Vasco cai em chave complicada na Libertadores

Campeão da Copa do Brasil e vice-campeão brasileiro, o Vasco está no Grupo 5, encabeçado pelo Nacional-URU.

Os clubes brasileiros não devem ter vida fácil na Copa Libertadores de 2012. Santos, Corinthians, Vasco, Fluminense, Flamengo e Internacional terão compromissos duros na próxima edição do maior torneio das Américas.

Com a definição das vagas após a última rodada do Brasileirão, um confronto espetacular pode acontecer já na fase de grupos: Internacional x Santos. Isso vai ocorrer se o Inter passar pelo Once Caldas na fase preliminar. Assim, o Colorado ficaria no Grupo 1, encabeçado pelo Peixe, atual campeão.

Já o Fluminense vai reencontrar o Boca Juniors, clube que ele eliminou na Libertadores de 2008. O Flamengo, por sua vez, vai encarar a altitude de mais de 4 mil metros para enfrentar o Real Potosí, da Bolívia, na fase preliminar.

Quem também pode cair numa chave complicada é o Vasco. Nacional, campeão uruguaio, já está classificado. Além dele, o Cruz-Maltino pode ter como rivais LDU, Libertad ou Olimpia. O outro rival vem do Peru (Alianza Lima ou Juan Aurich).

Teoricamente quem pode ter uma vida mais tranquila é o Corinthians, campeão brasileiro. Ele caiu no Grupo 6, com Cruz Azul (México), Deportivo Táchira (Venezuela) e um representante do Paraguai.

Confira mais detalhes dos rivais dos brasileiros:

Santos: Atual campeão da Libertadores, o Santos caiu no Grupo 1, mas pode encarar logo o Internacional, que vai enfrentar o terceiro representante da Colômbia (Once Caldas, Millonarios ou Envigado) na fase preliminar. Os outros rivais do Peixe são Peru 1 (Alianza Lima ou Juan Aurich disputarão em dois jogos a final) e Bolívia 2 (o vencedor do Apertura, que pode ser The Strongest, San Jose, Aurora, Nacional de Potosí, Universitario, Gubaira ou Oriente Petrolero – o Bolívar, outro concorrente, já é o Bolívia 1).

Corinthians: Como campeão brasileiro, o Corinthians fica no Grupo 6, ao lado de Cruz Azul (México), Deportivo Táchira (Venezuela) e do Paraguai 2 (Nacional ou o campeão do Clausura, que está sendo disputado por Libertad, Olimpia, Cerro Porteño e Nacional – o dono da pior campanha entre os dois na soma do Apertura e do Clausura cairá neste grupo).

Vasco: Campeão da Copa do Brasil e vice-campeão brasileiro, o Vasco está no Grupo 5, encabeçado pelo Nacional-URU. Os outros rivais são Peru 2 (o vice-campeão do Descentralizado – Alianza Lima e Juan Aurich farão a final) e o vencedor da chave 4 da fase preliminar. Esta chave será disputada pelo Equador 3 (o terceiro classificado, ou seja, LDU ou El Nacional) e pelo Paraguai 3 (terceiro melhor na classificação geral: Olimpia ou Libertad).

Fluminense: O Tricolor caiu no Grupo 4, com o Boca Juniors – que se sagrou campeão do Apertura neste domingo -, Zamora (campeão do Clausura venezuelano) e o vencedor da chave 1 da fase preliminar (Arsenal de Sarandí-ARG ou Sport Huancayo-PER).

Flamengo: Classificado em quarto, o Rubro-Negro terá de fazer dois jogos contra o Real Potosí e a altitude da Bolívia para se classificar à fase de grupos. Aí, cairia no Grupo 2, com Paraguai 1 (Nacional ou o campeão do Clausura, disputado por Libertad, Olimpia e Cerro – a melhor campanha entre os dois na soma do Apertura e do Clausura), o vice-campeão equatoriano (Emelec ou Deportivo Quito) e o terceiro colocado na classificação geral do Campeonato Argentino (Lanús e Godoy Cruz estão na briga).

Internacional: Com a última vaga pelo Brasileirão, o Inter vai enfrentar o terceiro representante da Colômbia (Once Caldas, Millonarios ou Envigado) na fase preliminar. Passando, cairá no Grupo 1, com Santos, Peru 1 (Alianza Lima ou Juan Aurich disputarão em dois jogos a final) e Bolívia 2 (o vencedor do Apertura, que pode ser Bolívar, The Strongest, San Jose, Aurora, Nacional de Potosí, Universitario, Gubaira ou Oriente Petrolero).

Lancenet

Promoção: Inscreva seu email abaixo e concorra à uma camisa oficial do Vasco

Comente

Veja também
Vasco fecha parceria para retorno das categorias de base do futebol feminino

Com colaboração do CF4, o Vasco da Gama anunciou o retorno das categorias de base do futebol feminino, após um ano e meio parado.

João Victor apresenta bons números e vira peça importante no Vasco

João Victor teve bom desempenho nos últimos jogos do Vasco da Gama e pode ganhar mais chances com Rafael Paiva.

Puma é convocado pelo Uruguai para jogos das eliminatórias

O lateral-direito do Vasco, Puma foi chamado pelo técnico Marcelo Bielsa para os jogos contra Peru e Equador.

Conheça os 2 prefeitos de capitais eleitos no 1º turno que torcem para o Vasco

O Vasco da Gama tem dois torcedores que foram eleitos prefeitos de capitais no 1º turno da eleição do último domingo.

Personagens ligados ao Vasco não tiveram sucesso nas urnas

Torcedores do Vasco, Roberto Monteiro e Zé Colmeia não conseguiram eleger nas eleições municipais do Rio de Janeiro.

Sair da versão mobile