Vasco Campeão do Campeonato Sul-Americano de Campeões em 1948

O Vasco foi campeão do Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões, a nossa "primeira Libertadores".

Vamos nos informar sobre grandes triunfos do Gigante da Colina ao longo de sua grandiosa história, e neste texto, o site vasconoticias.com.br vai ao ano de 1948 através de pesquisas para trazer as informações sobre a conquista invicta do Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões. Este título mais importante do Vasco até a conquista da Taça Libertadores em 98, e durante a competição, aquipe conseguiu quatro vitórias e dois empates, superando um dos principais clubes da época, o River Plate, da Argentina, que era chamado de “La Maquina” e tinha o craque Di Stéfano, a equipe vice campeã. A competição foi relizada pelo Colo-Colo do México, país anfitrião, no peíodo de 11 de fevereiro de 1948 a 14 de março de 1948.

O Vasco entrou na justiça para ser reconhecido como o primeiro campeão da Libertabores, já que este Campeonato (Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões) deu origem à esta atual competição, e a Conmebol passou a reconhecê-lo em 1996. Assim, o Vasco se tornou também o primeiro campeão sul-americano. Amparada em documentos, a diretoria cruzmaltina vem tentando em contato com a Confederação Sul-Americana de Futebol – a oficialização do título e caso consiga, passa a ser bi-campeão da Libertadores. “Temos um dossiê preparado e que está sendo encadernado. O presidente (Roberto Dinamite) já assinou, restando apenas encaminhar para a Conmebol. – disse João Ernesto, vice de Relações Especializadas do Clube.

No dia 14 de março de 1948 às 19:00 o Vasco entrou no Estadio Nacional de Chile, na presença de 52.000 torcedores, empatou com o River Plate, em zero a zero, resultado suficiente para sagrar-se campeão. nesta partida, o Vasco jogou com a camisa preta com faixa diagonal branca e calções brancos. O técnico Flávio Costa resolveu barrar para a final o zagueiro argentino Rafagnelli, até então titular absoluto. O caso nunca ficou bem esclarecido. Anos mais tarde, Flávio Costa disse que na véspera da partida não sentiu confiança no jogador.

Extraímos do globoesporte.com as fichas de todos os jogos, e você pode conferir abaixo, as escalções, os gols, resultados, muito mais.

VASCO 2 x 1 LITORAL-BOL
Estádio: Nacional, em Santiago, no Chile
Data: 14/02/1948
Árbitro: Carlos Lesson (CHI)
Gols: Lelé (2); Sandoval
Cartão vermelho: Ismael (V)
VASCO: Barbosa, Augusto (Rafagnelli) e Wilson; Ely, Danilo e Jorge; Friaça, Maneca (Ismael), Dimas (Djalma), Lelé e Chico.
LITORAL: Gafure (Millan), Arraz e Bustamante; Vargas, Valencia e Ibanez; Sandoval, Rodriguez, Caparelli, Gutierrez e Orgaz.

VASCO 4 x 1 NACIONAL-URU
Estádio: Nacional, em Santiago, no Chile
Data: 18/02/1948
Árbitro: Higino Madrid (CHI)
Gols: Ademir, Maneca, Danilo e Friaça; Wálter Gómez
VASCO: Barbosa, Wilson e Rafagnelli; Ely, Danilo e Jorge; Djalma, Maneca, Friaça, Ademir (Ismael) e Chico.
NACIONAL: Paz, Raul Pini e Tejera; Gambetta (Talba), Rodolfo Pini e Cajiga; Castro, Wálter Gómez, Marin, José Garcia e Orlandi.

VASCO 4 x 0 MUNICIPAL-PER
Estádio: Nacional, em Santiago, no Chile
Data: 25/02/1948
Árbitro: Julio White (CHI)
Gols: Lelé, Friaça (2) e Ismael
VASCO: Barbosa (Barcheta 37’/2ºT), Wilson e Rafagnelli; Ely, Danilo e Jorge; Djalma, Maneca (Dimas 28’/2ºT), Friaça, Lelé (Ismael, intervalo) e Chico.
MUNICIPAL: Suárez, Cavadas e Perales; Colunga, Castillo e Cellis (Ruiz 18’/2ºT); Mola (Navarrete 38’/2ºT), Mosquera (López 14’/2ºT), Drago, Guzman e Torres.

VASCO 1 x 0 EMELEC-EQU
Estádio: Nacional, em Santiago, no Chile
Data: 29/02/1948
Árbitro: Higino Madri (CHI)
Gol: Ismael
VASCO: Barbosa, Augusto e Rafagnelli; Ely, Danilo e Jorge; Djalma, Maneca (Dimas), Friaça, Lelé (Ismael) e Chico (Nestor).
EMELEC: Arias, Zurita e Enriquez; Mendonza I, Alvarez e Ortiz (Riveros); Fernandez, Jiménez, Alcibar, Yepes e Mendonza II.

VASCO 1 x 1 COLO COLO-CHI
Estádio: Nacional, em Santiago, no Chile
Data: 07/03/1948
Árbitro: Carlos Paredes (BOL)
Gols: Farias; Friaça
VASCO: Barbosa, Augusto e Wilson; Ely, Danilo e Jorge; Djalma, Maneca (Lelé) (Maneca), Friaça, Ismael e Chico (Nestor).
COLO COLO: Fernandes, Fuerzalida (Urroz) e Pino; Machuca, Miranda e Muñoz; Castro (Clavero), Farias, Infante (Lorca), Varela e López.
* Obs.: O regulamento permitia que um jogador substituído voltasse a campo.

VASCO 0 x 0 RIVER PLATE-ARG
Estádio: Nacional, em Santiago, no Chile
Data: 14/03/1948
Árbitro: Nobel Valentine (URU)
Cartões vermelhos: Chico (V) e Mendez (RP)
VASCO: Barbosa, Augusto e Wilson (Rafagnelli); Ely, Danilo e Jorge; Djalma, Maneca (Lelé), Friaça (Dimas), Ismael e Chico
RIVER PLATE: Grizetti, Vaghi e Rodríguez; Yácono (Mendez), Rossi e Ramos (Ferrari); Reyes (Muñoz), Moreno, Di Stéfano, Labruña e Lostau

trofeu vasco 1948

Jogadores do Vasco inscritos na competição:

JOGADOR PARTIDAS GOLS
Barbosa (goleiro) 6 -3*
Barcheta (goleiro) 1 0*
Augusto (zagueiro) 4
Wilson (zagueiro) 5 – 
Rafagnelli (zagueiro) 5
Ely (meia) 6
Danilo (meia) 6 1
Jorge (meia) 6 – 
Moacir (meia)
Djalma (atacante) 6
Nestor (atacante) 2
Maneca (meia) 6 1
Ademir (atacante) 1 1
Dimas (atacante) 4
Lelé (atacante) 5 3
Friaça (atacante) 6 4
Ismael (atacante) 6 2
Chico (atacante) 6
* Gols sofridos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este foi mais um texto sobre o desempenho do Vasco em competições que aconteceram há um bom tempo, e que jovens vascaínos não as conhecem em detalhes, e aqui assumimos a missão de pesquisar e informá-los. A partir desta leitura, você poderá esbanjar conhecimentos sobre nossa belíssima história. Vamos torcer que o reconhecimento como a primeira Libertadores aconteça e a partir disso sermos oficialmente bi-campeões da Taça Libertadores da América.

Anderson Montalvão

Comente

Veja também
Assista aos melhores momentos de Vasco 1 x 0 Flamengo pelo Carioca Sub-20

Vasco da Gama vence o Flamengo neste sábado (12) e conquista o título do Carioca Sub-20, de forma invicta; veja os melhores momentos.

Rafael Paiva completa 1 turno no Campeonato Brasileiro e reencontra 1º rival

Após um turno no comando do Vasco da Gama, Rafael Paiva reencontra São Paulo; no 1º jogo o Cruzmaltino goleou por 4×1.

Bruno Lopes comemora título do Carioca Sub-20 e provoca o Flamengo

Na manhã deste sábado (12), o Vasco da Gama bateu o Flamengo pelo sub-20 e conquistou o título do Carioca; Bruno Lopes provoca rival.

Vasco vence o Flamengo é bicampeão do Carioca Sub-20

O Sub-20 do Vasco da Gama venceu o Flamengo por 1×0 e conquistou o bicampeonato do Carioca de forma invicta.

Lucas Eduardo projeta final do Carioca Sub-20 contra o Flamengo

O volante Lucas Eduardo destacou que o jogo será difícil, mesmo disputando em São Januário, mas mira vitória do Vasco.

Sair da versão mobile