Se o Vasco conquistar a Sul-Americana o vice vai à Libertadores

A Conmebol esclareceu uma dúvida com respeito à vaga para a Taça Libertadores, caso o Vasco ganhe a Sul-Americana.

A Conmebol esclareceu nesta quarta-feira uma dúvida com respeito à vaga para a Taça Libertadores dada ao campeão da Copa Sul-Americana. Em entrevista à Folha de São Paulo, o porta-voz da entidade, Nestor Benítez, garantiu que, caso o campeão da Sul-Americana já tenha conseguido uma vaga por outros meios (caso do Vasco, que já tem a sua por ser vencedor da Copa do Brasil), a vaga para a Libertadores será herdada pelo segundo colocado.

A decisão da entidade acabou com as esperanças do Coritiba, vice da Copa do Brasil, que chegou a cogitar a vaga em caso de título vascaíno, assim como o quinto colocado do Campeonato Brasileiro – ou até mesmo o sexto, levando-se em conta a boa campanha do Vasco na competição nacional.

– Levamos o tema para a última reunião da Conmebol e ficou definido que o vice da Sul-Americana, nesse caso, fica com a vaga – disse Benítez, à Folha.

Caso o segundo colocado também já tenha lugar assegurado na Libertadores, a vaga para a competição será herdada pelo o terceiro colocado e assim por diante, podendo ficar até com o quinto colocado da Sul-Americana, caso todos os semifinalistas já tenham lugar garantido na Libertadores do próximo ano. Portanto, caso o campeão da Copa Sul-Americana seja um clube brasileiro, o Brasileirão classificará três e não quatro times para a Libertadores.

Entre os clubes do Brasil, Botafogo, Flamengo, São Paulo e Vasco ainda estão na disputa pelo título da Copa Sul-Americana, mas o time de São Januário já tem a classificação assegurada para a Libertadores, uma vez que conquistou a Copa do Brasil. Os demais, são sérios candidatos a uma vaga da Libertadores pelo Campeonato Brasileiro.

Fonte: globo esporte

Comente

Veja também
Rafael Paiva em entrevista coletiva
Paiva analisa estreia de Dominguez no time titular do Vasco e sai em defesa de Maicon

Treinador do Vasco da Gama analisou as atuações de Maxime Dominguez e de Maicon, no empate entre o Cruzmaltino e o Juventude.

Jogadores do Vasco em clássico contra o Flamengo
Confira as chances do Vasco de Libertadores e permanência na Série A

Praticamente garantido na primeira divisão, Vasco da Gama ainda luta por uma das vagas na Copa Libertadores de 2025.

Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Rafael Paiva lamenta empate do Vasco contra o Juventude: ‘Tinha que ganhar’

O treinador Rafael Paiva lamentou o resultado e afirmou que gol sofrido muito cedo, desestabilizou a equipe vascaína.

Payet e Coutinho
Coutinho e Payet juntos? Paiva espera cenário tranquilo para escalar dupla

Em entrevista coletiva, Rafael Paiva revela que espera cenário tranquilo para escalar Coutinho e Payet juntos no Vasco da Gama.

Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Rafael Paiva analisa empate do Vasco contra o Juventude; veja a entrevista coletiva

O técnico Rafael Paiva afirmou que o jogo do Vasco da Gama não encaixou e lamentou o resultado contra o Juventude.