Vasco é líder em aproveitamento no Brasileiro desde a chegada de Paiva

Sob o comando do interino Rafael Paiva, Vasco da Gama está invicto há quatro jogos no Campeonato Brasileiro.

Rafael Paiva comanda treino do Vasco
Rafael Paiva comanda treino do Vasco (Foto: Leandro Amorim/ Vasco)

Na noite de quarta-feira, o Vasco venceu a terceira seguida no Campeonato Brasileiro. O 2 a 0 contra o Corinthians levou a equipe ao décimo lugar na tabela, com 20 pontos. Desde a chegada de Rafael Paiva, em junho, o Cruzmaltino foi quem mais pontou no Brasileirão. São seis jogos sob o comando do treinador, com quatro vitórias, um empate e uma derrota. Um total de 13 pontos conquistados. No período, o time fez doze gols e sofreu apenas cinco.

Após a saída de Ramón Díaz, no fim de abril, Paiva deixou o sub-20 e assumiu a equipe profissional pela primeira vez. Ele fez quatro jogos: dois na Copa do Brasil e dois no Brasileirão. No mata-mata, conseguiu uma classificação depois de empatar com o Fortaleza (em 0 a 0 e 3 a 3). Na disputa dos pontos corridos, perdeu para o Athletico-PR fora de casa e venceu o Vitória, em São Januário.

O técnico voltou ao cargo com a demissão de Álvaro Pacheco, que saiu sem vencer, sofreu 10 gols e marcou apenas um em quatro partidas. Rafael Paiva então reestreou com uma goleada de 4 a 1 sobre o São Paulo. Na sequência, o time perdeu para o Bahia e empatou com o Botafogo. Mas nos três jogos seguintes, bateu Fortaleza, Internacional e Corinthians. No total, portanto, ele soma dez partidas: cinco vitórias, três empates e duas derrotas.

Desde que chegou ao posto, o treinador deu mais chances aos jogadores vindos da base e colheu rápido os resultados. Mateus Carvalho, Leandrinho, JP, Estrella e Lyncon ganharam oportunidades e contribuíram com gols e boas atuações. Outras escolhas do novo comandante se mostraram acertadas, como a titularidade de Hugo Moura no meio-campo, que contribuiu na marcação e saída de bola. Os retornos de David e João Victor também foram importantes.

Embora não tenha sido oficialmente efetivado, o técnico faz por merecer a manutenção no cargo. O presidente Pedrinho declarou que não garante nada para o futuro neste momento, mas reconhece o bom trabalho. Há uma evolução nítida no aspecto tático e na postura do Vasco em campo. Em menos de um mês, o clube saiu do Z-4 e subiu sete posições na tabela. Desde então, venceu quatro vezes e perdeu apenas uma.

Na próxima rodada, o Gigante da Colina enfrenta o Atlético-GO, no estádio Antônio Accioly. Como a partida será apenas na quarta-feira (17), a equipe terá a semana livre para treinar. Talvez Rafael Paiva possa contar com algum dos novos reforços ou até mesmo com o retorno do camisa 10 Payet, que se recupera de lesão. Até lá, o clube já terá apresentado sua principal contratação na temporada, o craque Philippe Coutinho.

Fonte: Esporte News Mundo

Comente

Veja também
Emiliano Díaz fala sobre o Vasco após reencontro e vitória do Corinthians

Durante entrevista coletiva do Corinthians, Emiliano Díaz fala sobre o reencontro com o Vasco da Gama e cita jogo difícil.

Confira 5 técnicos livres no mercado que podem assumir o Vasco

Vasco da Gama demitiu Rafael Paiva, após a derrota deste domingo (24) para o Corinthians, pela 35ª rodada do Brasileiro.

Torcida do Vasco divide opiniões sobre demissão de Rafael Paiva

O treinador Rafael Paiva foi demitido do Vasco da Gama após a quarta vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro.

Gols e jogadas de Rodrigo Dourado e Matheus Pereira, cogitados no Vasco

O Vasco da Gama monitora os meias Rodrigo Dourado, ex-Internacional, e Matheus Pereria, do Eibar, Espanha; veja lances dos atletas.

Vasco tem a 2ª pior defesa do Campeonato Brasileiro

Desempenho defensivo do Vasco da Gama na Série A do Brasileiro tem sido uma das principais reclamações dos torcedores.

Sair da versão mobile