Vasco conclui troca de gramado de São Januário e vive expectativa por estreia
Novo piso deve ser utilizado pela primeira vez contra o Internacional, dia 28, pela 36ª rodada do Brasileiro.

O Vasco finalizou o processo do plantio do novo gramado de São Januário. O Cruz-Maltino aproveitou o período de Data Fifa para realizar a troca completa do campo, que era alvo de críticas pelas “manchas” nas cores. A expectativa é de que o novo piso fique pronto para o jogo contra o Internacional, dia 28, pela 36ª rodada do Brasileirão.
O processo da troca do gramado começou na última semana. A raspagem do campo terminou na última quinta-feira (13) e, no dia seguinte, iniciou o plantio do novo piso, que foi finalizado no domingo (16). Desde a última segunda (17), iniciou os manejos diários para recuperar a grama do estresse natural da colheita, do transporte e do plantio.
Em poucos dias, o campo já estará com um verde e se emendas aparentes, pronto para jogo. A troca e a manutenção do gramado é feita pela Greenleaf. A nova grama utilizada foi colhida em uma fazenda em Saquarema, na região metropolitana do Rio de Janeiro.
A diretoria decidiu realizar a troca do gramado para eliminar as mutações presentes na grama, que promoviam “manchas” nas cores e pioravam o aspecto estético. O Vasco utilizará uma nova espécie de grama, conhecida como “Bermuda Celebration”. A escolha tem como principal motivação a alta capacidade de recuperação e foi utilizada na Copa do Mundo de 2014 e é até hoje em estádios como Maracanã, Mineirão, Arena Fonte Nova e Mané Garrincha.
Em meio a troca do gramado, o Vasco ainda trabalha para finalizar a venda do potencial construtivo de São Januário. O prazo estipulado para uma empresa adquirir o terreno entrou em seu último mês na última quarta-feira (12). O Cruz-Maltino mantém otimismo por um final feliz. O desfecho do negócio viabilizará a revitalização de São Januário. O clube, inclusive, já encaminhou um acordo com o Botafogo para mandar seus jogos no Nilton Santos durante o período de reforma do estádio.
A troca do gramado não afeta o planejamento do Vasco em relação a reforma de São Januário, que está prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2026. Afinal, o clube poderá reaproveitá-la em outro local, como no CT Moacyr Barbosa ou no CT de Caxias, onde a base e o futebol feminino costumam treinar.
Fonte: O Dia