Vasco consolida péssimo momento e vê sonho da Libertadores cada vez mais distante

Vasco da Gama chegou a quarta derrota seguida no Campeonato Brasileiro e estacionou no meio da tabela, com 43 pontos.

Coutinho Garro Corinthians x Vasco
Coutinho Garro Corinthians x Vasco (Foto: Marcello Zambrana/AGIF)

No embate de momentos opostos no Campeonato Brasileiro, nem o mais pessimista torcedor do Vasco poderia imaginar uma atuação tão abaixo da média, neste domingo. Bastaram 23 minutos de jogo para o Corinthians liquidar a vitória de 3 a 1, na Neo Química Arena. O cruz-maltino chegou à quarta derrota consecutiva na competição. Rafael Paiva não resistiu à sequencia negativa e foi demitido.

Em um duelo direto na briga por uma vaga na Pré-Libertadores, esperava-se que o cruz-maltino entrasse em campo com “sangue nos olhos”. No entanto, o que se viu foi uma equipe completamente desliga e apática, principalmente no primeiro tempo. A equipe comandada por Ramón Díaz, que não tinha nada a ver com isso, aproveitou da postura inoperante do adversário para garantir três pontos importantes.

Uma palavra poderia definir perfeitamente como foi a etapa inicial: massacre. O Vasco tinha dificuldades para trocar passes simples e, por isso, apostava muito nas ligações diretas para Vegetti. Completamente isolado, o argentino pouco conseguia incomodar a dupla de zaga corintiana. O goleiro Hugo Souza foi um mero espectador. Mesmo com postura conservadora, a equipe deixava muitos espaços que eram explorados com total facilidade pelos donos da cada.

Quando as coisas não estão dando certo, é a hora que o grande craque do time precisa aparecer para fazer a diferença. Esse não foi o caso de Payet. O camisa 10 parecia estar desconectado da partida e, além de não gerar jogo e organizar a fase ofensiva do time, não pressionava a saída de bola do adversário e tampouco protegia suas costas.

Diferentemente do francês, o destaque do Corinthians não só chamou a responsabilidade como teve tarde muito inspirada. Rodrigo Garro, um dos grandes nomes do Brasileirão, participou diretamente de todos os três gols da equipe: Primeiro, cobrou escanteio na cabeça de Gustavo Henrique para abrir o zagueiro abrir placar, e depois, marcou duas vezes com finalizações rasantes, uma em cada canto de Léo Jardim.

A péssima atuação do cruz-maltino fez com que Paiva promovesse duas substituições ainda na etapa inicial. Na volta do intervalo, outras duas mexidas também foram feitas. Apesar de não esboçar qualquer poder de reação, os visitantes conseguiram diminuir a desvantagem no marcador com Puma Rodríguez.

O jogo melancólico comprovou de vez que a identidade construída com Paiva se perdeu por completo. O mesmo treinador que conseguiu colocar sua equipe em situação confortável no Brasileirão e na semifinal da Copa do Brasil, não teve repertório para fazer o sistema adotado evoluir. O capítulo final entre as duas partes expôs um coletivo frágil para defender, e sem capacidade para gerar oportunidades ao seu grande goleador, seja por baixo ou pela jogada aérea, especialidade de Vegetti.

Com mais uma derrota, o Vasco foi ultrapassado pelo alvinegro paulista e ocupa a 10ª posição da tabela. Estagnado nos 43 pontos, está com quatro a menos do Cruzeiro, último time do G-7, e com um jogo a menos. Caso o Botafogo conquiste a Libertadores, mais uma vaga para a Pré-Libertadores será aberta.

O cruz-maltino terá uma ótima oportunidade de quebrar a sequência negativa na próxima rodada do Brasileirão: enfrenta o lanterna e já rebaixado Atlético-GO, no próximo sábado, às 21h30, em São Januário.

Fonte: O Globo

Mais sobre:Libertadores
Comente

Veja também
Galdames em jogo contra o Corinthians
Vasco sofre atropelo relâmpago em ‘despedida’ de Paiva e já pensa em 2025

Vasco da Gama ainda sonha com vaga na Libertadores, mas tem esbarrado na limitação do elenco na reta final do Brasileiro.

Pedrinho, presidente do Vasco
Vasco acelera procura e quer técnico de peso para 2025

Vasco da Gama demitiu Rafael Paiva após a derrota para o Corinthians e já busca treinador de renome para a próxima temporada.

Rafael Paiva em Vasco x Athletico-PR
Confira os fatores que levaram Rafael Paiva a ser demitido do Vasco

Rafael Paiva foi dispensado do comando técnico do Vasco da Gama após a quarta derrota seguida do Cruzmaltino no Campeonato Brasileiro.

Felipe é o novo diretor técnico do Vasco
Felipe comandará o Vasco nas 3 rodadas finais do Brasileiro

Felipe já havia manifestado vontade de assumir o Vasco e agora vai substituir Rafael Paiva nesta reta final de temporada.

Emiliano Díaz em coletiva após Vasco x Portuguesa-RJ
Emiliano Díaz fala sobre o Vasco após reencontro e vitória do Corinthians

Durante entrevista coletiva do Corinthians, Emiliano Díaz fala sobre o reencontro com o Vasco da Gama e cita jogo difícil.