Vasco disputa vaga na Libertadores com outros 2 clubes SAF

Ainda em comum com o Vasco da Gama, os clubes tiveram dificuldades na disputa do Campeonato Brasileiro do ano passado.

Jogadores do Vasco em clássico contra o Flamengo
Jogadores do Vasco em clássico contra o Flamengo (Foto: Matheus Lima/Vasco)

A reta final do Brasileirão coloca Bahia, Cruzeiro e Vasco em uma disputa direta pelo mesmo objetivo pelo terceiro ano consecutivo. Juntos, os clubes comemoraram o acesso para a elite, em 2022, e a permanência na Primeira Divisão no ano passado. Agora, brigam por vaga na Libertadores do ano que vem.

Festa pelo acesso

Bahia, Cruzeiro e Vasco disputaram a Série B em 2022 e subiram juntos para a Primeira Divisão. A Raposa fez grande campanha, sendo a campeã com mais rodadas de antecedência e terminou o certame com 78 pontos.

Já o Bahia subiu apenas na última rodada, em terceiro lugar, com 62 pontos, enquanto o Vasco também fechou o G-4 no último jogo e com a mesma pontuação, mas com saldo de gols inferior.

Recém-promovidos à elite do Campeonato Brasileiro, os três clubes tiveram dificuldades ao longo da disputa em 2023 e sofreram para carimbar o passaporte de permanência na competição.

A briga contra o rebaixamento terminou na penúltima rodada para o Cruzeiro, que fechou o campeonato em 14º lugar, com 47 pontos, e confirmou vaga na Copa Sul-Americana.

Já Bahia e Vasco precisaram da última rodada para soltar o grito de alívio. O Cruz-Maltino derrotou o Bragantino, enquanto o Tricolor goleou o Atlético-MG e comemorou a permanência na Primeira Divisão por causa de derrota do Santos.

Nesta nova disputa entre as equipes, quem vive situação mais confortável no Brasileiro é o Bahia. O Tricolor está na sétima posição, com 46 pontos. Já o Cruzeiro vem logo atrás, com dois pontos a menos, enquanto o Vasco aparece em nono lugar, com 43.

Dos três, o único que briga em duas frentes é o Cruzeiro, que garantiu vaga na final da Sul-Americana e terá como adversário o Racing. A decisão está marcada para o dia 23 de novembro, no estádio La Nueva Olla, no Paraguai. Se conquistar o título continental, a Raposa garante vaga na Libertadores de 2025.

Todas as três equipes podem ter o caminho facilitado para disputa da principal competição internacional do continente com a abertura de novas vagas, em razão das finais da Copa do Brasil, Libertadores e da própria Sul-Americana com o Cruzeiro .

Veja cenários que podem acontecer:

  • G-7: Qualquer dos campeões das Libertadores (Atlético-MG x Botafogo) e da Copa do Brasil (Atlético-MG x Flamengo), desde que Botafogo e Flamengo se mantenham entre os seis primeiros colocados;
  • G-8: Flamengo campeão da Copa do Brasil e Botafogo campeão da Copa Libertadores, desde que se mantenham entre os oito primeiros colocados;
  • G-9: Flamengo campeão da Copa do Brasil, Botafogo campeão da Copa Libertadores e Cruzeiro campeão da Sul-Americana, desde que a Raposa se mantenha no G-9.

Próximos desafios

Mas a prudência pede que Bahia, Cruzeiro e Vasco façam a sua parte no Campeonato Brasileiro para que não dependam dos resultados de outras competições. Como próximo adversário na Série A, o Cruz-Maltino tem clássico contra o Botafogo, às 21h30 desta terça-feira. No mesmo dia e horário, o Tricolor recebe o São Paulo.

Já o Cruzeiro vai a campo nesta quarta, às 21h (de Brasília), contra o Flamengo, no Mineirão. As três partidas, aliás, envolvem clubes do G-10 do Campeonato Brasileiro.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Libertadores
Comente

Veja também
Bruno Lopes comemorando gol pelo Vasco
Vasco tem mais de 40 jovens com contratos profissionais; veja lista

Mais de 40 jogadores da base do Vasco da Gama têm contrato profissional e tem chance de ganhar uma vaga no profissional.

Mauro Galvão opina sobre momento do Vasco e polêmica de Vini Jr. no Bola de Ouro

Mauro Galvão falou sobre a SAF do Vasco da Gama, e afirmou que o craque do Real Madrid ainda conquistará a Bola de Ouro.

Orellano comemorando gol contra o Sampaio Corrêa-RJ
Vasco recebe propostas por Orellano

Vasco recebeu consultas por Orellano, mas o atacante deve ser comprado em definitivo pelo Cincinatti, após empréstimo.

Vegetti comemorando gol contra o Vitória
Vasco investirá em reforços para evitar saída de Vegetti

Pedrinho planeja montar um time competitivo para 2025 para evitar que o atacante Vegetti deixe no fim da temporada.

Vegetti participa da doação óculos especiais no INCA
Vasco doa óculos especiais para pacientes do INCA

Vegetti e o Almirante representam o Vasco da Gama e visita ao INCA e Clube faz doações de óculos especiais aos pacientes.