Vasco é o time mais ineficiente do Campeonato Brasileiro

O Vasco da Gama é um das equipes que mais finalizam no Brasileiro, mas sofre para converter finalizações em gols.

Vegetti em jogo no maracanã
Vegetti em jogo no maracanã (Foto: André Durão/vasco)

O Vasco tem tido mais um início complicado no Brasileirão — e muito se deve à falta de eficiência no ataque. Com apenas três pontos em cinco rodadas, a equipe carioca é uma das que mais finalizam no campeonato, mas tem um dos piores aproveitamentos em gols.

No campeonato, o Vasco finalizou 70 vezes em cinco rodadas, 14 chutes por jogo — a sexta maior média do Brasileirão. O aproveitamento de finalizações que viram gols que é muito abaixo do ideal.

Segundo números do Espião Estatístico*, ao mesmo tempo em que é o sexto time que mais finaliza, o Vasco tem o quarto pior no aproveitamento — apenas 5,71% dos arremates a gol balançaram as redes.

Por partida

  • 13 finalizações contra o Grêmio (três certas)
  • 11 finalizações contra o Bragantino (quatro certas)
  • 20 finalizações contra o Fluminense (cinco certas)
  • 20 finalizações contra o Criciúma (cinco certas)
  • 6 finalizações contra o Athletico (uma certa)

De acordo com a estatística xG, que estima o “risco” de uma jogada ser realmente gol, o Vasco é o time mais ineficiente do Brasileirão. A equipe “deveria ter feito” dois gols a mais e sofrido 4,5 a menos que sofreu nas primeiras cinco rodadas. A tabela de pontos esperados revela que o Vasco criou para produzir 7,1 pontos, mas só tem 3 até aqui. Veja a metodologia ao fim da matéria.

Um exemplo: se em pênaltis cobrados, 75% das vezes sai um gol, um chute de pênalti tem 0,75 de “risco” de ser gol segundo o xG.

Ranking xG do Brasileiro até a quinta rodada (Foto: Bruno Imaizumi/Espião Estatístico)

Problema antigo

Pode-se dizer que o problema de eficácia na hora de finalizar é antigo. No ano passado, quando o Vasco lutou contra o rebaixamento até a última rodada, a tarefa poderia ter sido mais fácil caso tivesse um melhor aproveitamento. Na tabela de “Expected Points”, que leva em conta o xG (gols esperados), o time ficou em 12º — porque fez cinco gols a menos do que o esperado.

Ranking xG do Brasileiro (Fonte: Twitter Espião Estatístico)

Após uma semana livre para treinamentos, o Vasco enfrenta o Vitória no domingo, às 18h30, em São Januário. A partida é válida pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro e já vale muito para as duas equipes, que estão na zona de rebaixamento da competição após cinco rodadas.

Metodologia

O indicador de “Gols Esperados” ou “Expectativa de Gols” (xG) é uma métrica consolidada na análise de dados que tem como referência mais de 84 mil finalizações cadastradas pelo Espião Estatístico em mais de 3,3 mil jogos de Brasileirões desde a edição de 2013. São consideradas a distância e o ângulo da finalização em relação ao gol, a parte do corpo utilizada para concluir, se a finalização foi feita de primeira ou foi ajeitada , se o chute foi feito com a perna boa ou ruim do jogador, assim como a origem do lance (se a partir de um cruzamento, falta direta, de uma roubada de bola, etc). Também são levados em conta o valor de mercado das equipes em cada temporada a partir de dados do site Transfermarkt, o tempo de jogo e a diferença no placar no momento de cada finalização.

Como exemplo, de cada cem finalizações da meia-lua, apenas sete viram gol. Então, considerando somente a distância do chute, uma finalização da meia-lua tem expectativa de gol (xG) de cerca de 0,07. Cada posição do campo tem uma expectativa diferente de uma finalização virar gol, que cresce se for um contra-ataque por haver menos adversários para evitar a conclusão da jogada. Cada finalização de cada equipe recebe um valor e é somada ao longo da partida para se chegar ao xG total de uma equipe em cada jogo.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Emiliano Díaz fala sobre o Vasco após reencontro e vitória do Corinthians

Durante entrevista coletiva do Corinthians, Emiliano Díaz fala sobre o reencontro com o Vasco da Gama e cita jogo difícil.

Confira 5 técnicos livres no mercado que podem assumir o Vasco

Vasco da Gama demitiu Rafael Paiva, após a derrota deste domingo (24) para o Corinthians, pela 35ª rodada do Brasileiro.

Torcida do Vasco divide opiniões sobre demissão de Rafael Paiva

O treinador Rafael Paiva foi demitido do Vasco da Gama após a quarta vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro.

Gols e jogadas de Rodrigo Dourado e Matheus Pereira, cogitados no Vasco

O Vasco da Gama monitora os meias Rodrigo Dourado, ex-Internacional, e Matheus Pereria, do Eibar, Espanha; veja lances dos atletas.

Vasco tem a 2ª pior defesa do Campeonato Brasileiro

Desempenho defensivo do Vasco da Gama na Série A do Brasileiro tem sido uma das principais reclamações dos torcedores.

Sair da versão mobile