Vasco Campeão do Campeonato Sul-Americano de Campeões em 1948

O Vasco foi campeão do Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões, a nossa "primeira Libertadores".

Vamos nos informar sobre grandes triunfos do Gigante da Colina ao longo de sua grandiosa história, e neste texto, o site vasconoticias.com.br vai ao ano de 1948 através de pesquisas para trazer as informações sobre a conquista invicta do Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões. Este título mais importante do Vasco até a conquista da Taça Libertadores em 98, e durante a competição, aquipe conseguiu quatro vitórias e dois empates, superando um dos principais clubes da época, o River Plate, da Argentina, que era chamado de “La Maquina” e tinha o craque Di Stéfano, a equipe vice campeã. A competição foi relizada pelo Colo-Colo do México, país anfitrião, no peíodo de 11 de fevereiro de 1948 a 14 de março de 1948.

O Vasco entrou na justiça para ser reconhecido como o primeiro campeão da Libertabores, já que este Campeonato (Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões) deu origem à esta atual competição, e a Conmebol passou a reconhecê-lo em 1996. Assim, o Vasco se tornou também o primeiro campeão sul-americano. Amparada em documentos, a diretoria cruzmaltina vem tentando em contato com a Confederação Sul-Americana de Futebol – a oficialização do título e caso consiga, passa a ser bi-campeão da Libertadores. “Temos um dossiê preparado e que está sendo encadernado. O presidente (Roberto Dinamite) já assinou, restando apenas encaminhar para a Conmebol. – disse João Ernesto, vice de Relações Especializadas do Clube.

No dia 14 de março de 1948 às 19:00 o Vasco entrou no Estadio Nacional de Chile, na presença de 52.000 torcedores, empatou com o River Plate, em zero a zero, resultado suficiente para sagrar-se campeão. nesta partida, o Vasco jogou com a camisa preta com faixa diagonal branca e calções brancos. O técnico Flávio Costa resolveu barrar para a final o zagueiro argentino Rafagnelli, até então titular absoluto. O caso nunca ficou bem esclarecido. Anos mais tarde, Flávio Costa disse que na véspera da partida não sentiu confiança no jogador.

Extraímos do globoesporte.com as fichas de todos os jogos, e você pode conferir abaixo, as escalções, os gols, resultados, muito mais.

VASCO 2 x 1 LITORAL-BOL
Estádio: Nacional, em Santiago, no Chile
Data: 14/02/1948
Árbitro: Carlos Lesson (CHI)
Gols: Lelé (2); Sandoval
Cartão vermelho: Ismael (V)
VASCO: Barbosa, Augusto (Rafagnelli) e Wilson; Ely, Danilo e Jorge; Friaça, Maneca (Ismael), Dimas (Djalma), Lelé e Chico.
LITORAL: Gafure (Millan), Arraz e Bustamante; Vargas, Valencia e Ibanez; Sandoval, Rodriguez, Caparelli, Gutierrez e Orgaz.

VASCO 4 x 1 NACIONAL-URU
Estádio: Nacional, em Santiago, no Chile
Data: 18/02/1948
Árbitro: Higino Madrid (CHI)
Gols: Ademir, Maneca, Danilo e Friaça; Wálter Gómez
VASCO: Barbosa, Wilson e Rafagnelli; Ely, Danilo e Jorge; Djalma, Maneca, Friaça, Ademir (Ismael) e Chico.
NACIONAL: Paz, Raul Pini e Tejera; Gambetta (Talba), Rodolfo Pini e Cajiga; Castro, Wálter Gómez, Marin, José Garcia e Orlandi.

VASCO 4 x 0 MUNICIPAL-PER
Estádio: Nacional, em Santiago, no Chile
Data: 25/02/1948
Árbitro: Julio White (CHI)
Gols: Lelé, Friaça (2) e Ismael
VASCO: Barbosa (Barcheta 37’/2ºT), Wilson e Rafagnelli; Ely, Danilo e Jorge; Djalma, Maneca (Dimas 28’/2ºT), Friaça, Lelé (Ismael, intervalo) e Chico.
MUNICIPAL: Suárez, Cavadas e Perales; Colunga, Castillo e Cellis (Ruiz 18’/2ºT); Mola (Navarrete 38’/2ºT), Mosquera (López 14’/2ºT), Drago, Guzman e Torres.

VASCO 1 x 0 EMELEC-EQU
Estádio: Nacional, em Santiago, no Chile
Data: 29/02/1948
Árbitro: Higino Madri (CHI)
Gol: Ismael
VASCO: Barbosa, Augusto e Rafagnelli; Ely, Danilo e Jorge; Djalma, Maneca (Dimas), Friaça, Lelé (Ismael) e Chico (Nestor).
EMELEC: Arias, Zurita e Enriquez; Mendonza I, Alvarez e Ortiz (Riveros); Fernandez, Jiménez, Alcibar, Yepes e Mendonza II.

VASCO 1 x 1 COLO COLO-CHI
Estádio: Nacional, em Santiago, no Chile
Data: 07/03/1948
Árbitro: Carlos Paredes (BOL)
Gols: Farias; Friaça
VASCO: Barbosa, Augusto e Wilson; Ely, Danilo e Jorge; Djalma, Maneca (Lelé) (Maneca), Friaça, Ismael e Chico (Nestor).
COLO COLO: Fernandes, Fuerzalida (Urroz) e Pino; Machuca, Miranda e Muñoz; Castro (Clavero), Farias, Infante (Lorca), Varela e López.
* Obs.: O regulamento permitia que um jogador substituído voltasse a campo.

VASCO 0 x 0 RIVER PLATE-ARG
Estádio: Nacional, em Santiago, no Chile
Data: 14/03/1948
Árbitro: Nobel Valentine (URU)
Cartões vermelhos: Chico (V) e Mendez (RP)
VASCO: Barbosa, Augusto e Wilson (Rafagnelli); Ely, Danilo e Jorge; Djalma, Maneca (Lelé), Friaça (Dimas), Ismael e Chico
RIVER PLATE: Grizetti, Vaghi e Rodríguez; Yácono (Mendez), Rossi e Ramos (Ferrari); Reyes (Muñoz), Moreno, Di Stéfano, Labruña e Lostau

trofeu vasco 1948

Jogadores do Vasco inscritos na competição:

JOGADORPARTIDASGOLS
Barbosa (goleiro)6-3*
Barcheta (goleiro)10*
Augusto (zagueiro)4
Wilson (zagueiro)5– 
Rafagnelli (zagueiro)5
Ely (meia)6
Danilo (meia)61
Jorge (meia)6– 
Moacir (meia)
Djalma (atacante)6
Nestor (atacante)2
Maneca (meia)61
Ademir (atacante)11
Dimas (atacante)4
Lelé (atacante)53
Friaça (atacante)64
Ismael (atacante)62
Chico (atacante)6
* Gols sofridos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este foi mais um texto sobre o desempenho do Vasco em competições que aconteceram há um bom tempo, e que jovens vascaínos não as conhecem em detalhes, e aqui assumimos a missão de pesquisar e informá-los. A partir desta leitura, você poderá esbanjar conhecimentos sobre nossa belíssima história. Vamos torcer que o reconhecimento como a primeira Libertadores aconteça e a partir disso sermos oficialmente bi-campeões da Taça Libertadores da América.

Anderson Montalvão

Comente

Veja também
Lucas Eduardo do Sub-20 do Vasco
Lucas Eduardo projeta final do Carioca Sub-20 contra o Flamengo

O volante Lucas Eduardo destacou que o jogo será difícil, mesmo disputando em São Januário, mas mira vitória do Vasco.

Torcida do Vasco em São Januário
Torcida do Vasco planeja festa inspirada nos anos 90 para jogo na Copa do Brasil

A torcida organizada do Vasco prepara grande festa para o jogo contra o Atlético-MG e a vaquinha já ultrapassou R$ 60 mil.

Leandrinho em jogo contra o São Paulo
MP reconsidera decisão e autoriza São Paulo x Vasco com duas torcidas

O MPSP reconsiderou a decisão e autorizou a partida entre São Paulo e Vasco com as duas torcidas, no Brinco de Ouro da Princesa.

Equipe Sub-20 do Vasco
Vasco enfrenta o Flamengo neste sábado em busca Bi do Carioca Sub-20

Após vencer o 1º jogo, o Vasco da Gama volta a enfrentar o Flamengo neste sábado, em São Januário, pela final do Carioca Sub-20.

Vegetti em jogo contra o São Paulo
Vegetti se torna o maior artilheiro em competições nacionais na temporada

O atacante do Vasco da Gama, Vegetti, tem 15 gols marcados no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil nesta temporada.