Vasco e Flamengo mudam o futebol carioca

Vasco e Flamengo vem solidificando a volta por cima do futebol carioca.

Ivan Lins, músico e compositor tricolor, definiria as campanhas de Flamengo e Vasco no Campeonato Brasileiro como um “Novo Tempo”, nome de uma de suas músicas mais famosas e que brinda a chegada de mudanças significativas. Eternos rivais, a dupla vem solidificando a volta por cima do futebol carioca. Após os últimos títulos nacionais, um do próprio Flamengo, em 2009, e outro do Fluminense, no ano passado, é perceptível a mudança de mentalidade e o entendimento da fórmula dos pontos corridos.

Com exceção do Fluminense de Ivan Lins, que ainda espera uma reação do time na edição atual, o sucesso dos clubes da Cidade Maravilhosa aumenta a cada rodada. Se Flamengo e Vasco figuram no G-4 há alguns fins de semana, o Botafogo também vem crescendo de produção e dando esperanças ao seu torcedor de que pode brigar pelo título. Hoje, o time do técnico Caio Júnior estaria classificado para a Taça Libertadores do próximo ano. Em quinto lugar, com 28 pontos, ocuparia a vaga do clube de São Januário, quarto colocado, com 30 pontos, e já classificado por ter conquistado a Copa do Brasil.

O bom desempenho de Flamengo e Vasco e a manutenção do momento botafoguense podem até colocar três clubes do Rio de Janeiro na Taça Libertadores. Feito que estaria concretizado se a competição terminasse hoje. E os números mostram o porquê da substituição da “luta contra o rebaixamento” pela “briga pelo título”.

Em nove edições na fórmula dos pontos corridos, é a primeira vez que Fla e Vasco conseguem um aproveitamento superior a 60% nas primeiras 16 rodadas. O técnico Vanderlei Luxemburgo, do Rubro-Negro, vice-líder com 34 pontos, estipulou a meta de 70% para brigar pelo título. O time possui 71% no momento, o melhor entre os dois clubes até 2011.

O Vasco ostenta 63% de aproveitamento, o segundo melhor da dupla desde 2003. Curiosamente, nem no ano de 2009, quando se sagrou hexacampeão brasileiro, o Flamengo conseguiu aproveitamento semelhante ao da edição atual. Na ocasião, possuía 50% e arrancou para o título no final do torneio.

“Para nós, não tem G-4 ou qualquer outra coisa. Nosso objetivo é o G-1, o título. E assim será até o final da competição. Não é porque ganhamos uma Copa do Brasil que vamos deixar o ritmo cair. Brigar por títulos tem que ser obrigação para quem joga no Vasco. É isso que conseguimos resgatar aqui no clube”, comentou o técnico Ricardo Gomes.

Não à toa, Flamengo e Vasco também estão entre os times que menos perderam. O Rubro-Negro é o único invicto. O Cruzmaltino soma quatro derrotas. As equipes também figuram bem entre os artilheiros. O Flamengo tem líder e vice: Ronaldinho, com 9 gols, e Deivid, com 8. Bernardo, do Vasco, também está na lista, com 5 gols.

Como se não bastasse, a dupla se notabilizou nesta temporada por duas contratações de impacto sonhadas pelos torcedores. O Flamengo trouxe Ronaldinho, que após um período de adaptação, corresponde ao esperado e decide jogos para o Rubro-Negro. Já o Vasco repatriou o ídolo Juninho Pernambucano, arma mortal nas cobranças de falta e líder do grupo cruzmaltino pela experiência.

Com o panorama modificado e as contas sendo feitas no topo da tabela, os torcedores comemoram o fim da gozação nas segundas-feiras e a esperança de colocar mais uma faixa no peito ao término da temporada. O “Novo Tempo” dos cariocas está aí para quem quiser ver… Ou até mesmo ouvir, como imaginou um dia Ivan Lins.

Fonte: uol

Comente

Veja também
Veja cenários para classificação do Vasco na Sul-Americana

A vitória contra o Lanús é o único caminho para o Vasco da Gama seguir vivo na luta pelo topo do grupo na Sul-Americana.

Vasco terá sequência de jogos e treinos escassos até a parada do Mundial de Clubes

Fernando Diniz terá pouco tempo de treinamento neste início de trabalho no Vasco, que precisa urgentemente de evolução.

Nova camisa do Manchester City é comparada com a do Vasco; veja foto

A nova camisa lançada pelo Manchester City foi comparada com o modelo da Vasco da Gama da temporada de 2018/19.

Vasco luta contra o tempo para renovar com Léo Jardim

O Vasco busca chegar a um entendimento com o goleiro Léo Jardim e seu estafe para garantir a renovação antecipada.

Piton vive jejum de gols após ser o 3º maior artilheiro do Vasco em 2024

O lateral-esquerdo Lucas Piton vive até o momento uma seca d gols, após marcar seis vezes na temporada passada.

Diniz reencontra o Lanús em reestreia pelo Vasco e terá grande missão

O técnico Fernando Diniz eliminou o Lanús em 2024 em La Fortaleza e espera mesma sorte sob o comando do Vasco.

Veja 2 fatores que motivam o Vasco para o jogo contra o Lanús

O Vasco da Gama reencontra o Lanús nesta terça-feira precisa ganhar para espantar má fase de oito jogos sem vitória.

Diniz é aposta de Pedrinho para virada de chave do Vasco

O presidente Pedrinho é fã de Fernando Diniz e espera o técnico possa mudar o desempenho equipe na temporada.

Vasco perde jogo 2 para o Minas e se complica nas quartas de final do NBB

O Vasco da Gama precisa vencer o 3º jogo contra o Minas pelas quartas de final do NBB para forçar a partida 4.

Felipe segue com trabalho sob análise no Vasco

O diretor técnico Felipe continua pressionado no Vasco, chegou à Argentina calado e entrou rapidamente ao hotel.