Vasco é 1º em jogadores da base usados na Série B, mas o 8º em tempo de jogo
No primeiro turno, o Vasco da Gama utilizou 16 jogadores oriundos da base, somando um total de 347,9 de minutos jogados pelos garotos.
Diante da séria crise financeira, o Vasco da Gama tem apostado na garotada para compor boa parte do elenco na Série B. É também uma tradição do Clube, que na história tem grandes talentos revelados. Atualmente, são 16 jogadores oriundos da base no elenco, o que o coloca como clube que mais usou garotos na Série B no primeiro turno.
O Gigante lidera o ranking total de jogadores utilizados, seguido por Goiás, que já colocou em campo 11 garotos, e o Botafogo, com 10. Entretanto, quando leva em consideração a minutagem de jogadores da base na competição, o Cruzmaltino é apenas o oitavo, com 347,9 minutos, sendo que os líderes são o Londrina (710,3), Vitória (698,1), e o Alvinegro de General Severiano (520,6).
Quem fez o levantamento foi o site Globo Esporte, usando como base os próprios dados e também do O Gol. De uma forma geral, dos 629 jogadores que jogaram o primeiro turno da Série B, 105 deles (16,85%) saíram da base dos seus respectivos clubes, 142 (22,58%) são emprestados de outros lugares e 381 (60,57%) chegaram em definitivo. Falando exclusivamente do Gigante, já foram 16 garotos utilizados na competição, incluindo Arthur Sales, negociado com o Lommel SK, da Bélgica.
Os garotos
- Goleiros: Halls, Lucão
- Defensores: Cayo Tenório, Ricardo Graça, Miranda, Riquelme
- Meias: Caio Lopes, Bruno Gomes, Juninho, Andrey, MT
- Atacantes: Vinicius Paiva, João Pedro, Arthur Sales, Gabriel Pec, Figueiredo
O detalhe, entre eles, é que nenhum se firmou como titular absoluto. Quem mais chega próximo disso é Andrey, que está na equipe principal desde 2016, além de Ricardo Graça, Miranda, Bruno Gomes e Gabriel Pec. Lucão e Halls são os reservas imediatos de Vanderlei, caso parecido com Cayo Tenório e Riquelme. Caio Lopes está ganhando espaço agora, enquanto Juninho, MT e Vinícius voltaram ao Sub-20 e João Pedro anda esquecido.