Vasco tira dúvidas sobre processo de recuperação judicial e cita venda da SAF

O Vasco garantiu que a recuperação judicial não atrapalha a possibilidade de vender as ações da SAF para novo investidor.

Pedrinho, presidente do Vasco
Pedrinho, presidente do Vasco ( Foto: Lucas Figueiredo/Getty Images)

Com o objetivo de tornar o assunto mais transparente para os torcedores, o Vasco divulgou nesta quarta-feira um FAQ (sigla em inglês para “questões mais frequentes”) com perguntas e respostas sobre o processo de recuperação judicial. E garantiu, entre outras coisas, que o regime em nada atrapalha a possibilidade de vender as ações da SAF para um novo investidor.

A Recuperação Judicial cria um ambiente financeiramente estável que pode favorecer futuras negociações e investimentos. O objetivo é restabelecer a saúde financeira da Vasco SAF para torná-la mais atraente para investidores, oferecendo um cenário mais seguro e previsível para negociações futuras – afirmou o clube.

A Justiça do Rio de Janeiro aceitou no fim de fevereiro o pedido do Vasco para ingressar no regime de recuperação judicial. O clube tem 60 dias contados a partir da decisão para apresentar o plano de pagamento para os credores. Esse plano precisará ser homologado pelo juiz que cuida do caso.

Paralelamente a isso, o Vasco segue aberto a ouvir potenciais investidores interessados em adquirir as ações da SAF. Na última vez que comentou o assunto, no mês passado, Pedrinho disse que nenhuma proposta foi apresentada.

– É ruim ser repetitivo, mas já falei que o Vasco está disposto à venda. É isso que eu desejo, que eu quero, mas não depende de mim. Isso depende dos investidores – disse.

Veja outras perguntas e respostas do FAQ divulgado pelo Vasco

1) O que é Recuperação Judicial?

– A Recuperação Judicial é um processo previsto em lei que permite as empresas reestruturarem suas dívidas através de um acordo coletivo com seus credores, suspendendo temporariamente cobranças, afim de garantir a preservação de empregos e melhores condições para a continuidade de suas atividades.

2) Recuperação Judicial é falência?

– Não. Recuperação Judicial tem como objetivo reestruturar a empresa permitindo a renegociação das dívidas, de forma coletiva e segura. A falência ocorre quando a empresa não consegue, de forma definitiva, honrar seus compromissos.

3) Por que o Vasco da Gama optou pela Recuperação Judicial?

– A reestruturação, iniciada em junho de 2024, tem como objetivo restabelecer, efetivamente, a saúde financeira do Club e da SAF. A Recuperação Judicial é fundamental para aumentar a segurança jurídica, criando um cenário de previsibilidade e estabilidade financeira.

4) A Justiça aceitou o pedido de Recuperação Judicial do CRVG e da Vasco SAF?

– Sim. O pedido de Recuperação Judicial do Club de Regatas Vasco da Gama e da Vasco SAF foi aceito pela Justiça do Rio de Janeiro em 26 de fevereiro de 2025. A decisão, tomada pela 4ª Vara Empresarial, representa um passo significativo na reestruturação financeira do clube e da SAF, proporcionando um ambiente de maior previsibilidade e estabilidade para suas operações presentes e futuras.

5) Quais são os próximos passos após a aceitação do pedido de Recuperação Judicial?

– Com a aceitação do pedido e com os administradores judiciais nomeados para acompanhar e fiscalizar a reestruturação financeira, o Club de Regatas Vasco da Gama e a Vasco SAF seguem com o processo de recuperação judicial e apresentarão um plano detalhado de pagamento aos credores. Este plano precisará ser aprovado pelos credores e pelo Poder Judiciário. Após, o Club e a Vasco SAF deverão cumprir com todas as obrigações descritas no plano.

6) Quando a Recuperação Judicial acaba? Existe algum prazo?

– Em regra, a Recuperação Judicial pode ser encerrada quando o plano é devidamente homologado. A partir daí o acordo com os credores deve ser pago conforme as condições aprovadas no plano, sob fiscalização do juiz.

7) Como a Recuperação Judicial impacta os jogadores e os profissionais da Vasco SAF? E os salários?

– A Recuperação Judicial permite que o clube tenha uma maior estabilidade financeira durante o período de reestruturação. Essa medida contribui para que os recursos necessários para o pagamento dos salários dos jogadores e demais profissionais sejam preservados. Com essa medida, a Vasco SAF está protegida para organizar suas finanças e negociar suas dívidas, proporcionando mais tranquilidade e segurança aos atletas e funcionários em relação aos seus salários.

8) A Recuperação Judicial afeta a gestão esportiva do Vasco? O Vasco da Gama pode contratar jogadores?

– A Vasco SAF pode continuar realizando todas as suas negociações, reforçando e qualificando seu elenco, desde que essas contratações estejam alinhadas com a realidade financeira e o processo de reestruturação em andamento – o que, inclusive, já estava sendo feito antes do pedido de Recuperação Judicial. A Recuperação Judicial não impede que o clube de busque reforços, mas exige uma gestão responsável para garantir que os investimentos respeitem o equilíbrio financeiro estabelecido.

9) A Recuperação Judicial permite que as ações da Vasco SAF sejam vendidas?

– A Recuperação Judicial cria um ambiente financeiramente estável que pode favorecer futuras negociações e investimentos. O objetivo é restabelecer a saúde financeira da Vasco SAF para torná-la mais atraente para investidores, oferecendo um cenário mais seguro e previsível para negociações futuras.

10) O Club de Regatas Vasco da Gama e a Vasco SAF podem falir?

– Considerando o plano de reestruturação financeira, a natureza das instituições e a viabilidade econômica, esse cenário é improvável. No entanto, é fundamental que as demais medidas planejadas para a reestruturação sejam efetivadas, como a busca por novos investimentos, aumento de receitas e manutenção de uma gestão eficiente. O sucesso da Recuperação Judicial depende, sobretudo, de uma administração competente e comprometida com o objetivo de reestruturar o Club e a Vasco SAF de forma séria e definitiva.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:SAF
Comente

Veja também
Fernando Diniz é o favorito da torcida para assumir o Vasco

Vasco da Gama segue em busca de um novo treinador para comandar a equipe após a demissão do técnico Fábio Carille.

Ex-jogador de futsal do Vasco sofre AVC e é internado em Tramandaí-RS

O Indião foi campeão da Liga Nacional de Futsal pelo Vasco da Gama em 2000, marcando 32 gols na competição.

Vasco enfrenta o Flamengo nesta terça pela semifinal da Copa do Brasil Sub-17

O Vasco da Gama enfrenta o Flamengo nesta terça-feira, às 15h, pelo jogo de volta das semifinais da Copa do Brasil Sub-17.

Sob comando de Felipe, Vasco inicia preparação para enfrentar o Operário-PR

O técnico interino Felipe comandou a atividade do Vasco da Gama nesta segunda-feira, no CT Moacyr Barbosa.

Fernando Diniz terá que reduzir salário para fechar com o Vasco

Fernando Diniz está inclinado a aceitar uma proposta do Vasco, para isso acontecer terá que aceitar redução salarial.

Vasco inicia conversa para contratação de Fernando Diniz

A diretoria do Vasco entrou em contato com o staff de Fernando Diniz e deseja avançar na negociação para anunciá-lo em breve.

Carille se despede do Vasco após demissão

Fábio Carille afirmou que se sentiu honrado por ter feito parte da história do Vasco da Gama e desejou sorte ao Clube.

Vasco conversa com assessoria financeira para venda da SAF

A diretoria de Pedrinho se aproxima de acordo com a assessoria financeira G5 Partners para vender a SAF do Vasco.

Diniz ganha força no Vasco e torcida divide opiniões nas redes sociais

Nome ideal para assumir o Vasco da Gama, na visão da gestão, Fernando Diniz divide opiniões da torcida nas redes sociais.

Relembre como foi a passagem de Diniz pelo Vasco

Fernando Diniz é o nome preferido da gestão para assumir o comando do Vasco da Gama; relembre sua última passagem pelo Clube.

Sair da versão mobile