Vasco decretará 3 dias de luto no Clube por morte de Olavo Monteiro

Olavo Monteiro de Carvalho era Grande Benemérito do Vasco da Gama e o Clube que vai decretar luto oficial de três dias.

Olavo Monteiro de Carvalho
Olavo Monteiro de Carvalho (Fonto: Reprodução Internet)

Morreu nesta quinta-feira (20) o empresário Olavo Monteiro de Carvalho, de 80 anos. Ele estava internado no Hospital CopaStar , na Zona Sul do Rio de Janeiro, que confirmou o falecimento.

“O Hospital CopaStar lamenta a morte do paciente Olavo Monteiro de Cavalho nesta quinta-feira e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes”, informou em nota.

Olavo Monteiro de Carvalho iniciou sua vida profissional como diretor do Grupo Monteiro Aranha, que presidiu de 1978 a 1996. Depois, passou a presidir o conselho de administração do grupo.

O grupo tem entre os seus principais ativos, a Owens-Illinois do Brasil e a Klabin, empresas que ajudou a fundar, e a Ultra.

Luto no Vasco

Olavo era ainda sócio do Clube de Regatas Vasco da Gama, que vai decretar luto oficial de três dias no clube.

“O presidente Jorge Salgado vai decretar luto oficial de três dias no Vasco por essa perda inestimável”, informou a assessoria do clube.

Firjan lamenta morte

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro também emitiu nota de pesar pela morte do empresário, que participou do conselho de administração do Centro Industrial do Rio de Janeiro (CIRJ/Firjan) nas gestões 2013/2016 e 2016/2020.

“Firjan lamenta o falecimento do empresário Olavo Monteiro de Carvalho e se solidariza com seus familiares e amigos”, disse em documento que lembrava ainda alguns feitos da carreira de Olavo Monteiro de Carvalho.

Engenheiro, formado pelo curso de engenharia mecânica da Techniscle Hoschule, em Munique, na Alemanha, onde também trabalhou como auxiliar na fábrica da Volkswagen. Também estagiou no J. Henry Schroder Bank, em Londres e Nova Iorque.

Já no Brasil, em 1978, assumiu presidência da Monteiro Aranha S.A., onde promoveu um grande negócio para um grupo privado na época: a venda da metade da participação acionária da Monteiro Aranha na Volkswagen do Brasil para o governo do Kuwait. A partir da transação, o grupo, que já possuía investimentos em diversos setores, expandiu ainda mais seus negócios, abrangendo desde investimentos nas áreas automobilística, de telecomunicações e saneamento, até o setor financeiro e petroquímico.

Olavo Monteiro de Carvalho foi membro fundador do Instituto de Estudo para o Desenvolvimento Industrial (IEDI), criado no final dos anos 1980 por um grupo de empresários representantes de grandes empresas nacionais com a proposta de discutir estratégias para o desenvolvimento do país. Em 1996, deixou a presidência do grupo Monteiro Aranha e assumiu a presidência de seu conselho de administração. Fundou, em 1997, o Instituto Marquês de Salamanca (IMDS).

Também criou o Fórum do Rio, com o objetivo principal de formalizar micro e pequenos empreendedores, e atuou também a favor da Lei do Simples nacional.

Fonte: G1

1 comentário
  • Responder

    Grande Olavo, foi o arquiteto da transformação do CRVG de um clube tradicional, conservador, diferenciado, oposição ao mais querido da Globo e atuante na busca de seus interesses para o oposto.

    Hoje, o CRVG é um clube progressista, moderno, igual aos demais, tolerante com o mais querido da Globo e atuante na busca dos interesses do futebol do RJ.

    Obrigado Olavo, seu legado nos permite usufruir esse maravilha que vivemos hoje.

Comente

Veja também
Vasco deve cerca de R$ 3 milhões ao Volta Redonda pela venda de Marrony

Atacante que defendeu o Vasco da Gama entre 2018 e 2020, Marrony disputou 84 jogos com a camisa Cruzmaltina, marcando 11 gols.

Rafael Paiva não seguirá no Vasco em 2025; diretoria já busca novo treinador

Com o Vasco da Gama em má fase no Campeonato Brasileiro, Paiva perdeu prestígio com a diretoria que já procura novo nome.

Rafael Paiva deve ficar no Vasco até o fim do Brasileiro

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva parece estar com os dias contados no comando do Gigante da Colina.

Rafael Paiva admite falta de repertório do Vasco e despista sobre reforços

Vasco da Gama fez mais uma partida abaixo da crítica e acumulou sua terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro.

Momento de estagnação do Vasco escancara limitação do elenco

Vasco da Gama estacionou na décima colocação do Brasileiro, com 43 pontos, e vê sonho da Libertadores ficar mais difícil.

Sair da versão mobile