Vasco é o 2º time que precisa de menos finalizações para marcar na Série B

Vasco da Gama está entre os times que menos precisam finalizar para marcar um gol no Campeonato Brasileiro da Série B.

Jogadores do Vasco comemorando gol contra o Cruzeiro pela Série B 2022
Jogadores do Vasco comemorando gol contra o Cruzeiro pela Série B 2022 (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

A ascensão do Tombense na Série B do Campeonato Brasileiro está ligada à eficiência no ataque. O time minero, que subiu da lanterna para a sexta colocação nas últimas seis rodadas, é o time que menos precisa finalizar para marcar um gol na competição.

Segundo dados do FootStats, o time mineiro precisa de 9,33 arremates ao gol para balançar as redes. O Vasco vem logo atrás, com 10,92 finalizações para marcar. O Operário-PR faz um gol a cada 11,64 tentativas no ataque. Líder da Série B, o Cruzeiro é o quarto aproveitamento, com um gol comemorado a cada 12,31 finalizações (veja o ranking completo abaixo).

Ponte Preta, CSA, Vila Nova-GO e Guarani são os piores times neste quesito. Destes, apenas o clube alagoano não está na zona de rebaixamento, na 16ª posição.

No ranking, chamam atenção negativamente os desempenhos de Sport Grêmio. O time pernambucano tem a quinta melhor campanha, está à beira da zona de acesso para a Série A, mas tem apenas o 15º melhor desempenho na relação entre finalizações e gols. Já o Tricolor gaúchom quarto colocado, tem apenas a 13ª melhor marca.

O Ituano, por outro lado, surpreende. A equipe é a 14ª colocada na Série B. No entanto, o time de Itu tem o quinto melhor índice de gols por finalização no torneio nacional.

Eficiência nos pênaltis

Algo que ajuda a melhorar a média do Tombense na relação entre finalizações e gols é a quantidade de pênaltis sofridos e convertidos. O Carcará é a equipe que mais teve penalidades a favor, com quatro, ao lado de Sampaio Corrêa e Brusque. Porém, destes três times, só o Alvirrubro tem 100% de aproveitamento da marca da cal.

O Tombense vem de uma sequência de cinco jogos sem derrota sob o comando de Bruno Pivetti. O Carcará tem quatro vitórias e um empate. Esse desempenho fez com que o time mineiro saltasse da lanterna, com sete pontos, para a sexta posição, com 19, a apenas dois pontos do Grêmio, que fecha o G-4.

Confira o ranking de finalizações para cada gol

  1. Tombense – 9,33
  2. Vasco – 10,92
  3. Operário-PR – 11,64
  4. Cruzeiro – 12,31
  5. Ituano – 12,31
  6. Bahia – 12,60
  7. Criciúma – 12,71
  8. Sampaio Corrêa – 13,07
  9. Londrina – 13,83
  10. CRB – 14,66
  11. Novorizontino – 15,00
  12. Chapecoense – 15,11
  13. Grêmio – 15,54
  14. Brusque – 16,9
  15. Sport – 18,00
  16. Náutico – 18,09
  17. Ponte Preta – 18,62
  18. CSA – 19,50
  19. Vila Nova-GO – 22,12
  20. Guarani – 22,37

Fonte: FootStats (números computados com 13 rodadas disputadas).

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Série B
Comente

Veja também
Coutinho e Adson treinam normalmente e devem enfrentar o Sport

Após problemas físicos, Coutinho e Adson treinam no CT Moacyr Barbosa e devem integrar lista de relacionados do asco da Gama contra o Sport.

Vasco anuncia contratação de promessa da base do Coritiba

Vasco da Gama anuncia a contratação do atacante Whalacy, revelado nas categorias do base do Coritiba e com passagens pelo Palmeiras.

Vasco tenta reduzir folha salarial para contratações na próxima janela

Com desejo de qualificar o plantel na próxima janela, o Vasco da Gama tenta negociar jogadores que estão fora dos planos.

Vegetti pede personalidade e coragem antes de duelo contra o Puerto Cabello

Vegetti pede a palavra antes de duelo entre Vasco da Gama e Puerto Cabello e faz discurso forte no vestiário.

Permanência de Carille no Vasco depende do desempenho contra o Sport

Pressionado no cargo, Fábio Carille terá mais uma chance de apresentar evolução no comando do Vasco da Gama.

Santos ainda deve R$ 6,8 milhões ao Vasco

Com o Vasco da Gama entre as principais dívidas do Santos, o clube paulista deve quase R$ 7 milhões ao Cruzmaltino, por compra de Nathan.

Discurso de Vegetti marca bastidores de Vasco 1 x 0 Puerto Cabello; assista

Assista aos bastidores da vitória do Vasco da Gama contra o Puerto Cabello em São Januário pela segunda rodada da Sul-Americana.

Jair recebe sondagens e pode deixar o Vasco

Fora do confronto diante do Puerto Cabello, Jair está na mira de clubes da MLS e tem futuro incerto no Vasco da Gama.

Marcelo Sant’Anna confirma que Vasco vai priorizar copas em 2025

Diretor de Futebol do Vasco da Gama, Marcelo Sant’Anna garantiu que o foco do Clube em 2025 será a Sul-Americana e a Copa do Brasil.

Vasco ficará quase 1 mês sem jogar em São Januário

Dos próximos dez jogos do Vasco da Gama na temporada, apenas dois serão disputados no estádio de São Januário.