Vasco cede empate ao Ceará em São Januário
O Vasco da Gama empatou com o Ceará pelo placar de 2x2 na noite deste domingo e segue sem vencer em São Januário.

Embalado pela classificação para a semifinal da Copa do Brasil, o Vasco não aproveitou o momento e deixou a vitória escapar no apagar das luzes. O Cruz-Maltino empatou com o Ceará por 2 a 2, neste domingo (14), em São Januário, pela 23ª rodada, e segue sem vencer em casa pelo Brasileirão desde maio.
Com o empate, o Vasco segue em 15º lugar, com 23 pontos, enquanto o Ceará permanece em 11º, com 27. O Cruz-Maltino volta a campo no próximo domingo (21), às 17h30 (de Brasília), contra o Flamengo, no Maracanã, pela 23ª rodada do Brasileirão.
O primeiro tempo foi movimentado em São Januário. O Vasco começou melhor e ditando o ritmo do jogo. Nos pés de Philippe Coutinho, o Cruz-Maltino criou as melhores oportunidades e saiu na frente do placar, com gol de falta do camisa 10, aos 11 minutos. Depois, ele acertou uma bola na trave e quase ampliou.
O Vasco administrava o resultado, quando falhou em uma saída de bola. O Ceará aproveitou e chegou ao empate com Galeano, aos 15, aproveitando o rebote do chute de Paulo Baya. Com isso, o jogo ganhou um novo panorama. O Vozão cresceu e quase virou na reta final, mas Léo Jardim salvou o Cruz-Maltino.
Em busca da virada, o Vasco voltou do intervalo com mudanças. Andrés Gómez entrou no lugar de Mateus Carvalho, que cometeu alguns erros na saída de bola no primeiro tempo. Mais ofensivo, o Cruz-Maltino pressionou e criou duas chances nos primeiros 10 minutos, mas a falta de pontaria era um problema.
O Ceará conseguiu equilibrar as ações e deixou o jogo morno. Porém, a expulsão de Rodriguinho, aos 27 minutos, deu um novo panorama para a partida. Em vantagem numérica, o Vasco não demorou para ficar na frente do placar. Em bela jogada de Andrés Gómez, aos 35, Cuesta recebeu na área e marcou na estreia.
Na frente do placar e em vantagem numérica, o Vasco resolveu administrar o resultado e reforçou a defesa. Nos acréscimos, no entanto, a defesa vacilou. Aos 50 minutos, Paulo Henrique perdeu a bola na entrada da área, Fernandinho chutou, Léo Jardim deu rebote e Pedro Henrique empatou no apagar das luzes.
Vasco x Ceará
Brasileirão – 23ª rodada
- Data: 14/09/2025
- Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
- Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique, Robert Renan, Lucas Freitas (Carlos Cuesta) e Puma Rodríguez; Barros (David), Mateus Carvalho (Andrés Gómez) e Philippe Coutinho (Lucas Oliveira); Nuno Moreira (Paulinho), Rayan e Vegetti. Técnico: Fernando Diniz
- Ceará: Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marcos Victor, Willian Machado e Matheus Bahia; Richardson (Fernando Sobral), Diego e Lourenço (Rodriguinho); Galeano (Vina), Paulo Baya (Fernandinho) e Pedro Raul (Pedro Henrique). Técnico: Léo Condé
- Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP/Fifa)
- Assistentes: Neuza Ines Back (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
- VAR: Claudio Rocha Filho (SP)
- Gols: Philippe Coutinho, aos 11′ do 1ºT (1-0); Galeano, aos 15′ do 1ºT (1-1); Carlos Cuesta, aos 35′ do 2ºT (2-1); Pedro Henrique, aos 50′ do 2ºT (2-2)
- Cartões amarelos: Lucas Freitas, Barros, Andrés Gómez (VAS); Fabiano Souza, Richardson (CEA)
- Cartões vermelhos: Rodriguinho (CEA)
Fonte: O Dia