Vasco é o 10º clube com mais rodadas no Z4 do Brasileiro

Com 91 rodadas, o Vasco da Gama está entre os 10 clubes que mais estiveram na zona de rebaixamento do Brasileiro na era dos pontos corridos.

Léo Jardim durante jogo contra o São Paulo
Léo Jardim durante jogo contra o São Paulo (Foto: Marcos Ribolli/ge)

A sétima rodada do Brasileirão terminou mal para o Vasco, que entrou na zona de rebaixamento após duas derrotas seguidas. De volta à elite depois de dois anos disputando a Série B, o clube amarga um dado negativo quando o assunto é o grupo dos últimos colocados.

Desde 2003, quando o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado no modelo de pontos corridos, o Vasco é o 10º time que passou mais tempo na zona de rebaixamento. Agora, são 91 rodadas na parte final da tabela nos últimos 20 anos disputando a competição nacional. Entre os 12 maiores clubes do Brasil, o Vasco é o único a figurar no top-10.

Top-10 times que mais frequentaram a zona de rebaixamento*:

  • Avaí: 143
  • Atlético-GO: 141
  • Coritiba: 133
  • Sport: 131
  • Goiás: 122
  • América-MG: 105
  • Athletico-PR: 104
  • Chapecoense: 100
  • Náutico: 93
  • Vasco: 91

*Os dados foram levantados por Roberto Maleson, do Espião Estatístico do ge.

O Vasco foi rebaixado quatro vezes nesse período e disputou cinco temporadas na Segunda Divisão. A equipe busca retomar o caminho das vitórias para reagir, o que não acontece desde a primeira rodada, quando superou o Atlético-MG em Belo Horizonte. Desde então, são três empates e três derrotas.

Para não passar mais tempo dentro do Z-4, o Vasco precisa vencer fora de casa na próxima rodada, quando enfrenta o Fortaleza, no Castelão, às 16h de sábado. Além disso, tem que torcer por um tropeço de pelo menos um dos quatro times que somam 7 pontos logo acima na tabela: Goiás, Internacional, Cuiabá e Bahia.

Mudanças à vista

Depois de duas derrotas e pressionado por melhores resultados – torcedores protestaram contra o momento do time nesta semana -, Maurício Barbieri prepara mudanças na equipe titular. Uma alteração é certa: suspenso, Pedro Raul não vai enfrentar o Fortaleza – veja as alternativas.

Além disso, o treinador pode mudar a defesa, que vem sendo alvo de críticas nas últimas partidas. O zagueiro Robson e o lateral-direito Pumita Rodríguez são os mais contestados. Capasso e Paulo Henrique são opções do Vasco para os dois setores.

Depois de jogar no sábado em São Paulo, o Vasco voltou ao Rio, está tendo outra semana cheia de treinos e vai viajar para Fortaleza na sexta-feira, véspera da partida válida pela oitava rodada.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
João Victor apresenta bons números e vira peça importante no Vasco

João Victor teve bom desempenho nos últimos jogos do Vasco da Gama e pode ganhar mais chances com Rafael Paiva.

Puma é convocado pelo Uruguai para jogos das eliminatórias

O lateral-direito do Vasco, Puma foi chamado pelo técnico Marcelo Bielsa para os jogos contra Peru e Equador.

Conheça os 2 prefeitos de capitais eleitos no 1º turno que torcem para o Vasco

O Vasco da Gama tem dois torcedores que foram eleitos prefeitos de capitais no 1º turno da eleição do último domingo.

Personagens ligados ao Vasco não tiveram sucesso nas urnas

Torcedores do Vasco, Roberto Monteiro e Zé Colmeia não conseguiram eleger nas eleições municipais do Rio de Janeiro.

Vasco vence o Botafogo por 3 x 0 pelo Torneio Guilherme Embry Sub-16

Em confronto válido pela 6ª rodada do Torneio Guilherme Embry, o Vasco da Gama vence o Botafogo por 3×0 e assume a liderança.

Sair da versão mobile