Alberto. Além disso, o jogador deverá liderar a visitação de torcedores à sede de São Januário, na repetição de uma estratégia que vem sendo realizada com grande sucesso pelo Botafogo.
Felipe foi revelado pelas categorias de base do clube e viveu seu grande momento em São Januário na década de 90, quando conquistou títulos importantes pelo Vasco, como o Campeonato Brasileiro de 1997 e a Copa Libertadores de 1998. Mesmo tendo jogado nos rivais Flamengo e Fluminense, nunca perdeu a identificação com os torcedores vascaínos.
Além de Felipe, o departamento de Marketing também prepara ações para o zagueiro Dedé, considerado um dos melhores jogadores do Campeonato Brasileiro do ano passado e que passou à condição de um dos mais queridos do torcedor vascaíno nos últimos meses. O jogador, recentemente, renovou contrato com o clube e por isso sua imagem será bem explorada.
esportes terra