Vasco é o único clube não-europeu a ter artilheiro em Copa do Mundo e Olimpíadas

Com os ídolos Romário e Ademir de Menezes, o Vasco da Gama é um dos quatro clubes a ter artilheiro em Copa do Mundo e Olimpíadas.

Ademir de Menezes em ação pelo Vasco
Ademir de Menezes em ação pelo Vasco (Foto: FIFA)

A Seleção Brasileira Masculina iniciou nesta quinta-feira (22) a sua caminhada nos Jogos Olímpicos de Tóquio com uma vitória por 4×2 sobre a Alemanha. Na partida, teve gol de cria das categorias de base do Vasco da Gama, Paulinho, hoje no Bayer Leverkusen.

O atacante marcou o último gol brasileiro no triunfo. Quando se fala em vascaíno nas Olímpiadas, logo lembra-se do próprio Paulinho, além de Douglas Luiz, Lucão e Ricardo Graça, outros garotos formados em São Januário que estão em Tóquio. O goleiro e o zagueiro, inclusive, ainda estão no Gigante.

A relação entre Vasco e Olimpíadas, porém, não se limita a isso. O Gigante, que ao longo da história teve vários atletas convocados, teve um artilheiro da competição com Romário, na edição de Seul, em 1988. O detalhe é que o Cruzmaltino tem um papel de destaque na história por também ter tido goleador máximo em Copa do Mundo.

Foi o caso do ídolo Ademir de Menezes, no Mundial de 1950, no Brasil. Inclusive, o Vasco é um dos quatro clubes do mundo, o único não-europeu, a ter artilheiro de Copa do Mundo e Olimpíadas no futebol masculino. A curiosidade foi destacada pelo Twitter Estude Vasco. Nas ocasiões, os vascaínos levaram suas Seleções às melhores campanhas desde então.

Eles também seguem como maiores artilheiros brasileiros numa única edição de Copa do Mundo e Olimpíadas. Ademir de Menezes marcou nove gols e Romário sete. Em relação aos outros três clubes que tiveram artilheiros nas competições, foram os casos do italiano Inter de Milão (CM 2002, OL 1936 e OL 2000), do croata Dínamo Zagreb (CM 1962 e OL 1984) e o polonês Stal Mielec (CM 1974 e OL 1976).

Único ouro

Entre todos os vascaínos que já passaram por Olimpíadas, apenas um conseguiu a medalha de ouro. Foi o caso do zagueiro Luan, atualmente no Palmeiras, que foi o representante do Vasco no Rio, em 2016. Agora no Vasco, o lateral-esquerdo Zeca também estava naquela Seleção Brasileira, na época defendendo o Santos.

Comente

Veja também
Rafael Paiva não seguirá no Vasco em 2025; diretoria já busca novo treinador

Com o Vasco da Gama em má fase no Campeonato Brasileiro, Paiva perdeu prestígio com a diretoria que já procura novo nome.

Rafael Paiva deve ficar no Vasco até o fim do Brasileiro

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva parece estar com os dias contados no comando do Gigante da Colina.

Rafael Paiva admite falta de repertório do Vasco e despista sobre reforços

Vasco da Gama fez mais uma partida abaixo da crítica e acumulou sua terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro.

Momento de estagnação do Vasco escancara limitação do elenco

Vasco da Gama estacionou na décima colocação do Brasileiro, com 43 pontos, e vê sonho da Libertadores ficar mais difícil.

Paiva adota tom de despedida do Vasco após derrota para o Internacional

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva ainda não sabe se permanecerá no Clube de São Januário para a próxima temporada.

Sair da versão mobile