Vasco confirma boa fase fora de casa e tem melhor ataque como visitante
Jogadores do Vasco da Gama já balançaram as redes como visitante em 2025 do que em todas as edições do Brasileiro desde 2017.

O Vasco é o time visitante com mais gols no Brasileirão. Com a vitória sobre o Fortaleza por 2 a 0 no Castelão, a equipe de Fernando Diniz somou mais um triunfo à campanha deste campeonato. O time ainda quebrou uma escrita que já durava 22 anos, de não vencer o tricolor cearense fora de casa.
Com os dois gols da vitória desta quarta-feira, o Vasco voltou a ser o melhor ataque visitante do Brasileirão. São 21 gols em 14 partidas até aqui fora de casa. Como comparativo, em todas as 19 rodadas como visitante do ano passado, o Vasco havia marcado apenas 14 gols.
A última vitória do Vasco contra o Fortaleza em solo cearense havia sido em 2003. Na ocasião, os cariocas derrotaram o Leão do Pici por 1 a 0, com gol de Marcelinho Carioca. De lá para cá, foram oito confrontos entre as duas equipes, com quatro derrotas dos visitantes e quatro empates.
Esta não foi a única escrita que o Vasco quebrou neste Brasileirão. Na 12ª rodada, a equipe venceu o São Paulo por 3 a 1 no Morumbis, o que não acontecia desde 2012 pela Série A.
Na 20ª rodada, o time de Diniz venceu o Santos por 6 a 0, também no Morumbis. Os cariocas não sabiam o que era vencer o time da Baixada Santista fora de casa desde 2017, desde uma vitória por 2 a 1 de virada na Vila Belmiro.
A próxima rodada tem mais um tabu para o Vasco quebrar. O clube não vence o Fluminense no Maracanã desde 2019, em partida válida pela final da Taça Guanabara.
Melhor campanha recente como visitante
O Vasco viveu um grande problema nas últimas edições de Brasileirão: ter um desempenho ruim fora de São Januário. Na atual temporada, a equipe tem quatro vitórias longe de casa, tendo a sexta melhor campanha da competição no recorte.
O número já é maior do que as duas edições de Brasileirão de 2023 e 2024. No primeiro ano da volta à Série A, a equipe teve apenas três vitórias, contra Cuiabá, América-MG e Atlético-MG. No ano passado, foram quatro triunfos: Atlético-GO, Cuiabá, Internacional e Vitória.

A última campanha com mais vitórias do que a atual foi em 2019, quando o Vasco venceu cinco partidas, empatou sete e perdeu sete. Na ocasião, a equipe conquistou os três pontos contra Atlético-MG, Chapecoense, CSA, Goiás e Internacional.
Mas ainda faltam cinco jogos como visitante este ano, contra Bragantino, Botafogo, Grêmio, Bahia e Atlético-MG – o clássico contra o Flu, na próxima rodada, será no Maracanã, mas o Vasco é o mandante. O time tem boas chances de empatar ou passar 2019 em número de vitórias também.
O Vasco já marcou mais gols neste Brasileirão de 2025 como visitante do que fez em todas as edições desde 2017.
Fonte: Globo Esporte