Vasco e Bahia jogam hoje para mais de 30 mil pessoas

Os pouco mais de 32 mil ingressos foram quase todos vendidos antecipadamente para a partida entre Vasco e Bahia, em Salvador.

A torcida do Bahia não se importou com o irregular início na competição e mais uma vez correu às bilheterias. Resultado: os pouco mais de 32 mil ingressos foram quase todos vendidos antecipadamente para a partida deste domingo, em Salvador. No entanto, o Vasco, seu adversário pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, é uma equipe que desde o ano passado se notabilizou pelas boas atuações fora de casa. Estes dois elementos estarão frente a frente a partir das 17h (de Brasília), no Estádio Pituaçu.

O Vasco é o único dos 20 times do Brasileirão a vencer as três partidas disputadas – uma delas fora de casa, contra a Portuguesa. Na competição do ano passado, o time do técnico Cristóvão Borges construiu uma boa campanha atuando longe do Rio de Janeiro: foram 16 jogos, com sete vitórias, quatro empates e cinco derrotas, o que representa 52% de aproveitamento.

O Bahia de Paulo Roberto Falcão tenta vencer a sua primeira partida neste Campeonato Brasileiro (até agora são dois empates e uma derrota). Neste domingo, completa um mês, ou três jogos, sem vencer dentro de casa. Em 2011, o time demorou a engrenar atuando em Salvador e só venceu na 13ª rodada – o que contribuiu para o sufoco da luta contra o rebaixamento.

A Rede Globo transmite a partida para Rio de Janeiro, Minas Gerais (menos Ituiutaba e Uberlândia), Espírito Santo, Pernambuco (menos Caruaru), Bahia (menos Salvador), Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Piauí, Goiás, Região Norte e a cidade de Balsas (MA). O Premiere exibe para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.

Bahia: Falcão ganhou a opção do volante Helder, recuperado de uma virose, mas não deve mexer nos jogadores de linha. Manteve as novidades do time no meio de semana – Diego, Jones e Ávine – e promoveu a volta do goleiro Marcelo Lomba, que não enfrentou o Atlético-MG porque estava resolvendo problemas contratuais. A equipe que vai a campo deve ser formada por Marcelo Lomba, Fabinho, Danny Morais, Titi e Ávine; Fahel, Diones, Gabriel e Diego; Lulinha e Jones.

Vasco: Cristóvão Borges não confirma qual será o time titular, mas neste domingo ele volta a contar com o zagueiro Dedé, que se recuperou de um edema ósseo na perna esquerda e fica à disposição depois de dois meses parado. Outra novidade é o lateral-esquerdo Thiago Feltri, que passou quase 20 dias no departamento médico por causa de um estiramento na coxa esquerda. O Vasco deve entrar em campo com: Fernando Prass, Fagner, Dedé (Renato Silva), Rodolfo e Felipe (Thiago Feltri); Nilton, Fellipe Bastos, Juninho e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro.

Bahia: os laterais Coelho e Madson, os meias Jéferson e Morais, e o atacante Souza seguem se recuperando de lesões. Os laterais e Morais devem ficar à disposição para a partida contra o Sport, no próximo dia 17. Souza ainda não tem previsão de retorno, mas a expectativa é que a partir da próxima terça-feira já treine no campo, enquanto Jéferson deve ser integrado ao grupo no início de julho.

Vasco: o volante Romulo está convocado para a Seleção Brasileira. O também volante Eduardo Costa está em fase final de tratamento de um estiramento na coxa esquerda. O atacante Carlos Tenorio se recupera de cirurgia após ruptura do tendão de Aquiles do pé direito.

 

Bahia: ninguém.

Vasco: ninguém.

Anderson Daronco (RS) apita a partida, auxiliado por Carlos Berkenbrock (Fifa-SC) e Nadine Schram Camara (SC). Ao todo, Daronco participou de dois jogos no Brasileiro de 2011: aplicou um cartão vermelho (média de 0,5) e marcou dois pênaltis e 74 faltas (média de 37) em um campeonato que registrou média de 0,3 vermelho, 35,8 faltas e um total de 116 pênaltis. Ele faz sua estreia neste campeonato.


Bahia:
ídolo da torcida, Marcelo Lomba está de volta ao gol do Bahia. Herói do título estadual conquistado em maio, o goleiro vai atuar pela primeira vez com contrato novo. No meio desta semana, acertou a liberação do Flamengo e assinou um contrato com o Tricolor até dezembro de 2014.

Vasco: Alecsandro começou o Brasileiro marcando quatro gols em três partidas, mais do que em todo o campeonato de 2011, em que fez três. Já são 19 em jogos oficiais na atual temporada.

Marcelo Lomba, goleiro do Bahia: “Eu acho que o Vasco é um dos favoritos ao título, então vai ser um jogo difícil. Mas o importante é que estamos nos ajustando e vamos pensar em sair com os três campos, nem que tenhamos que deixar a vida lá no gramado. Sabemos que temos que jogar certinho para conseguir o resultado.”

Cristóvão Borges, técnico do Vasco: “Jogar contra o Bahia é sempre complicado. É uma equipe leve, de mobilidade, força física e que se defende bem. Estamos preparados e sabemos que no Campeonato Brasileiro as dificuldades são de ponta a ponta. Não queremos deixar cair o que evoluímos até aqui e melhorar ao longo da competição.”

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* Empate sem gol é o resultado que mais se repetiu na história deste confronto em Campeonatos Brasileiros. Sete dos 31 jogos terminaram com o placar em branco. O último 0 a 0, porém, foi há 18 anos, quando as duas equipes se enfrentaram em São Januário pelo Brasileirão de 1994.

* Apesar da derrota no ano passado, o Bahia vem levando vantagem quando recebe o Vasco em Salvador. Nos últimos 20 anos, as duas equipes se enfrentaram nove vezes na Bahia por diferentes competições nacionais, e o Vasco conseguiu apenas uma vitória, o 2 a 0 de 2011.

* O Vasco se aproxima da marca dos 70 gols em 2012. A equipe de São Januário já fez 69 gols em 33 jogos e apenas em dois jogos passou em branco no ano, ambos contra o Corinthians, pela Libertadores.

 

Bahia e Vasco se enfrentaram pela última vez no returno do Campeonato Brasileiro do ano passado. Mesmo jogando em Pituaçu, o Vasco não deu chances para o time da casa e venceu o jogo válido pela 31ª rodada por 2 a 0. Diego Souza e Felipe tiveram ótimas atuações e marcaram os gols da partida. O time da Colina também contou com a eficiência do setor defensivo. Com o resultado, o Vasco retomou a liderança do Brasileirão de 2011.

globo esporte

Comente

Veja também
Vasco conta com ‘fator Rafael Paiva’ para quebrar mais uma escrita na temporada

Técnico do Vasco da Gama, Rafael Paiva terá a missão de pôr fim a mais um tabu da equipe, desta vez contra o São Paulo.

Werley relembra passagem pelo Vasco e revela mágoa com saída

Aposentado do futebol, o ex-zagueiro Werley defendeu as cores do Vasco da Gama entre os anos de 2018 e 2020.

Edmundo discorda do esquema tático do Vasco, mas confia no trabalho de Rafael Paiva

Ex-atacante do Vasco da Gama, Edmundo sugeriu uma nova formação para a equipe de Rafael Paiva, mas não deixou de elogiar o treinador.

Atlético-MG monta operação especial para ter Paulinho contra o Vasco

Jogador revelado no Vasco da Gama, mas que hoje defende o Atlético-MG, Paulinho tem sofrido com lesões na temporada.

Leila Pereira afirma que Crefisa, especulada no Vasco, não patrocinará outro clube

Presidente do Palmeiras e da Crefisa, Leila Pereira foi enfática ao dizer que a companhia não irá investir em nenhuma equipe.

Sair da versão mobile