Vasco dá resposta em campo e confirma evolução com Renato Gaúcho

O Vasco entendeu as deficiências do Grêmio em campo e aproveitou para fazer valer o bom momento com Renato Gaúcho.

Renato orientando o time em Vasco x Grêmio
Renato orientando o time em Vasco x Grêmio (Foto: Marcelo Theobald)

O Vasco confirmou a boa fase com vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio, neste domingo, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. São 10 pontos conquistados em 12 disputados sob o comando de Renato Gaúcho e, acima de tudo, novos ares em São Januário.

O time rapidamente entendeu um buraco deixado pelo Grêmio em campo: os espaços nas pontas após as descidas ao ataque. O Vasco explorou – e muito – o lado esquerdo, onde o ponta Pavon atuou improvisado como lateral-direito.

Andrés Gómez e Cuiabano praticamente lideraram todos os ataques da equipe carioca no primeiro tempo. O colombiano partia em diagonal, tentando bagunçar o posicionamento da defesa, enquanto o lateral avançava no espaço em linha reta.

Foi justamente em tramas pelos lados que o Vasco construiu o placar: primeiro, David foi acionado na ponta esquerda após lançamento de Thiago Mendes, deixou Pavon no chão e cruzou para Cuiabano (ou o próprio Thiago, que desviou) marcar.

O segundo gol tem origem parecida. O time gerou superioridade pelos lados com Gómez e Cuiabano ficando em cima de Pavon, que, perdido com a marcação, deixou o lateral invadir a área sozinho. O camisa 66 cruzou na medida para David marcar.

As dinâmicas ofensivas estão, jogo a jogo, mais definidas. O segundo tempo da vitória contra o Fluminense, na rodada passada, também teve um Cuiabano protagonista em zona ofensiva. Dessa vez, o lateral conseguiu combinar bem com Andrés Gómez. O colombiano criou mais chances de perigo, mas foi mal no momento de finalizá-las.

Minutos depois do segundo gol, Robert Renan tentou drible arriscado no campo de defesa, o Grêmio roubou a posse e Carlos Vinícius diminuiu.

A etapa final teve cenário diferente. Renato Gaúcho mudou todo o lado direito – com Puma e Marino nos lugares de Nuno e Paulo Henrique – porque Luís Castro colocou Willian e Enamorado para aumentar o poder de fogo do Grêmio. Por vezes, o Vasco teve oportunidades de sair em contra-ataques, mas pecou no passe final.

Ao invés de reforçar a área com um centroavante, o treinador optou por colocar Matheus França de falso nove. A intenção era reter mais a posse de bola. Os minutos finais, naturalmente, foram de um Grêmio em cima em busca do empate, mas o sistema defensivo do Vasco soube se comportar – a exceção foi um erro de Saldivia, permitindo Braithwaite passar livre em lance dentro da área defendido por Léo Jardim.

Ainda é um Vasco com alguns pontos a melhorar, o que é natural. Mas também é um Vasco com uma postura praticamente incomparável se colocado ao lado com o time de meses atrás.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Renato Gaúcho
Comente

Veja também
Vasco ganha plano claro de Renato Gaúcho para o Brasileiro

O técnico Renato Gaúcho tem bom início no Vasco, prega pés no chão, mas já faz planos para o Clube no Brasileiro.

Renato vê evolução no Vasco e brinca com resultado diante do Grêmio

Renato Gaúcho tratou com naturalidade o sufoco sofrido pelo Vasco no fim da vitória contra o Grêmio e destaca a vitória.

Cuiabano brinca e reivindica gol dado a Thiago Mendes; veja a resenha

Inicialmente, o primeiro gol do Vasco da Gama havia sido atribuído a Cuiabano, mas a decisão foi revista ainda no intervalo.

Renato elogia evolução e promete mais chances a Hinestroza

Renato Gaúcho abre o jogo sobre situação de Marino Hinestroza no Vasco da Gama e projeta evolução do atacante.

Renato Gaúcho brinca e cita Romário ao falar sobre Andrés Gómez

Técnico do Vasco da Gama usa bom humor, fala em “DVD” ao colombiano e reforça importância de melhorar tomadas de decisão no último terço.

Assista aos gols de Mendes e David contra o Grêmio por outro ângulo

Ângulos diferentes mostram os gols do Vasco da Gama em São Januário, que foram marcados por Thiago Mendes e David; assista.

Renato Gaúcho deixa recado ao explicar entrada de Matheus França

Treinador do Vasco da Gama reforça meritocracia no elenco, afirma que todos terão oportunidades e destaca: “O jogador é que se escala”.

Andrés Gómez não enfrenta o Coritiba na próxima rodada

Advertido com o terceiro cartão amarelo contra o Grêmio, Andrés Gómez é desfalque certo do Vasco da Gama na próxima rodada.

Renato Gaúcho analisa vitória do Vasco contra o Grêmio; veja a entrevista

O técnico Renato Gaúcho avalia desempenho do Vasco da Gama e afirma que o time soube sofrer contra o Grêmio.

Thiago Mendes abre o jogo sobre evolução do Vasco

O volante garante que o elenco está empenhado em dar alegria ao torcedor do Vasco da Gama, que está comparecendo aos jogos.