Vasco busca quebrar tabu e chegar à final da Taça Guanabara

O Vasco está há oito jogos sem vencer o maior rival, sendo a última vitória março de 2009, pela Taça Rio.

Vasco e Flamengo terão que quebrar tabus se quiserem chegar à final da Taça Guanabara. O cruzmaltino está há oito jogos sem vencer o maior rival, sendo a última vitória março de 2009, pela Taça Rio. O rubro-negro, por sua vez, espera ainda por uma grande atuação de sua maior estrela em um clássico regional, já que Ronaldinho Gaúcho ainda não marcou contra os times grandes do Rio de Janeiro.

A última vitória do cruzmaltino ocorreu no dia 22 de março de 2009, quando Elton e Jeferson marcaram os gols do triunfo por 2 a 0, pela fase de grupos da Taça Rio.  Desde então as equipes se enfrentaram em mais oito oportunidades, com três vitórias para o time da Gávea e cinco empates (veja tabela ao lado). O último deles, o Flamengo sem pretensões na última rodada do Brasileiro colocou água no Chopp do Vasco, que lutava ponto a ponto pelo título com o campeão Corinthians.

Eduardo Costa falou sobre essa sequência negativa vivida por sua equipe sem vencer o maior rival. O volante, no entanto, minimizou a estatística pelo fato de a maioria dos jogadores do atual grupo não fazerem parte deste histórico recente.

“Apesar de a grande maioria ter chegado há pouco tempo e não ter pegado esse período de não passar pelo Flamengo, hoje estamos dentro dessa história. É um grupo de jogadores com currículo, trajetória vitoriosa e incomoda. Queremos acabar logo com isso, mas é muito difícil e não pode entrar para ganhar de qualquer jeito”, disse.

Para esta partida, o técnico Cristóvão Borges só não poderá contar com o atacante Éder Luís, que se recupera de fratura no pé direito, e dos volantes Rômulo e Allan, com um edema ósseo e estiramento na coxa direita, respectivamente. Juninho Pernambucano, que não havia treinado na segunda-feira, participou normalmente das atividades desta terça e está confirmado para a partida. O volante, inclusive, deverá ser titular ao lado de Felipe no meio de campo.

Flamengo ainda não decidiu substituto de David Braz

Pelo outro lado do clássico, o Flamengo vive com a frustração de sua maior estrela não ter feito gol em confrontos regionais. Ronaldinho Gaúcho jogou, até o momento, 10 clássicos, mas, embora ainda não tenha estufado as redes adversárias, tem um bom retrospecto e defenderá uma invencibilidade nestas partidas. São duas vitórias e oito empates, além de uma classificação nos pênaltis contra o próprio Vasco em 2011.

Os torcedores estão na expectativa para comemorar um gol do camisa 10 contra um de seus rivais, mas convivem com a desconfiança com seu ídolo, que gosta muito da noite carioca e foi um dos principais nomes neste Carnaval, mesmo sem ter desfilado.

Independentemente de Ronaldinho marcar ou não, o clássico contra o Vasco despertou uma vontade extra nos jogadores. O lateral direito Léo Moura elogiou o rival, mas deixa claro que o rubro-negro fará de tudo para chegar à final.

“É um grande clássico. O Vasco está bem na competição, mas clássico é clássico. Nós vamos buscar a vitória, pois só assim chegaremos à final da Taça Guanabara”, afirmou.

O técnico Joel Santana ainda não definiu o substituo de David Braz, que levou o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão automática. O mais provável é que Gustavo seja o escolhido, embora o treinado não descarte improvisar Airton na zaga e utilizar Maldonado no meio campo.

“Treinamos duas formações e vamos ver o que iremos definir. O que tentamos fazer no treino é ver como estes times se comportavam em campo e agora vamos escolher o modo mais agradável para nós. Foram 30 minutos de treino. É pouco, mas pelo menos não crio uma surpresa para eles. Isso não é mistério”, disse Joel.

FICHA TÉCNICA:
VASCO X FLAMENGO

Estádio:Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 22/2/2012 – 22h (de Brasília)
Árbitro: Luis Antonio Silva dos Santos
Auxiliares: Luiz Antonio Muniz de Oliveira e Eduardo de Souza Couto

VASCO:Fernando Prass, Fagner, Dedé, Rodolfo e Thiago Feltri; Eduardo Costa, Nilton, Felipe e Juninho; Diego Souza e Alecsandro.
Técnico: Cristóvão Borges

FLAMENGO:Felipe, Léo Moura, Welinton, Gustavo (Airton) e Junior Cesar; Aírton (Maldonado), Willians, Renato e Ronaldinho; Love e Deivid.

Técnico: Joel Santana

uol

Curta nossa fan page no facebook

Inscreva seu e-mail abaixo e concorra a um Celular Oficial do Vasco

Comente

Veja também
Reta final! Confira os últimos jogos do Vasco em São Januário antes da reforma

Previsão do Vasco da Gama é poder iniciar as obras de revitalização em São Januário imediatamente após o fim do Campeonato Brasileiro.

Sforza ou Cocão? Veja números dos volantes que brigam por vaga no Vasco

Jovens meias do Vasco da Gama, Sforza e Mateus Cocão tem se revesado no time titular comandado por Rafael Paiva.

Sem vencer há 6 jogos, Vasco vive maior jejum de vitórias na temporada

A última vitória do Vasco da Gama aconteceu no início de setembro, quando o Cruzmaltino venceu o Vitória por 1×0.

Presidente do Conselho Fiscal do Vasco explica ‘reservas’ da aprovação de contas de 2023

João Marcos Amorim, falou sobre a “aprovação com reservas” das contas de 2023, último ano de gestão do ex-presidente Jorge Salgado.

Vasco e Força Jovem firmam parceria para grande festa na Copa do Brasil

Clube e torcida prometem realizar uma grande recepção para o time que enfrenta o Atlético-MG, pelas semifinais da Copa do Brasil, no dia 17.

Sair da versão mobile