Vasco e Flamengo são rivais desde 1922

Rivalidade que se iniciou em março de 1922, data do primeiro clássico entre Vasco e Flamengo, a disputa entre os dois clubes.

Rivalidade que se iniciou em março de 1922, data do primeiro clássico entre Vasco e Flamengo, a disputa entre os dois clubes de maior torcida do estado voltou a inflamar os torcedores em 2011, especialmente no confronto de hoje, às 17h, no Engenhão. O LANCENET! transmitirá a partida em tempo real.

Depois de décadas de oscilações nas campanhas do Rubro-Negro e do Cruz-Maltino, os rivais chegam na última rodada do Brasileirão entre os cinco primeiros colocados e com objetivos a serem cumpridos.

Na disputa pelo título, o Vasco vive a expectativa de levantar o segundo caneco no ano, depois de amargar um jejum de oito temporadas sem levantar uma taça sequer. O caneco da Copa do Brasil, no primeiro semestre, determinou o fim dessa série.

O Flamengo, por sua vez, é o campeão carioca de 2011, título consagrado justamente depois de derrotar o Cruz-Maltino na finalíssima da Taça Rio este ano.

Motivos mais do que suficientes para fomentar, de novo, a rivalidade entre os torcedores em torno do Clássico dos Milhões.

Sentimento também que atinge e motiva os protagonistas do espetáculo de logo mais.

Do lado vascaíno, o estigma de vice não assusta e é minimizado, principalmente pelo fato de o time depender de outro resultado, mesmo que vença o Fla.

– Não tem isso. Para ser vice, tem de chegar à final e isso mostra que o time teve méritos. Só um pode ganhar. Infelizmente, dependemos do Corinthians. Será um jogo difícil, a equipe do Flamengo é qualificada e conta com grandes jogadores – ponderou o meia Felipe.

Já no Flamengo, paralelamente à busca pela confirmação da vaga na Libertadores de 2012, os rubro-negros não querem facilitar o que seria o segundo título do Vasco no ano.

Para Léo Moura, a hipótese deve ser plenamente rechaçada por ele e por todo o grupo esta tarde.

– Isso, de vice, é mais para o torcedor. Já fui também, mas é lógico que não quero pensar que o Vasco será campeão em cima do Flamengo. Isso jamais pode acontecer – avisou o camisa 2 rubro-negro.

Já fui seu carrasco, Mengão!

Cocada
Na decisão do Campeonato Carioca de 1988, o reserva Cocada, até então um jogador de pouca expressão, entrou aos 44 minutos do segundo tempo, fez o gol aos 45 e foi expulso aos 46. O feito deu o título ao Vasco e o deixou para sempre guardado na lembrança dos vascaínos.

Chocolate
Em 2000 e 2001, o Vasco aplicou duas goleadas de 5 a 1 sobre o Flamengo. A primeira, inclusive, foi às vésperas da Páscoa, na final da Taça Guanabara, e o ex-presidente Eurico Miranda, sempre polêmico e provocador, distribuiu 40 mil ovos de Páscoa para os torcedores. O jogo ficou conhecido como a goleada do chocolate.

Edmundo
Na semifinal do Campeonato Brasileiro de 97, Edmundo humilhou o Flamengo fazendo três gols na goleada por 4 a 1 do Vasco. Dois anos depois, ele fez os dois gols na vitória de 2 a 0 do Cruz-Maltino, que garantiu o título da Taça Rio para o Gigante da Colina.

Já fui seu carrasco, Vascão!

Tri Carioca
Entre 1999 e 2001, o Flamengo conquistou três títulos Estaduais justamente em cima do Vasco. O últimos deles, inclusive, entrou para a História do clube por causa do gol de falta de Petkovic aos 43 minutos do segundo tempo. O resultado de 3 a 1 garantiu o caneco ao Fla.

Copa do Brasil
Na única vez em que os rivais decidiram uma competição nacional, o Fla levou a melhor e derrotou o Vasco, em 2006.

Carioca de 2004
Depois do tri, o Flamengo voltou a enfrentar o Vasco em uma final de Estadual em 2004. E o Rubro-Negro venceu o rival nos dois jogos. O segundo deles por 3 a 1 com três gols de Jean.

Taça Rio
Campeão carioca invicto em 2011, o Flamengo confirmou o título estadual na decisão da Taça Rio contra o Vasco. Depois de um empate sem gols, o título foi decidido na disputa por pênaltis com vitória rubro-negra.

lancenet

Promoção: Inscreva seu email abaixo e concorra à uma camisa oficial do Vasco

Comente

Veja também
Vasco fecha parceria para retorno das categorias de base do futebol feminino

Com colaboração do CF4, o Vasco da Gama anunciou o retorno das categorias de base do futebol feminino, após um ano e meio parado.

João Victor apresenta bons números e vira peça importante no Vasco

João Victor teve bom desempenho nos últimos jogos do Vasco da Gama e pode ganhar mais chances com Rafael Paiva.

Puma é convocado pelo Uruguai para jogos das eliminatórias

O lateral-direito do Vasco, Puma foi chamado pelo técnico Marcelo Bielsa para os jogos contra Peru e Equador.

Conheça os 2 prefeitos de capitais eleitos no 1º turno que torcem para o Vasco

O Vasco da Gama tem dois torcedores que foram eleitos prefeitos de capitais no 1º turno da eleição do último domingo.

Personagens ligados ao Vasco não tiveram sucesso nas urnas

Torcedores do Vasco, Roberto Monteiro e Zé Colmeia não conseguiram eleger nas eleições municipais do Rio de Janeiro.

Sair da versão mobile