Vasco busca vaga na semifinal da Sul-Americana

O Vasco enfrenta o Universitario, em Lima, com o objetivo de dar o primeiro passo rumo à sua primeira semifinal.

Nos últimos anos, os clubes brasileiros vêm realizando grandes campanhas na Copa Sul-Americana. No entanto, isto não tem acontecido com o Vasco. Em todas as oportunidades que disputou a competição, o Gigante da Colina nunca passou das quartas de final, fase na qual se encontra atualmente. Na noite desta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), o clube enfrenta o Universitario, em Lima, com o objetivo de dar o primeiro passo rumo à sua primeira semifinal.

Se em outros anos o Vasco não chegava embalado para os confrontos, a história nesta temporada se mostra bem diferente. A classificação para as quartas foi conquistada após uma acachapante goleada por 8 a 3 diante do Aurora, da Bolívia, em São Januário. Além disso, no Campeonato Brasileiro o clube ocupa a vice-liderança, atrás do Corinthians apenas nos critérios de desempate. Ou seja, o momento é mais do que favorável.

O mesmo não se pode dizer do rival peruano. O Universitario é um dos clubes mais populares do país, mas vive momento conturbado. Os salários estão atrasados e os jogadores chegaram a ameaçar entrar em greve. Mas mesmo assim eles esperam fazer bonito diante de sua torcida no Estádio Nacional, que foi totalmente remodelado e está pronto para receber a partida.

Carlos Veras Rodríguez, do Equador, será o árbitro da partida, que terá transmissão da TV Globo. O GLOBOESPORTE.COM, em Tempo Real e com vídeos exclusivos, acompanha todas as emoções do confronto.

Universitario: o técnico José “Chemo” Del Solar vai armar a equipe para enfrentar o Vasco contando com força máxima. Com isso, o time entra em campo com:Llontop, Mendoza, Galván, Galliquio e Rabanal; Torres, Gonzáles, Vitti e Ampuero; Ruidíaz e Andy Polo.

Vasco: sem mudar o que está dando certo, Cristóvão Borges manteve a opção por um time misto e também o mistério para o confronto contra o Universitário. Entretanto, o treinador vascaíno confirmou as escalações de Diego Souza e Fagner entre os titulares. Baseado na formação do treinamento da última segunda-feira, o provável time do Vasco terá: Fernando Prass, Fagner, Nilton, Douglas e Julinho; Diego Rosa, Allan, Fellipe Bastos e Bernardo; Diego Souza e Alecsandro

Universitario: em relação ao último compromisso da equipe na Sul-americana (vitória nos pênaltis sobre o Godoy Cruz), a ausência é o experiente atacante Johan Fan, de 33 anos. Em seu lugar, a aposta é no jovem Alvaro Ampuero, de apenas 19.

Vasco: Renato Silva, Dedé, Romulo, Felipe, Eder Luis e Elton estão entre os principais jogadores poupados por Cristóvão Borges. Machucados, Eduardo Costa, Victor Ramos, Juninho Pernambucano e Jumar estão fora também


Universitario:
com apenas 17 anos, o atacante Andy Polo subiu este ano para o time principal do Universitário e tem como principais características a habilidade e a velocidade. Conhecido como Jóia entre torcedores e dirigentes do Universitario, Polo já foi chamado para treinar com a seleção principal, seguindo a trajetória de sucesso que teve nas seleções sub-15 e sub-17 do país

Vasco: Diego Souza é a grande esperança do Vasco. O apoiador, que está suspenso da próxima partida pelo Brasileiro, será, ao lado de Fagner e Fernando Prass, os únicos titulares para este jogo. Diego terá a missão de encostar em Alecsandro, pois atuará mais avançado com Bernardo sendo o armador principal.

Toñito Gonzáles, volante do Universitario: “O Vasco é um rival duríssimo, já vimos como venceram o Aurora e agora temos que nos preparar para conseguirmos a vitória em casa. Nossa obrigação é assegurar a vitória no Peru para selarmos a classificação no Brasil”.

Cristóvão Borges, técnico do Vasco:“É um time forte fisicamente, joga com uma certa velocidade, em um sistema com três jogadores rápidos na frente, um armador argentino que joga por trás e uma marcação forte – descreveu o comandante vascaíno””.

* Esta é a décima partida do Vasco contra uma equipe peruana na história. Nos primeiros nove jogos disputados, foram seis vitórias brasileiras, dois empates e apenas um triunfo peruano, obtido pelo Sporting Cristal. Desses nove jogos, três foram contra o Universitario.

* Esta é a quinta vez que o Universitario participa da Copa Sul-americana e, apenas neste ano a equipe avançou de fase. O Vasco também disputa a competição pela quinta vez.

* O Vasco disputou oito partidas como visitante na história da Sul-Americana, obtendo uma vitória (4 a 2 sobre o Atlético-PR, em 2007) e sete derrotas, com oito gols a favor e 20 contra.

A última vez que o Vasco enfrentou o Universitario foi há nada menos do que 51 anos. No dia 3 de fevereiro de 1960, o time cruz-maltino derrotou o rival por 3 a 1, em jogo amistoso realizado no Peru.

Fonte: globo esporte

Comente

Veja também
Ingressos para Vasco x Operário-PR pela Copa do Brasil

Já está à venda os ingressos para o jogo de volta entre Vasco da Gama e Operário-PR, pela terceira fase da Copa do Brasil.

Vegetti brinca e Tchê Tchê abre o jogo sobre treta com Diniz

Tchê Tchê explicou como está a relação com o Fernando Diniz, após treta e projeta melhora do Vasco com o técnico.

Artilheiro do Brasileiro, Vegetti revela papo com Diniz

Autor de dois gols na vitória do Vasco da Gama contra o Fortaleza, Vegetti assume a artilharia do Brasileiro e revela conversa com Diniz.

Diniz revela que Jair pode ser negociado

Fernando Diniz revelou que permanência de Jair está sendo avaliada no Vasco, após justificar ausência do jogador.

Diniz elogia elenco e se diz feliz com retorno ao Vasco

Na sua reestreia em São Januário, Fernando Diniz exalta qualidade do elenco do Vasco da Gama e cita felicidade de estar de volta.

De pé em pé: Diniz destaca gol do Vasco que começou com Léo Jardim

Treinador do Vasco da Gama, Fernando Diniz demonstrou sua satisfação ao comentar a atuação do Cruzmaltino na vitória sobre o Fortaleza.

Diniz analisa vitória do Vasco contra o Fortaleza; veja a entrevista coletiva

O técnico Fernando Diniz analisa o desempenho da equipe após conquistar sua primeira vitória no retorno ao Vasco.

Fernando Diniz estipula data para volta de Payet

Em tratamento de uma lesão no joelho, Payet já está em transição física e Diniz estipula data de retorno do francês ao Vasco da Gama.

Sálvio Spínola critica atuação de Daronco em Vasco x Fortaleza

Comentarista de arbitragem, Sálvio Spínola reprovou a performance do juiz Anderson Daronco na vitória do Vasco sobre o Fortaleza.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Fortaleza

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste sábado, contra o Fortaleza, pelo Brasileiro.

Sair da versão mobile