Vasco e Flamengo no topo da supremacia

A contar pela história recente, a sensação é a de que a supremacia rubro-negra é avassaladora.

A provocação é antiga. Basta Flamengo e Vasco disputarem qualquer taça para a máxima da síndrome do vice entrar em campo. Afinal, de quem é a vantagem no duelo? Em levantamento feito pelo LANCE!, os números mostram que o equilíbrio seria a melhor maneira de descrever o confronto entre os dois gigantes em jogos decisivos.

A contar pela história recente, a sensação é a de que a supremacia rubro-negra é avassaladora. São quase 23 anos que o Vasco não sabe o que é conquistar um título em cima do Flamengo, o que pode alimentar o apetite do torcedor rubronegro na hora de brincar com o rival. No entanto, o passado revela que os cruz-maltinos não têm motivos para se queixar tanto.

De 1923 – ano em que começa a rivalidade –, até os dias de hoje, foram 51 disputas decisivas, sendo campeonatos ou turnos. Na contagem de títulos estaduais, o Fla leva vantagem: 12 contra dez, além de uma Copa do Brasil, em 2006. Já nas disputas de Taça Guanabara, Taça Rio ou terceiro turno (comum nos anos 70), o Vasco é quem dá as cartas. São 16 conquistas diante de 12 do rival.

Vale lembrar que, caso o Fla vença e leve o título estadual direto, no domingo, oVasco só contabilizaria o vice da Taça Rio. O vice-campeonato geral do Carioca ficaria com o Fluminense, por ter somado mais pontos do que o time de São Januário, contando os dois turnos da competição. Caso isto não ocorra, mais dois jogos serão disputados para que seja conhecido o campeão.

Diante da frieza dos números, é possível se chegar à conclusão de que o que vale mesmo para cada torcida é a importância de cada taça levantada. Não importa se o peso da conquista é inferior ou superior à do oponente. O que conta é poder sentir o gosto do título e, se for em cima do maior rival, o feito fica ainda mais saboroso.

Fonte: lancenet

Comente

Veja também
Lucas Piton é o 14º jogador mais valioso da Série A; veja lista

Lucas Piton, lateral do Vasco, é o o 14º jogador mais valioso atuando na Série A, segundo estudo do CIES Observatório do Futebol.

Coutinho volta, mas Payet sente a coxa e desfalca o Vasco contra o Fortaleza

Coutinho, no entanto, não deve começar o jogo no time titular do Vasco da Gama, uma vez que também vem sofrendo com problemas físicos.

Paulinho é relacionado para jogo contra o Fortaleza

A volta do jogador do Vasco da Gama aos gramados, entretanto, não deve acontecer nesta partida, e sim, contra o Internacional.

Rojas deve deixar o Vasco no fim do ano

O zagueiro Rojas voltou a jogar pelo Vasco da Gama depois de três meses, mas não deve seguir no Clube para 2025.

Ludogorets tem interesse em comprar Erick Marcus

Emprestado pelo Vasco da Gama ao Ludogorets, da Bulgária, Erick Marcus se destaca e deve ser adquirido de forma definitiva.

Sair da versão mobile