Vasco busca parceiro ideal para Barros em meio a rodízio no meio-campo

Destaque do Vasco da Gama no Brasileiro, o volante Cauan Barros saiu contundido contra o São Paulo e pode ser desfalque diante do Botafogo.

Cauan Barros em jogo contra o São Paulo
Cauan Barros em jogo contra o São Paulo (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

Na última janela de transferências, o Vasco solucionou algumas carências do time titular, principalmente na zaga e no ataque. Se antes o clube também buscava um primeiro volante, a chegada de Barros encerrou essa discussão. Agora, o debate passa a ser sobre quem ocupa a vaga de segundo volante na equipe de Fernando Diniz.

Há poucos meses, não havia muito debate. Tchê Tchê foi um dos melhores jogadores do Vasco no início da trajetória de Diniz. O volante subiu bastante de produção e se firmou como peça-chave da equipe. Ele foi destaque em várias partidas, como contra o São Paulo (3 a 1) e contra o Santos (6 a 0), ambas partidas no Morumbis, e nos jogos contra o CSA, pela Copa do Brasil, e Melgar, na Sul-Americana.

No entanto, o volante se machucou na partida contra o Corinthians, pelo Brasileirão, e virou desfalque no meio de campo do Vasco, justamente em seu melhor momento na temporada. Ele voltou ao time na eliminatória contra o Botafogo, pela Copa do Brasil, mas voltou a sentir dores e foi substituído no início do primeiro tempo. Desde que voltou, o meia não retomou o bom momento que vivia.

Em entrevista coletiva neste domingo, após a derrota para o São Paulo, Diniz disse que o Vasco acelerou o retorno do volante na partida contra o Botafogo e analisou que Tchê Tchê ainda está oscilando após a lesão.

— O Tchê Tchê vinha em um momento espetacular até a lesão. Aceleramos um pouco a volta dele para jogar a Copa do Brasil no Engenhão, e ele sentiu de novo. Agora está retomando, oscilando um pouco mais, mas fazendo boas partidas. Em Fortaleza jogou muito bem na lateral, depois veio para dentro e jogou bem. Contra o Vitória fez um bom jogo. Quando perdemos, ficamos procurando um motivo, mas é um jogador que domina muito bem aquela aquela posição.

Na sequência de jogos em que o Vasco iniciou a arrancada no Brasileirão, a dupla de volantes foi composta por Barros e Hugo Moura. A equipe empatou com o Flamengo e venceu Cruzeiro e Bahia com um meio de campo de mais força física. No entanto, Hugo não teve boas atuações nas partidas seguintes contra Palmeiras, Vitória — na qual atuou de zagueiro — e Fortaleza, na qual foi expulso no primeiro tempo.

— Não dá pode falar que o Hugo Moura é reserva do Vasco. Os jogos foram acontecendo, os jogos sucedendo. O Hugo Moura é um dos titulares do time junto com o Vegetti. É só ver o número de participações dele desde que eu estou aqui. A gente tem até quarta-feira para decidir quem vai jogar.

Desde então, Tchê Tchê voltou a ser o titular no meio de campo ao lado de Barros. Hugo saiu do banco no fim do jogo contra o Bragantino, mas ficou na reserva durante toda a partida contra o São Paulo. Na próxima partida do Brasileirão, os dois podem jogar lado a lado, já que Barros saiu de São Januário com muitas dores no último domingo e é dúvida contra o Botafogo.

Problema antigo

A posição de segundo volante do Vasco se tornou uma dor de cabeça desde o início do ano passado. Após a chegada de Paulinho em 2023, o clube parecia ter resolvido a carência de um jogador com chegada ao ataque e poder de marcação. No entanto, após as lesões de Paulinho e Jair em 2024, a equipe passou o ano inteiro desfalcada no setor. Hugo Moura e Cocão deram conta do recado, mas a posição virou uma das prioridades no mercado de transferências para 2025.

Tchê Tchê chegou no início do ano ao Vasco, que tinha as voltas de Jair e Paulinho para se animar. No entanto, Paulinho não engrenou e praticamente não é mais relacionado em campo. Jair demorou a assumir a titularidade, mas em seu melhor momento no clube, voltou a se lesionar de forma grave e virou desfalque até o meio do ano que vem.

Thiago Mendes, contratado para o setor, também não engrenou ainda. O volante está em processo de recondicionamento físico e recebeu poucas oportunidades desde que foi contratado. Mateus Carvalho também teve uma queda de produção em relação ao ano passado. O grande acerto no setor foi a chegada de Barros. Hoje, ele é titular indiscutível da equipe, enquanto Hugo e Tchê Tchê se revezam.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Vasco na Libertadores 2026? Torcedores opinam sobre classificação

Torcida do Vasco da Gama comenta as chances da equipe de disputar a Libertadores da América na próxima temporada.

Paulo Henrique festeja retorno à Seleção Brasileira

Paulo Henrique fará parte do elenco da Seleção Brasileira que enfrentará Senegal e Tunísia neste mês de novembro.

Ancelotti exalta ambiente de SJ e explica convocação de Paulo Henrique

Carlo Ancelotti justifica nova convocação de Paulo Henrique, elogia ambiente em São Januário e agradece recepção do Clube.

‘Vascabelo’ cumpre promessa ao vivo na Cazé TV; veja vídeo

Após quatro vitórias consecutivas, torcedor do Vasco da Gama, ‘Vascabelo’ cumpre promessa ao vivo na Cazé TV; veja vídeo.

Polêmica: Sóbis não aprova vascaíno na Seleção

Ex-jogador Rafael Sóbis comenta sobre possibilidade de convocação de jogadores do Vasco da Gama à Seleção Brasileira e reprova um nome.

Nuno Moreira desfalcará o Vasco pela 1ª vez no Brasileiro

Advertido com o terceiro cartão amarelo, Nuno Moreira é baixa para o clássico e fica fora da 1ª partida pelo Vasco da Gama no Brasileiro.

Paulo Henrique é novamente convocado para a Seleção Brasileira

Destaque pela Seleção Brasileira na Data Fifa de outubro, Paulo Henrique, do Vasco da Gama, é convocado para os próximos amistosos.

Veja as opções de Diniz para substituir Paulo Henrique e Nuno contra o Botafogo

Fernando Diniz terá que buscar substitutos para Paulo Henrique e Nuno Moreira diante do Botafogo; veja possíveis opções.

Apoio da torcida do Vasco após derrota divide opiniões na web

Torcedores do Vasco da Gama presentes em São Januário aplaudem time após derrota e atitude repercute nas redes sociais.

Confira de chances do Vasco se classificar para Libertadores

Com a derrota para o São Paulo, o Vasco da Gama diminuiu suas chances de conquistar a vaga na Libertadores.