Vasco deve levar os 3 pontos referentes ao jogo contra o Sport

O Vasco da Gama, com isso, dará um passo muito importante para cumprir o objetivo de retornar à Série A do Brasileirão.

Eguinaldo durante o jogo contra o Sport
Eguinaldo durante jogo contra o Sport (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou, nesta segunda-feira (17), o Sport Club do Recife, devido à grande confusão causada no fim do jogo entre o clube e o Vasco, no domingo, pela Série B do Brasileiro. Os procuradores pediram, na denúncia, a interdição da Ilha do Retiro e a perda dos pontos por parte do Sport, clube anfitrião.

Dessa forma, o Vasco deve ganhar os três pontos da partida, o que está previsto na pena, se o caso for mesmo a julgamento. Em campo, a partida terminou empatada em 1 a 1. Além disso, também houve denúncia pela confusão em Ceará x Cuiabá, pela Série A, o que pode acarretar em punições para o Vozão e interdição do Castelão.

As denúncias foram feitas com base no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (Artigos 211, 213 e 205, parágrafo primeiro) e nos Artigos 19 e 20 do Regulamento Geral de Competições da CBF. Nas duas situações, torcedores dos times da casa invadiram o gramado. No caso de Sport x Vasco, a confusão começou logo após o gol de empate cruzmaltino, em que Raniel foi comemorar diante dos rubro-negros.

O STJD recebeu as súmulas da arbitragem nos dois jogos, além de imagens em vídeo da confusão. Em ambos, pelo descumprimento da regra nos artigos supracitados, a pena prevê multa de até R$ 100 mil e a perda dos pontos do jogo em favor da equipe adversária. Além disso, também pode haver a interdição do estádio e a perda de mando de campo (de uma a dez partidas).

Por outro lado, o Vasco também pode sofrer sanções por causa da confusão. O meio-campista Luiz Henrique e o atacante Raniel também foram alvo de denúncia, de acordo com a súmula do árbitro Raphael Claus. Segundo ele, Luiz Henrique arremessou um tênis e uma cadeira na direção da torcida do Sport, enquanto Raniel foi advertido por atitude antidesportiva, ao comemorar o gol. Claus citou que não deu cartões a eles em campo devido à invasão dos torcedores.

Punição também pode afetar Ceará e o Castelão

Praticamente ao mesmo tempo dos distúrbios em Sport x Vasco, o mesmo cenário podia ser visto no Castelão, em Ceará x Cuiabá. Pouco depois do gol do time da casa ser confirmado, começou uma briga as torcidas das duas equipes. Assentos e objetos foram atirados de uma parte para a outra das arquibancadas e, com isso, muitos torcedores do Ceará tentaram se refugiar invadindo o campo.

No entanto, alguns destes torcedores tentaram agredir jogadores das duas equipes e também a arbitragem, de acordo com o árbitro Caio Max Augusto Vieira. Ele também relatou o ocorrido em sua súmula, que está nas mãos da Procuradoria do STJD. Sendo assim, o Ceará, como mandante, pode sofrer as mesmas sanções previstas contra o Sport.

Coincidentemente, este jogo também estava nos minutos finais e empatado em 1 a 1. A arbitragem, por considerar que não havia segurança suficiente para prosseguir com o jogo, decidiu encerrá-lo antes da hora prevista. Dessa forma, o Cuiabá também pode ficar com todos os pontos da partida. Os dois casos devem entrar na pauta de julgamentos do STJD na próxima semana.

Fonte: Jogada 10

Mais sobre:Sport
7 comentários
  • Responder

    Melhor deixar empatado. Depois vão dizer que Vasco foi beneficiado!

  • Responder

    Caro Ismael Ferreira,mais do que lógico, é dever que o árbitro da partida a tenha dado com encerrada.
    Pelos acidentes provocados pelo Clube mandante do jogo, uma carnificina poderia acontecer no estádio.
    Dar o jogo como empatado, será um escárnio para o Vasco que não deu causa para toda a violência praticada pela torcida do mandante do jogo.
    Saudações vascaínas!

  • Responder

    vilani, narrador de merda, safado, o vasco tem que jogar com o simbolo sbt, pra ele sentir o que e vasco da gama ok.

  • Responder

    Que se cumpra a lei !
    3 ptos para o Vasco.

  • Responder

    O jogo não foi encerrado, foi interrompido quando ainda faltavam 4 minutos pra terminar. O árbitro encerrou por falta de segurança provocada pela invasão da torcida desse time de.pernambuco devido a precariedade da segurança nesse estádio de várzea. Pela incapacidade e incompetência de garantir a continuidade do jogo, esse timeco de Pernambuco deve perder os pontos e ser punido. Tá na lei, que se cumpra.

  • Responder

    Achei muito feio ao torcedores do sport invadir o próprio estádio
    Isso foi horrível tem que servir de exemplo para os outros clubes
    O Vasco merece os três pontos sim
    Os torcedores do sport as torcidas organizada acabou de prejudicar o próprio time até o pessoal da saúde também
    Isso foi horrível

  • Responder

    O JOGO FOI ENCERRADO PELO ARBITRO ENTÃO SI MANTÉM O RESULTADO DO CAMPO QUE FOI EMPATE!!!

Comente

Veja também
Rafael Paiva deve ficar no Vasco até o fim do Brasileiro

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva parece estar com os dias contados no comando do Gigante da Colina.

Rafael Paiva admite falta de repertório do Vasco e despista sobre reforços

Vasco da Gama fez mais uma partida abaixo da crítica e acumulou sua terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro.

Momento de estagnação do Vasco escancara limitação do elenco

Vasco da Gama estacionou na décima colocação do Brasileiro, com 43 pontos, e vê sonho da Libertadores ficar mais difícil.

Paiva adota tom de despedida do Vasco após derrota para o Internacional

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva ainda não sabe se permanecerá no Clube de São Januário para a próxima temporada.

Edmundo ironiza artilheiros do Brasileiro e afirma que faria mais gols mesmo aos 53 anos

Ídolo do Vasco da Gama, Edmundo rasgou o verbo contra o baixo número de bolas na rede dos goleadores do Campeonato Brasileiro.

Sair da versão mobile