Vasco destaca importância de São Januário e agradece apoio para a liberação

O Vasco da Gama a todos que contribuíram para a liberação de São Januário, em especial seus torcedores, que conduziram a campanha.

Estádio de São Januário
Estádio de São Januário (Foto: Getty Imagens)

São Januário não é apenas um estádio de futebol. É, sim, um dos mais importantes estádios do país, mas vai muito além de seu papel de arena esportiva. O Estádio de São Januário é parte da história do Brasil, palco de marcantes manifestações políticas, culturais e sociais ao longo de seu quase um século de história. É um estádio com vida, com alma, com fibra em cada tijolo. E o que faz de São Januário um colosso não é apenas sua dimensão esportiva – que é inegável – mas sua integração ao ambiente ao qual pertence.

São Januário é parte do Rio de Janeiro, parte da Zona Norte, parte de São Cristóvão. São Januário é da Barreira do Vasco, do Tuiuti e do Arará. É dos vascaínos e daqueles que o cercam. A interdição de São Januário se deu por vias questionáveis, mas teve um mérito: deu a oportunidade para demonstrações inequívocas de amor e respeito ao Vasco, ao seu estádio e às suas tradições. Mais uma vez os vascaínos cerraram fileiras contra o preconceito e o elitismo que, infelizmente, ainda persistem em nossa sociedade.

Os moradores da Barreira do Vasco, e todos os que vivem em nosso entorno, prestaram um serviço imensurável ao levantarem ao mundo sua voz e sua exigência por respeito com as comunidades e pela reabertura de sua segunda casa, São Januário. Suas vozes se fizeram ouvir e a eles agradecemos pelo esforço e resiliência.

Agradecemos também ao poder público municipal e estadual, ao Ministério Público, à FERJ e aos parlamentares pelo diálogo e pela busca por soluções que passassem pela reabertura de São Januário, compreendida como a solução justa e necessária para o Vasco, para os vascaínos e para a população de seu entorno.

Agradecemos ainda aos meios de comunicação, que se engajaram na divulgação do absurdo que era a manutenção do estádio de São Januário fechado, por argumentos que se mostraram equivocados e preconceituosos. A imprensa esportiva foi de suma importância para a sensibilização da sociedade acerca de um tema que vai além da esfera desportiva.

Ao fim e ao cabo, foi a nossa gigantesca torcida, espalhada pelo Brasil e o mundo, que novamente se apresentou para defender não apenas a nossa casa, mas, principalmente, os ideais que orientam o Vasco desde a sua fundação. Os vascaínos nunca abrirão mão de lutar por um lugar que é sagrado para todos nós.

O Vasco tem que estar no Vasco. E o lugar do Vasco é São Januário. E também o Maracanã.

Fonte: Site Oficial do Vasco

Mais sobre:São Januário
Comente

Veja também
Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Rafael Paiva lamenta postura da torcida do Vasco e faz cobrança

Rafael Paiva afirmou que o time competiu com o Internacional, lamenta resultado e saiu em defesa dos jogadores após protesto da torcida.

Roger Flores
Roger Flores crava futuro de Rafael Paiva no Vasco após derrota

Comentarista do Sportv, Roger Flores analisou a situação do técnico Rafael Paiva depois de mais uma derrota do Vasco da Gama.

Payet em Vasco x Internacional
Notas dos jogadores do Vasco contra o Internacional

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida desta quinta-feira, contra o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro.

Rafael Paiva, técnico do Vasco
Rafael Paiva analisa derrota do Vasco para o Internacional; veja a coletiva

Rafael Paiva detalhou a atuação do Vasco da Gama em São Januário, em mais uma partida em que seu time sai derrotado.

Lédio Carmona, comentarista esportivo
Lédio Carmona fica na bronca com Maxime Dominguez: ‘Decepcionou’

Comentarista do Sportv, Lédio Carmona criticou o meia suiço Maxime Dominguez, que foi titular do Vasco da Gama contra o Internacional.