Vasco e Flamengo no topo da supremacia

A contar pela história recente, a sensação é a de que a supremacia rubro-negra é avassaladora.

A provocação é antiga. Basta Flamengo e Vasco disputarem qualquer taça para a máxima da síndrome do vice entrar em campo. Afinal, de quem é a vantagem no duelo? Em levantamento feito pelo LANCE!, os números mostram que o equilíbrio seria a melhor maneira de descrever o confronto entre os dois gigantes em jogos decisivos.

A contar pela história recente, a sensação é a de que a supremacia rubro-negra é avassaladora. São quase 23 anos que o Vasco não sabe o que é conquistar um título em cima do Flamengo, o que pode alimentar o apetite do torcedor rubronegro na hora de brincar com o rival. No entanto, o passado revela que os cruz-maltinos não têm motivos para se queixar tanto.

De 1923 – ano em que começa a rivalidade –, até os dias de hoje, foram 51 disputas decisivas, sendo campeonatos ou turnos. Na contagem de títulos estaduais, o Fla leva vantagem: 12 contra dez, além de uma Copa do Brasil, em 2006. Já nas disputas de Taça Guanabara, Taça Rio ou terceiro turno (comum nos anos 70), o Vasco é quem dá as cartas. São 16 conquistas diante de 12 do rival.

Vale lembrar que, caso o Fla vença e leve o título estadual direto, no domingo, oVasco só contabilizaria o vice da Taça Rio. O vice-campeonato geral do Carioca ficaria com o Fluminense, por ter somado mais pontos do que o time de São Januário, contando os dois turnos da competição. Caso isto não ocorra, mais dois jogos serão disputados para que seja conhecido o campeão.

Diante da frieza dos números, é possível se chegar à conclusão de que o que vale mesmo para cada torcida é a importância de cada taça levantada. Não importa se o peso da conquista é inferior ou superior à do oponente. O que conta é poder sentir o gosto do título e, se for em cima do maior rival, o feito fica ainda mais saboroso.

Fonte: lancenet

Comente

Veja também
Robert Rojas em treino do Vasco no Uruguai
Rojas deve deixar o Vasco no fim do ano

O zagueiro Rojas voltou a jogar pelo Vasco da Gama depois de três meses, mas não deve seguir no Clube para 2025.

Erick Marcus comemorando gol contra o Coritiba
Ludogorets tem interesse em comprar Erick Marcus

Emprestado pelo Vasco da Gama ao Ludogorets, da Bulgária, Erick Marcus se destaca e deve ser adquirido de forma definitiva.

Matheus Pereira e Mateus Carvalho
Novo reforço do Vitória-ES ganha mesmo apelido de jogador do Vasco

Promovido ao profissional do Vitória-ES, lateral Matheus Pereira tem nome, sobrenome e apelido igual de volante do Vasco da Gama.

Paulinho em treino do Vasco
Paulinho faz gol e dá assistência em treino do Vasco; assista

Recuperado de uma grave lesão, Paulinho segue trabalhando com o grupo do Vasco da Gama e se destaca durante treino no CT.

Pablo Galdames em treino do Vasco no CT Moacyr Barbosa
Galdames negocia com a Universidad de Chile

Galdames perdeu espaço no Vasco da Gama nos últimos meses e negocia sua transferência para a Universidad de Chile.