Vasco destaca mídia sociais para atrair patrocínios

O marketing cruzmaltino se apoia na participação de torcedores em comunidades do clube na internet, no Twitter e no Facebook.

Diante de negociações de patrocínio para 2012, não só a Copa Santander Libertadores tem sido usada pelo Vasco para convencer empresas a apostar na equipe. O marketing cruzmaltino se apoia na participação de torcedores em comunidades do clube na internet, no Twitter e no Facebook, para oferecer retorno mais consistente.

Na apresentação levada pelos profissionais vascaínos às empresas, há breve descrição sobre o modo no qual essas redes eram tratadas anteriormente. Em 2009, ano de posse de Roberto Dinamite, o site oficial era feito por terceiros, a atuação em mídias sociais era nula e se registrava o crescimento de redes não-oficiais, como o “NetVasco”.

Após começar a apostar de forma mais sólida na internet a partir de 2010, com ações interativas com a torcida para a escolha de modelo de terceira camisa, pintura do estádio São Januário, reforma no vestiário e quem iria usar o número 113 em determinado jogo, o Vasco chega agora, ao fim de 2011, com cerca de 480 mil fãs no Facebook.

O número ainda é inferior a outros times. O Corinthians, por exemplo, tem 1,5 milhão de seguidores na rede de Mark Zuckerberg. O Flamengo, 1,2 milhão. Mas o Vasco tem usado o grau de atividade de seu público para bater esses times. O número de interações com essa rede após jogos tem balizado a argumentação vascaína.

O Corinthians, após a vitória por 1 a 0 sobre o Figueirense, na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, teve 12,7 mil “curtir” e 4,8 mil “compartilhar” no Facebook ligados ao assunto. O Flamengo, contra o Internacional, também na penúltima etapa, registrou 2,5 mil “curtir” e 307 “compartilhar” após a vitória por 1 a 0.

O Vasco, por sua vez, teve 21 mil “curtir” e 26 mil “compartilhar” relacionados à vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense, na mesma rodada. “Nossa audiência é participativa”, resume Marcos Blanco, diretor de marketing da equipe. “Ter um torcedor engajado é muito melhor, um fruto do nosso trabalho de interatividade na internet”.

Máquina do Esporte

Promoção: Inscreva seu email abaixo e concorra à uma camisa oficial do Vasco

Comente

Veja também
Edmundo reprova Tite no Vasco e sugere reciclagem para o treinador

Ex-atacante e atual comentarista, Edmundo foi firme ao falar sobre a possibilidade de Tite treinar o Vasco da Gama.

Payet volta a jogar bem e empolga torcida do Vasco

Meia do Vasco da Gama, o francês Payet foi o autor do gol Cruzmaltino no empate por 1×1 contra o Juventude.

Saiba quanto o Vasco lucrou no jogo contra o Juventude

Jogando em São Januário, o Vasco da Gama teve um público superior a 18 mil torcedores contra o Juventude, pela 29ª rodada do Brasileiro.

Vasco pode ter Payet e Coutinho atuando juntos pela 1ª vez contra o Atlético-MG

Dupla de craques do Vasco da Gama, Payet e Philippe Coutinho ainda não jogaram ao mesmo tempo como titulares da equipe.

Gabriel Pec e Evander surgem ao lado de Messi em lista da MLS

Dupla de jogadores revelada no Vasco da Gama, Gabriel Pec e Evander têm brilhado no futebol dos Estados Unidos.

Sair da versão mobile