Vasco e Botafogo se encaram com defesas em momentos distintos; entenda

Enquanto o Botafogo tem uma defesa consolidada, o Vasco da Gama ainda busca sua melhor formação defensiva.

Ulisses durante o jogo contra o Botafogo
Ulisses durante o jogo contra o Botafogo (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Além do duelo de grandes camisas 9, o clássico entre Vasco e Botafogo pelo Carioca será protagonizado pelo confronto dos sistemas defensivos. O Cruz-Maltino está em processo de montagem do elenco, ao passo que o Alvinegro tem uma zaga mais consolidada, entrosada e menos vazada do Estadual, com apenas dois gols sofridos.

Visando uma “Nova Era”, o Vasco começou a reconstrução da equipe pela defesa. Ao todo, já contratou seis reforços para a posição. São eles: os goleiros Léo Jardim e Ivan, os laterais Puma Rodríguez e Lucas Piton, e os zagueiros Léo e Robson. O zagueiro Manuel Capasso ainda não assinou e sequer foi anunciado oficialmente pelo clube. No entanto, o argentino já está no Rio de Janeiro desde o último domingo.

Em processo de reformulação, o setor registra o pior número em termos de gols sofridos entre os grandes clubes no atual estadual. Mas o clube faz da competição um laboratório para testar, acertar e corrigir os erros a tempo do Campeonato Brasileiro.

Uma das características percebidas é a marcação alta. Além disso, os lançamentos, invertidas e construção das jogadas também passam pelos zagueiro, principalmente por Léo, um dos melhores jogadores do Vasco na temporada.

Outro aspecto é a agressividade dos laterais. Tanto Puma quanto Piton jogam de maneira extremamente aguda. Por outro lado, ambos precisam melhorar a marcação. Por vezes, os lados de campo ficam desprotegidos e com espaço para o adversário explorar. Isto é um ponto que Barbieri precisa equilibrar para melhorar a solidez defensiva do Vasco.

Ponto forte do Glorioso

Pelo lado do Botafogo, apenas o zagueiro Segovia chegou para reforçar o sistema defensivo. O equatoriano teve atuações seguras e agradou. Vale lembrar que o atleta não poderá atuar no clássico, uma vez que foi inscrito fora do prazo para estar a disposição na terceira rodada do Carioca.

A base alvinegra é formada por Lucas Perri, Rafael, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal. Com exceção do lateral-direito, a base foi estruturada na última temporada. Inclusive, a posição é uma das que o clube busca no mercado.

Um dos grandes méritos do trabalho de Luís Castro é dar solidez ao sistema defensivo alvinegro. Prova disto é que o Glorioso usou três defesas diferentes neste início de Campeonato Carioca e mesmo assim conseguiu ficar cinco jogos seguidos sem sofrer gols.

Titulares da posição, Adryelson e Víctor Cuesta formaram uma dupla muito sólida no último Brasileirão e, atuando juntos, ainda não foram vazados neste ano. O Botafogo aposta no entrosamento desta dupla para neutralizar os ataques cruz-maltinos no clássico.

Vasco e Botafogo se enfrentam em jogo adiado da terceira rodada do Campeonato Carioca. Este é o segundo clássico de ambas as equipes nesta temporada. O Cruz-Maltino perdeu para o Fluminense, enquanto o Alvinegro venceu. O jogo será nesta quinta-feira, às 20h30, no Maracanã.

Fonte: Lance!

Mais sobre:Botafogo
Comente

Veja também
Saiba quem são os 10 jogadores que podem aproveitar a Data Fifa no Vasco

Com uma semana livre para treinos antes do próximo compromisso, jogadores do Vasco da Gama aproveitam data Fifa para recuperar boa forma.

Casimiro doa R$ 10 mil para torcida do Vasco organizar festa contra o Atlético-MG

Para incentivar os jogadores, a Força Jovem planeja festa para antes do duelo de volta da Copa do Brasil e Casimiro doa montante.

Cauan Barros se destaca no Amazonas e sonha com vaga na Série A

Emprestado pelo Vasco da Gama, Cauan Barros é destaque do Amazonas e mira acesso para a elite do Brasileiro.

Elenco do Vasco se reapresenta após folga; veja programação

Após folga, elenco do Vasco da Gama se reapresenta nesta quarta-feira (9) e inicia os treinos para os confrontos decisivos; veja programação.

Vasco tentou contratar Rodrigo Caetano antes de fechar com Marcelo Sant’Ana

Atualmente na CBF, Rodrigo Caetano esteve em pauta no Vasco da Gama para assumir o cargo de diretor executivo.

Sair da versão mobile