Vasco e Americano: estreia de Ricardo Gomes
Com Ricardo Gomes, o Vasco faz a sexta oportunidade de vencer a primeira partida na Taça Guanabara.
Neste domingo, às 17h (de Brasília), em São Januário, o Vasco terá a sexta oportunidade de vencer a primeira partida na Taça Guanabara. O adversário será o Americano. Com apenas um ponto no Grupo A, a equipe da Colina terá uma motivação extra por causa da estreia do técnico Ricardo Gomes, que assumiu o cargo do demitido PC Gusmão.
A equipe de Campos também não está bem (sétimo lugar com dois pontos), mas chega com a esperança de quem venceu os dois últimos jogos que disputou contra o time cruzmaltino. O treinador Toninho Andrade também fará seu primeiro jogo.
O Vasco terá de volta o meia Felipe, que havia sido afastado após a derrota para o Boavista mas foi reintegrado na sexta-feira. Como não está em boas condições físicas, o camisa 6 deve ficar no banco de reservas.
O duelo terá transmissão ao vivo pelo canal Premiére, pelo sistema pay-per view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos.
Vasco: se não existe mais a possibilidade de classificação para a semifinal, os cruzmaltinos querem uma vitória para começar a elevar o moral para a Taça Rio e amenizar a crise de relacionamento com a torcida. Uma vitória tira a equipe da lanterna do grupo. Além disso, todos querem que Ricardo Gomes comece sua passagem no clube com o pé direito.
Americano: também eliminado, o time de Campos espera surpreender o Vasco fora de casa para tentar subir na tabela e ficar em uma condição mais tranquila. Com uma vitória, a equipe pode chegar até a quinta colocação do grupo.
Vasco: Ricardo Gomes só deve fazer duas alterações em relação ao time da última rodada. Após cumprir suspensão, Fagner está de volta na vaga de Irrazábal. A surpresa é Caíque, que será titular no lugar de Misael. Após um 2010 marcado por lesões, o meia espera nesta partida iniciar uma nova fase na Colina. O Vasco deve entrar em campo com: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Eduardo Costa, Romulo, Jeferson e Caíque; Eder Luis e Marcel.
Americano: Toninho Andrade foi apresentado na sexta-feira e só teve tempo para uma rápida conversa de apresentação com o elenco. Depois, observou treino coletivo e o recreativo. Desta forma, a tendência é que ele mantenha a base da equipe que estava jogando. A provável escalação é: Jeferson, Elson, Carlão, Jeferson Capixaba, Catatau (Flávio Medina), Índio, Renan, Wellinton, Gustavinho (Aírton), Felipe e Diego.
Vasco: depois de atuações ruins nas quatro primeiras rodadas, Ramon teve uma melhora de produção contra o Volta Redonda. Ainda fora da melhor forma, acabou substituído por Marcio Careca na segunda etapa. Contra o Americano, existe a expectativa de que o lateral-esquerdo dê prosseguimento a sua evolução.
Americano: meia de 31 anos, Wellington foi revelado no próprio clube. Ele já teve passagens pelo Vasco, onde fez apenas duas partidas, e também atuou pelo Santa Cruz-PE. No ano passado, ele defendeu o rival do Americano, o Goytacaz. O jogador foi um dos poucos destaques do time rebaixado para a Série C do Carioca.
Ricardo Gomes, técnico do Vasco: “Temos que aproveitar este fim de turno para recuperar a confiança. Vamos jogar futebol, jogar bem. Não podemos ter medo de errar, o que não pode é se esconder. Conversei com os jogadores e batemos nesta tecla de recuperação de confiança. A parte técnica não consegue sobressair sem isso. Nunca vi ninguém na vida fazer alguma coisa bem sem confiança. Temos que terminar bem o turno e já despertar para a Copa do Brasil e segundo turno.”
Felipe, meia do Vasco: – “A reação tem que começar. Já passou da hora. Contra o Volta Redonda já vi uma evolução, mas claro que no futebol é preciso um pouco de sorte e tranquilidade. A ansiedade atrapalhou na hora das finalizações. Estavam nervosos.”
* Vasco e Americano já se enfrentaram 81 vezes na história. A equipe de São Januário tem boa vantagem sobre o adversário: venceu 45 vezes, empatou 21 e perdeu 15. Os vascaínos já marcaram 151 gols e levaram 74.
* Todos os últimos sete duelos entre Vasco e Americano foram disputados em São Januário, todos pelo Campeonato Carioca. O equilíbrio foi grande: duas vitórias para cada lado e três empates.
* A maior goleada do Vasco sobre o Americano na história aconteceu no ano 2000. Na oportunidade, Romário (quatro gols), Edmundo e Paulo Miranda marcaram no 6 a 0, disputado em São Januário.
A última vez que estas equipes se enfrentaram foi no dia 24 de março de 2010, em São Januário. A equipe de Campos venceu por 3 a 2. Na ocasião, o técnico Vagner Mancini acabou sendo demitido. Os gols vascaínos foram marcados por Elton e Leo Gago. A equipe jogou com: Fernando Prass; Elder Granja, Fernando (Geovane Maranhão), Titi e Márcio Careca; Nilton, Rafael Carioca (Magno), Léo Gago e Jéferson; Elton e Rafael Coelho (Dodô).
Fonte: globo esporte