Vasco se destaca em bola parada

Com Juninho Pernambucano e Bernardo, o Vasco tem muita qualidade na bola parada.

Quando o árbitro assinala falta a favor do Vasco a torcida se levanta, apreensiva e na expectativa de comemorar. A ansiedade se justifica. Com a chegada de Juninho, o time cruz-maltino ganhou mais um especialista nas cobranças de bola parada. Ele é a cereja do bolo em um elenco que já contava com Bernardo, além de Fellipe Bastos, Anderson Martins e Dedé, que sempre treinam jogadas do gênero e já andaram deixando seus gols na atual temporada.

O gol salvador de falta anotado por Bernardo contra o Palmeiras, domingo, deixou de ser exceção para se tornar uma marca. Depois de alguns anos sem ter em seu elenco jogadores com características para levar perigo ao adversário nas bolas paradas, o Vasco, em 2011, conta com dois especialistas e mais alguns “alunos aplicados”, que às vezes aprontam das suas. Uma das principais preocupações dos times adversários é justamente evitar as infrações próximas da área.

“Tínhamos que ser mais cuidadosos com as bolas próximas da área. O Vasco tem muita qualidade na bola parada”, afirmou o técnico Luiz Felipe Scolari, que provou do veneno com seu Palmeiras no domingo. Este ano, já foram oito gols em jogadas de bola parada, sendo seis em cobranças diretas para a meta do oponente.

Nas duas últimas temporadas somadas, a equipe marcou 18 vezes desta maneira, sendo 11 em cobranças que foram feitas de forma direta. Ano passado, por exemplo, os jogadores que cobravam faltas se despediram do clube antes do meio da temporada – como foi o caso de Phillipe Coutinho, Léo Gago e Dodô – ou se lesionaram, como o volante Nilton. O time ficou, por alguns meses, com apenas duas opções para as bolas paradas: o lateral-direito Fagner e o volante Fellipe Bastos.

A variação de estilos do atual grupo também colabora para que as cobranças sejam ainda perigosas. Em faltas mais próximas ao gol, há Juninho e Bernardo. De longe, Anderson Martins aparece como a melhor opção. Até Alecsandro tem arriscado as suas batidas. Isso sem contar nas bolas alçadas na área, outra especialidade de Juninho Pernambucano e que Felipe também se coloca à disposição.

Fonte: terra

Comente

Veja também
Minas x Vasco
Minas vence o Vasco e conquista o Torneio de Abertura do NBB

O Minas venceu o Vasco da Gama por 76×52 e conquistou o título do Torneio de Abertura do NBB, no ginásio Nilson Nelson em Brasília.

Jadson, volante do Juventude
Olho no rival! Escalação do Juventude contra o Vasco

Confira a equipe do Juventude que o técnico Jair Ventura mandará a campo para enfrentar o Vasco da Gama, neste sábado.

Nenê treina no CT Moacyr Barbosa pelo Juventude
Acordo para Nenê assumir cargo no Vasco ainda está de pé? Entenda

O meia Nenê pode trocar o Vasco da Gama pelo Juventude para assumir função fora dos gramados após se aposentar.

Rossi em jogo contra o Juventude
Dia de Vasco! Gigante enfrenta o Juventude às 21h em São Januário

A partida entre Vasco da Gama e Juventude será pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 21h, em São Januário.

Rafael Paiva, técnico interino do Vasco
Escalação do Vasco contra o Juventude

Confira o time que o técnico Rafael Paiva mandará a campo para enfrentar o Juventude, pela 29ª rodada do Brasileiro.