Vasco e Náutico se enfrentam hoje em São Januário
Contra o Náutico o vasco busca vaga nas quartas de final da Copa do Brasil, competição que dá vaga na Libertadores.
O Vasco enfrenta o Náutico nesta quarta-feira, às 21h50m, em São Januário. A partida vale uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil, competição que dá vaga na Libertadores e que nunca foi conquistada pelo clube. Por si só seria uma partida muito importante para o Gigante da Colina. No entanto, não é só a decisão desta noite que habita a cabeça do grupo vascaíno. No próximo domingo, o clube vai enfrentar o rival Flamengo na final da Taça Rio.
Desde o início da semana, o Vasco tenta manter o foco somente na Copa do Brasil. Mas não está fácil. Isso porque ninguém imagina que seja possível uma reviravolta do Náutico. Derrotado por 3 a 0 em casa, o time de Recife precisa vencer por quatro gols de diferença – ou três, desde que a partir de 4 a 1. Para aumentar ainda mais o desinteresse, os pernambucanos viajaram com um time misto porque o foco está no Campeonato Pernambucano. Mas, mesmo com tantos fatores a favor, o Vasco não quer dar chance para o azar e não quer falar em Flamengo até o apito final.
– Temos de conseguir outra vitória e aí sim falar no Flamengo. Eu vi que vocês da imprensa sabatinaram os jogadores tentando arrancar alguma coisa. Não é fácil esquecer o Flamengo, nem admitir que existe uma ansiedade, mas temos um confronto contra o Náutico primeiro e não podemos amolecer. Não tem orientação nenhuma e nem proteção. Depois do Náutico falamos o que for necessário do Flamengo – afirmou o técnico Ricardo Gomes.
O SporTV transmite a partida ao vivo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos. O árbitro será Devarly Lira do Rosario auxiliado por José Maciel Linhares e Vanderson Antônio Zanotti.
Vasco: vale a vaga para as quartas de final da Copa do Brasil. Mas uma boa vitória neste momento serviria de incentivo para o Vasco entrar ainda mais animado para enfrentar o Flamengo no próximo domingo, em confronto válido pela final da Taça Rio. O time acredita que a classificação com um bom resultado servirá para manter a chama dos torcedores acesa.
Náutico: por mais que a vaga esteja em jogo, o time tem consciência de que, após a derrota por 3 a 0 nos Aflitos, a missão ficou extremamente complicada. Pelo Pernambucano, a semana também é decisiva e esse é o grande foco. O Náutico precisará vencer o rival Sport por dois gols de diferença.
Vasco: como já havia adiantado, o técnico Ricardo Gomes vai poupar parte dos jogadores. No meio-campo, as principais mudanças ficam na parte defensiva. Jumar e Eduardo Costa vão iniciar o jogo no lugar de Romulo, fora por estar pendurado, e Fellipe Bastos, que começará no banco. Bernardo entra no lugar do poupado Diego Souza, e Elton na vaga de Alecsandro, também pendurado. O técnico Ricardo Gomes vai escalar Fernando Prass, Allan, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Jumar, Eduardo Costa, Felipe e Bernardo; Eder Luis e Elton.
Náutico: o time está completamente modificado e com alguns jogadores dos juniores. Nem mesmo o técnico Roberto Fernandes tem presença garantida. Caso não consiga um voo para esta quarta-feira, o time será comandado pelo auxiliar Zé do Carmo, ex-jogador vascaíno. A provável escalação é Douglas, Peter, Rafael, Wescley e Jeff Silva; Marcelo, Elicarlos, Deyvid Sacconi e Marcos Vinícius; Silas e Fábio Reis.
Vasco: Elton vai receber uma nova oportunidade como titular e quer mostrar que pode brigar de igual para igual com Alecsandro. Vai servir para mostrar ao técnico Ricardo Gomes que os episódios de indisciplina fazem parte do passado. Felipe vai completar nesta quarta-feira 300 jogos pelo Vasco e quer sentir de perto o carinho do torcedor no dia da marca histórica. Tanto é que pediu para jogar.
Náutico: a dupla de ataque formada por Silas e Fábio Reis quer mostrar que pode fazer frente e lutar por um espaço na equipe. Eles sabem que a dupla titular, formada por Bruno Meneghel e Ricardo Xavier, vive grande momento, mas existe a expectativa por conseguir realizar um bom jogo e mostrar serviço para a comissão técnica.
Ricardo Gomes, técnico do Vasco: ‘”Temos de separar bem a Copa do Brasil do Campeonato Carioca. Temos duas decisões e a primeira é esse jogo importante contra o Náutico. O respeito é fundamental. Eles estão vindo com um time reserva, mas não podemos entrar relaxados por isso ou pela nossa vantagem. Vamos entrar para ganhar.”
Roberto Fernandes, técnico do Náutico: “O Vasco tem um grande elenco, conquistou uma vantagem muito boa. Nós perdemos e não fizemos gol. O Vasco está em situação confortável, por isso acho que decisão do Ricardo também é acertada. A Copa do Brasil é o caminho mais curto para a Libertadores, mas desde que esteja mais em situação mais competitiva. Hoje, para a gente está mais palpável o fim de semana.”
* Em São Januário, o Vasco não perde uma partida de Copa do Brasil há seis anos (ou 17 jogos). Sua última derrota em seu estádio por esta competição aconteceu no dia 20 de abril de 2005: 3 a 0 para o Baraúnas.
* Vasco e Náutico já se enfrentaram oito vezes na cidade do Rio de Janeiro (quatro vezes no Maracanã e quatro em São Januário), com três vitórias do Vasco, quatro empates e apenas uma vitória pernambucana (3 a 1, em 2008). O Vasco marcou 16 gols e sofreu 12.
* Apenas duas das 29 partidas entre Vasco e Náutico na história terminaram empatadas sem gols: em torneio amistoso em Recife, em 1967, e pelo Brasileiro de 1991, também em Recife.
O último confronto entre Vasco e Náutico foi válido pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Com gols de Dedé, Alecsandro e Bernardo, o Gigante da Colina goleou o rival e colocou as duas mãos na vaga. O time comandado por Ricardo Gomes entrou em campo com: Fernando Prass, Allan, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Romulo, Fellipe Bastos, Felipe (Jumar) e Diego Souza; Eder Luis (Bernardo) e Alecsandro (Leandro).
Fonte: globo esporte