Vasco destaca os 98 anos do nascimento do ídolo Friaça, craque do Expresso da Vitória
O Vasco da Gama fez uma publicação destacando os 98 anos do nascimento de Friaça, um dos craques do Expresso da Vitória.
Esta quinta-feira (20) é uma data especial em relação ao Vasco da Gama. Há exatos 98 anos, nascia Albino Friaça Cardoso, um grande ídolo da história do Cruzmaltino, que integrou o inesquecível Expresso da Vitória. O ex-atacante faleceu em fevereiro de 2009, aos 84.
Friaça teve três passagens pelo Gigante, entre os anos de 1944 e 1954, ou seja, um período de 10 anos. O craque vestiu a camisa da Seleção Brasileira e jogou a Copa do Mundo de 1950, em solo brasileiro, e foi responsável pelo único gol do Brasil na derrota para o Uruguai na decisão por 2×1.
Veja
Na final da Copa do Mundo de 1950, disputada no Brasil, Friaça marcou o único gol da Seleção.
— São Januário (@saojanuario) October 20, 2022
Pelo Gigante, conquistou o Campeonato Carioca em 1947 e 1952, e foi protagonista no Sul-Americano de Campeões de 1948, que tornou o Vasco o primeiro campeão continental do mundo. pic.twitter.com/TF9PuURtXR
Conheci pessoalmente ao entrevista-lo em sua cidade natal Porciúncula ,cidade fronteiriça de Minas Gerais ,faz divisa com Tombos .Falou sobre sua carreira ,,ele tinha pouco mais de 16 anos e ,estudava em Carangola ,também em Minas e, em um jogo contra o Vasco que visitava á cidade ,ele marcou gol e teve uma atuação que chamou a atenção da diretoria cruz-Maltina que resolveu contrata-lo.Ainda criança vi ele jogar em Itaperuna ,nunca posso esquecer o chute fortíssimo que ele deu batendo no travessão e, voltando quase ao meio de campo . Friaça era do tempo de Elgem que também jogou no Vasco e era de Natividade ,cidade que fica entre Itaperuna e Porciúncula .Friaça faleceu no Hospital São Jose do Avahi em Itaperuna onde sua família tem uma grande loja de tintas e que leva o seu nome Friaça .