Vasco e rivais iniciam janela de transferências em marcha lenta

Mesmo apalavrado com Tchê Tchê e Lucas Freitas, Vasco da Gama ainda mapeia o mercado em busca de reforços para 2025.

Clubes cariocas iniciam janela com poucas movimentações
Clubes cariocas iniciam janela com poucas movimentações (Imagem: Jornal Extra)

Faltando uma semana para o início de 2025, Botafogo, Flamengo, Vasco e Fluminense andam a passos lentos no mercado da bola. Até o momento, apenas o tricolor tem um reforço confirmado para o elenco — o volante Hércules foi comprado do Fortaleza por R$ 29 milhões —, e a janela carioca vem sendo mais marcada por movimentos nos comandos dos departamentos de futebol. Enquanto isso, todos lidam com saídas de peças.

Especialmente, o alvinegro, campeão da Libertadores e do Brasileirão, que vem sendo alvo constante de especulações sobre seus principais jogadores e o treinador Artur Jorge. O rubro-negro, que conquistou a Copa do Brasil, está sob nova direção e calcula os próximos passos, assim como o cruz-maltino, agora comandado por Fábio Carille. Já o Fluminense vem mudando sua estratégia de mercado.

Após investir em muitos jogadores experientes no início de 2024 e amargar uma temporada decepcionante, o tricolor tenta apostar agora em jogadores promissores. O primeiro indício disso foi a contratação de Hércules, volante de 24 anos que já se tornou a contratação mais cara da História do clube. Enquanto isso, permite a saída de alguns veteranos, como Felipe Melo e Felipe Alves.

O Botafogo vem sendo ameaçado pelo que pode ser uma debandada, já que, além de deixar sair nomes como Tchê Tchê, Eduardo e Marçal, também perderá Thiago Almada, que irá para o Lyon (França), e vê nomes como Luiz Henrique, Igor Jesus e Savarino serem envolvidos em rumores. Artur Jorge, que vem tentando uma valorização salarial, ainda discutirá o futuro.

Clubes cariocas iniciam janela com poucas movimentações (Imagem: Jornal Extra)

Flamengo e Vasco passam por mudanças de comando diferentes. O primeiro está no momento de transição para a gestão de Luiz Eduardo Baptista, eleito novo presidente, a partir de 1º de janeiro, e sequer especula nomes. A temporada deverá ser marcada por um freio nos gastos, já que o investimento em contratações subiu bastante em 2024, e também será preciso direcionar verbas para o projeto do estádio rubro-negro.

Já o cruz-maltino começa a avançar mais no mercado, e chegou a acertos com o volante Tchê Tchê, livre no mercado após deixar o Botafogo, o zagueiro Lucas Freitas, que estava emprestado pelo Palmeiras ao Juventude, e o goleiro Daniel Fuzato, do Eibar (Espanha). A reformulação no elenco promete ser bastante ampla, enquanto o clube ainda busca novo investidor para controlar a SAF.

Bastidores

Até agora, os movimentos mais significativos dos grandes cariocas estão nos bastidores. O Vasco, por exemplo, demorou para definir um treinador. Primeiro, não chegou a acordos com Pedro Caixinha e Renato Gaúcho, e então acertou com Fábio Carille. A confirmação do nome destrava as ações da diretoria. O clube busca, principalmente, um zagueiro, um meio-campo e um ponta-esquerda.

Já no Flamengo, a chegada do diretor técnico português José Boto ocorre em meio a uma janela de maior cautela financeira da nova diretoria. O clube, porém, necessita de ao menos um atacante, após a saída de Gabigol — seu contrato terminou, assim como o do zagueiro David Luiz. O nome de Róger Guedes, hoje no Al-Rayyan-CAT, chegou a ser citado, mas ainda sem avanços.

De qualquer forma, os maiores reforços devem ser os retornos de jogadores fundamentais que perderam a segunda metade da temporada com lesões graves: os atacantes Pedro e Everton Cebolinha, e o lateral-esquerdo Matías Viña. As recuperações totais dos meias Arrascaeta e De La Cruz e do ponta Luiz Araújo também são prioridade.

O Botafogo vive o dilema de talvez precisar se movimentar no mercado sem saber se Artur Jorge continuará no comando. Em tese, a prioridade é a contratação de um zagueiro, por conta do fim do empréstimo de Adryelson, que voltará ao Lyon, e o aperfeiçoamento de um elenco campeão. Só que as possíveis saídas podem requerer que o clube seja mais enérgico no mercado. Até agora, são cogitados os meias Bitello (Dínamo Moscou-RUS) e Iker Muniain (San Lorenzo-ARG), e o zagueiro Jair (Santos).

Por sua vez, o Fluminense resolveu rapidamente as questões fora de campo com a definição da continuidade de Mano Menezes. A escolha da gestão de Mário Bittencourt o transforma no responsável por fazer o elenco se tornar mais competitivo através de jogadores mais físicos, em todos os setores.

Fonte: Extra

Comente

Veja também
Vasco sofre como visitante no Brasileiro e desempenho liga sinal de alerta

Vasco da Gama tem tido um retrospecto muito ruim atuando fora de casa nas últimas edições do Campeonato Brasileiro.

André Rizek elege ‘craque’ que pode salvar ano do Vasco

Comentarista do Sportv, André Rizek analisou o desempenho do Vasco da Gama após a derrota para o Ceará, pelo Brasileiro.

Torcedores do Vasco detonam Carille e João Victor após derrota para o Ceará

Torcida do Vasco da Gama ficou na bronca com o técnico Fábio Carille e com o zagueiro João Victor depois do revés diante do Ceará.

Carille reclama da saída de bola do Vasco e cobra agilidade dos meias

Treinador do Vasco da Gama, Fábio Carille empilhou queixas ao time na derrota para o Ceará, pelo Brasileiro.

Saiba quanto o Vasco lucrou no jogo contra o Sport

Vasco da Gama e Sport se enfrentaram pelo Brasileiro, no último sábado (12), para quase 16 mil torcedores em São Januário.

TJRJ acata pedido que mantém proibição de Vasco x Flamengo em São Januário

Clássico do Milhões entre Vasco da Gama e Flamengo, pelo Brasileiro, será disputado neste sábado (19) no Maracanã.

Atriz Luisa Arraes e filho de Cássia Eller marcam presença em feira do Vasco

Casal prestigiou a Feira Autônoma Vascaína, que reuniu torcedores Cruzmaltinos no Centro Cultural Candinho.

Vasco sofre com lei do ex e perde chance de assumir liderança do Brasileiro

Vasco da Gama levou dois gols de Pedro Raul e desperdiçou oportunidade de dormir líder do Campeonato Brasileiro.

Carille critica postura do Vasco em derrota para o Ceará

Técnico do Vasco da Gama, Fábio Carille desaprovou o comportamento de sua equipe na partida diante do Fortaleza.

Defesa do Vasco tem jornada infeliz e chega pressionada contra o Flamengo

Com erros crassos do setor defensivo, Vasco da Gama perde para o Ceará, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Sair da versão mobile