Vasco é o time mais ineficiente do Campeonato Brasileiro

O Vasco da Gama é um das equipes que mais finalizam no Brasileiro, mas sofre para converter finalizações em gols.

Vegetti em jogo no maracanã
Vegetti em jogo no maracanã (Foto: André Durão/vasco)

O Vasco tem tido mais um início complicado no Brasileirão — e muito se deve à falta de eficiência no ataque. Com apenas três pontos em cinco rodadas, a equipe carioca é uma das que mais finalizam no campeonato, mas tem um dos piores aproveitamentos em gols.

No campeonato, o Vasco finalizou 70 vezes em cinco rodadas, 14 chutes por jogo — a sexta maior média do Brasileirão. O aproveitamento de finalizações que viram gols que é muito abaixo do ideal.

Segundo números do Espião Estatístico*, ao mesmo tempo em que é o sexto time que mais finaliza, o Vasco tem o quarto pior no aproveitamento — apenas 5,71% dos arremates a gol balançaram as redes.

Por partida

  • 13 finalizações contra o Grêmio (três certas)
  • 11 finalizações contra o Bragantino (quatro certas)
  • 20 finalizações contra o Fluminense (cinco certas)
  • 20 finalizações contra o Criciúma (cinco certas)
  • 6 finalizações contra o Athletico (uma certa)

De acordo com a estatística xG, que estima o “risco” de uma jogada ser realmente gol, o Vasco é o time mais ineficiente do Brasileirão. A equipe “deveria ter feito” dois gols a mais e sofrido 4,5 a menos que sofreu nas primeiras cinco rodadas. A tabela de pontos esperados revela que o Vasco criou para produzir 7,1 pontos, mas só tem 3 até aqui. Veja a metodologia ao fim da matéria.

Um exemplo: se em pênaltis cobrados, 75% das vezes sai um gol, um chute de pênalti tem 0,75 de “risco” de ser gol segundo o xG.

Ranking xG do Brasileiro até a quinta rodada
Ranking xG do Brasileiro até a quinta rodada (Foto: Bruno Imaizumi/Espião Estatístico)

Problema antigo

Pode-se dizer que o problema de eficácia na hora de finalizar é antigo. No ano passado, quando o Vasco lutou contra o rebaixamento até a última rodada, a tarefa poderia ter sido mais fácil caso tivesse um melhor aproveitamento. Na tabela de “Expected Points”, que leva em conta o xG (gols esperados), o time ficou em 12º — porque fez cinco gols a menos do que o esperado.

Ranking xG do Brasileiro (Fonte: Twitter Espião Estatístico)

Após uma semana livre para treinamentos, o Vasco enfrenta o Vitória no domingo, às 18h30, em São Januário. A partida é válida pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro e já vale muito para as duas equipes, que estão na zona de rebaixamento da competição após cinco rodadas.

Metodologia

O indicador de “Gols Esperados” ou “Expectativa de Gols” (xG) é uma métrica consolidada na análise de dados que tem como referência mais de 84 mil finalizações cadastradas pelo Espião Estatístico em mais de 3,3 mil jogos de Brasileirões desde a edição de 2013. São consideradas a distância e o ângulo da finalização em relação ao gol, a parte do corpo utilizada para concluir, se a finalização foi feita de primeira ou foi ajeitada , se o chute foi feito com a perna boa ou ruim do jogador, assim como a origem do lance (se a partir de um cruzamento, falta direta, de uma roubada de bola, etc). Também são levados em conta o valor de mercado das equipes em cada temporada a partir de dados do site Transfermarkt, o tempo de jogo e a diferença no placar no momento de cada finalização.

Como exemplo, de cada cem finalizações da meia-lua, apenas sete viram gol. Então, considerando somente a distância do chute, uma finalização da meia-lua tem expectativa de gol (xG) de cerca de 0,07. Cada posição do campo tem uma expectativa diferente de uma finalização virar gol, que cresce se for um contra-ataque por haver menos adversários para evitar a conclusão da jogada. Cada finalização de cada equipe recebe um valor e é somada ao longo da partida para se chegar ao xG total de uma equipe em cada jogo.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Neto, apresentador de TV
Neto pede que Vasco e Corinthians abandonem a Copa do Brasil; assista

Apresentador da Bandeirantes, Neto opinou sobre a polêmica envolvendo a troca na data dos confrontos de volta da Copa do Brasil.

Jair de volta aos treinos do Vasco
Rafael Paiva comemora volta de Jair aos treinos, mas não estipula data para retorno

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva falou sobre o retorno do volante Jair depois de vários meses se recuperando de uma lesão.

David, do Vasco, sentiu o joelho esquerdo em dividida no início do jogo contra o Cruzeiro, no Mineirão
Rafael Paiva torce para que leão de David não seja grave

Rafael Paiva afirmou que David realizará exames amanhã e espera não perder o atacante, já que vem sendo importante no Vasco.

Dinamite é homenageado pelo Vasco em camisa de Payet
Paiva explica motivo de iniciar com Payet no banco contra o Cruzeiro

Titular do Vasco da Gama, Payet ficou como opção no banco de reservas diante do Cruzeiro; Rafael Paiva explica escolha por Coutinho.

Rafael Paiva, técnico interino do Vasco
Rafael Paiva analisa empate do Vasco contra o Cruzeiro; veja a entrevista coletiva

O técnico Rafael Paiva analisou o desempenho do Vasco da Gama diante do Cruzeiro e valorizou o ponto conquistado no Mineirão.