O Vasco foi o primeiro campeão do Torneio de Paris

O Vasco foi Campeão invicto do Torneio de Paris em 1957, após vencer o Real Madrid por 4 a 3.

Neste artigo falarei sobre a conquista invicta do Torneio de Paris pelo Vasco da Gama no ano de 1957. O Torneio de Paris é uma competição amistosa internacional disputada por quatro equipes e a primeira edição foi em 57, e a última em 2010. O Vasco foi Campeão ao vencer por 4 a 3 o Real Madrid da Espanha em 14 de junho de 1957 no Parc des Princes, com dois gols de Walter, um de Vavá e outro de Livinho. Além de Vasco e Real Madrid, participaram da edição de 57 as equipes Racing CF – FRA e Rot-Weiss Essen – ALE. O Vasco derrotou os franceses por 2 a 1, em 12 de junho de 1957 no Parc des Princes, e o Real goleou por 5 a 0 os alemãos.

A equipe cruzmaltina era: Carlos Alberto; Dario, Viana, Orlando e Ortunho; Laerte e Válter; Sabará, Livinho, Vavá e Pinga. Técnico: Martim Francisco.

O Vasco da Gama, que além de ter sido o primeiro campeão sul-americano, em 1948, foi o primeiro clube sul-americano a derrotar um campeão europeu, feito que havia sido tentado antes, sem sucesso, por nada menos que o Santos de Pelé. A conquista do Vasco em Paris em 1957 foi assim a principal fonte de inspiração para a criação da Copa Intercontinental.

Além desta (57), o Vasco participou das seguintes edições, ficando nas segintes colocações: 1959 ficou em 3º lugar; 1966 em 4º lugar; 1977 também foi o 4º colocado; 1981 foi o 3º colocado; e 1989 também foi novamente o 3º colocado. O Flamengo nunca venceu o Torneio, mas foi vice em 1991, quando perdeu para o Olympique de Marseille – FRA, por 1 a 0.

A França é o País que tem mais Clubes campeões (12), seguida pelo Brasil (7), Bélgica (4), Países Baixos (2), Espanha (1), Iugoslávia (1), Portugal (1), Romênia (1), e Tchecoslováquia (1). Os brasileiros campeões além de Vasco são: o Santos (2 vezes), Fluminense (2 vezes), Botafogo, e Atlético – MG.

Curta nossa fan page no facebook

Anderson Montalvão

Comente

Veja também
Saiba quem são os 10 jogadores que podem aproveitar a Data Fifa no Vasco

Com uma semana livre para treinos antes do próximo compromisso, jogadores do Vasco da Gama aproveitam data Fifa para recuperar boa forma.

Casimiro doa R$ 10 mil para torcida do Vasco organizar festa contra o Atlético-MG

Para incentivar os jogadores, a Força Jovem planeja festa para antes do duelo de volta da Copa do Brasil e Casimiro doa montante.

Cauan Barros se destaca no Amazonas e sonha com vaga na Série A

Emprestado pelo Vasco da Gama, Cauan Barros é destaque do Amazonas e mira acesso para a elite do Brasileiro.

Elenco do Vasco se reapresenta após folga; veja programação

Após folga, elenco do Vasco da Gama se reapresenta nesta quarta-feira (9) e inicia os treinos para os confrontos decisivos; veja programação.

Vasco tentou contratar Rodrigo Caetano antes de fechar com Marcelo Sant’Ana

Atualmente na CBF, Rodrigo Caetano esteve em pauta no Vasco da Gama para assumir o cargo de diretor executivo.

Sair da versão mobile