Vasco e Fluminense lutam por vaga nas semifinais do Carioca

Vasco e Fluminense buscam vaga nas semifinais do Campeonato Carioca, num clássico que promete emoções.

Fluminense e Vasco fazem o clássico da quinta rodada da Taça Rio, neste domingo, às 18h30 (de Brasília), no Engenhão. As duas equipes entram em campo embaladas por conta de bons resultados em seus últimos jogos. O cruzmaltino fez 2 x 0 no Botafogo no fim de semana passado e, com nove pontos, defende a liderança do Grupo A. O Tricolor não foi bem na última vez que entrou em campo pelo Estadual, perdendo por 2 x 0 para o Boavista. Porém, na quarta-feira, ganhou novo ânimo com o triunfo por 3 x 2, de virada, sobre o América do México, que manteve vivo o sonho do título da Copa Libertadores.

O fato de os times estarem vindo de bons resultados é considerado pelos dois treinadores, Ricardo Gomes, do Vasco, e Enderson Moreira, do Fluminense, como indício de uma grande partida neste domingo.

“O Vasco está muito motivado pela vitória sobre o Botafogo e o Fluminense ganhou novo gás com a vitória no meio de semana. Os dois elencos contam com jogadores de grande qualidade técnica, sendo muitos deles capazes de decidir um jogo na base da individualidade. Portanto, a minha expectativa é a de que teremos um grande clássico neste domingo e quem comparecer ao Engenhão não vai se arrepender”, disse Ricardo Gomes.

Opinião parecida tem Enderson Moreira, que vai dirigir interinamente o Fluminense até o mês de junho, quando Abel Braga retorna dos Emirados Árabes Unidos para assumir o posto. O treinador acredita que a necessidade de vitória das duas equipes tornará o clássico ainda mais empolgante.

“Nem Vasco e nem Fluminense estão garantidos nas semifinais, pois além de Botafogo e Flamengo estarem fazendo grandes campanhas, os times de menor investimento, como Boavista e Olaria, ameaçam disputar a etapa decisiva do torneio, deixando algum grande de fora. Sendo assim, os clássicos como o deste domingo, acabam ganhando um papel muito importante. Além de toda a motivação causada por ganhar de um tradicional rival, os três pontos conquistados acabam tendo importância estratégica na disputa”, afirmou Enderson.

Para os jogadores das duas equipes, a tendência é que o Engenhão observe um jogo aberto, com os dois times tentando tomar a iniciativa e privilegiando o ataque em detrimento da defesa.

“A necessidade de vitória é real e faz parte da realidade dos dois clubes neste Campeonato Carioca. O Fluminense está fora da zona de classificação e precisa muito de um resultado positivo. O Vasco, mesmo estando bem em sua chave, não pode vacilar porque tem concorrentes de peso na sua chave. Logo, nenhuma das equipes pode se contentar com empate e terão que buscar a iniciativa do confronto. Sendo assim, a minha expectativa é uma partida aberta, com várias oportunidades para os dois times. Espero que a gente consiga ter mais sucesso”, disse o meia Souza, do Fluminense.

Para o goleiro vascaíno Fernando Prass, ganhar o segundo clássico consecutivo vai dar ainda mais moral ao Vasco. “Ganhamos do Botafogo e passaram a encarar o Vasco de uma outra maneira. Tenho certeza de que uma vitória sobre o Fluminense vai manter a tranquilidade em São Januário, dar ainda mais moral ao nosso grupo e chegaremos embalados em um momento da competição que se desenha decisivo. Portanto, acredito que vamos conseguir desempenhar mais uma vez um grande futebol”, explicou o arqueiro.

O Vasco entra em campo desfalcado neste compromisso. O lateral-direito Fagner, com um estiramento no ligamento do joelho direito, e o lateral-esquerdo Ramon, suspenso pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) por conta de sua expulsão na derrota para o Macaé, ficam de fora. Assim, o meia Allan atuará improvisado pelo lado direito, com Márcio Careca assumindo a lateral esquerda. Apesar de estar se recuperando de uma gripe e de um corte no pé, o meia Diego Souza deve atuar no ataque. Caso não reúna condições, Alecsandro estreará como titular.

Pelo lado do Fluminense o lateral-direito Mariano não sente mais dores no joelho direito e confirmou no treino deste sábado que será titular. Com isso, Souza não precisará ser improvisado pelo setor e será titular na meia, com Deco no banco de reservas.

O lateral-esquerdo Carlinhos, com uma entorse no tornozelo esquerdo, e o zagueiro Leandro Euzébio, que também sofreu torção no joelho direito, continuam de fora. Dessa maneira, Digão será mais uma vez o companheiro de zaga de Gum, com Julio Cesar ocupando a lateral esquerda. Já o volante Diguinho, que vem reclamando de um incômodo na coxa direita e foi preservado dos últimos treinos, vai normalmente a campo.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE X VASCO

Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 27 de março de 2011 (Domingo)
Horário: 18h30(de Brasília)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (RJ)
Assistentes: Rodrigo Joia (RJ) e Rodrigo Correa (RJ)

FLUMINENSE: Ricardo Berna, Mariano, Gum, Digão e Julio Cesar; Valencia, Diguinho, Souza e Darío Conca; Emerson e Fred
Técnico: Enderson Moreira

VASCO: Fernando Prass, Allan, Dedé, Anderson Martins e Márcio Careca; Eduardo Costa, Rômulo, Felipe e Bernardo; Eder Luis e Diego Souza (Alecsandro)
Técnico: Ricardo Gomes

Fonte: placar

Comente

Veja também
Vasco está na 11ª colocação do returno do Brasileiro

Com 43 pontos, o Vasco da Gama aparece na 11ª colocação na tabela do segundo turno do Campeonato Brasileiro.

Com chances mínimas de G-6, Vasco sonha com vaga extra no Brasileiro

O Vasco da Gama tem chances mínimas de terminar no G-6 do Campeonato Brasileira, mas sonha com a possibilidade de uma vaga extra.

Confira as chances do Vasco de Libertadores e rebaixamento no Brasileiro

Praticamente garantido na primeira divisão, Vasco da Gama ainda luta por uma das vagas na Copa Libertadores de 2025.

Joel Santana detona SAF do Vasco e manda recado para Pedrinho

O ex-treinador Joel Santana afirmou que o atual elenco não representa o Vasco da Gama e criticou o técnico Rafael Paiva.

Edmundo se revolta e detona elenco do Vasco: ‘Fraco’

Ídolo do Vasco da Gama, Edmundo não poupou críticas ao Cruzmaltino após a derrota no clássico contra o Botafogo.

Sair da versão mobile