Vasco busca atacante com faro de artilheiro; Amarilla e Magnin ainda estão em pauta

Principal objetivo do Vasco da Gama na montagem do elenco para 2022 é contratar um centroavante goleador para substituir Germán Cano.

Respectivamente, Luis Amarilla em ação pela LDU, do Equador, e Pablo Magnin atuando pelo Tigre, da Argentina
Respectivamente, Luis Amarilla em ação pela LDU, do Equador, e Pablo Magnin atuando pelo Tigre, da Argentina

Com a saída de Germán Cano, que deve ser anunciado a qualquer momento no Fluminense, o Vasco inicia a temporada 2022 com uma missão clara e urgente: a de contratar alguém que chegue para ser o fazedor de gols da equipe. A julgar pelos números de anos recentes, no entanto, a tarefa do clube será difícil.

O Vasco tinha interesse na permanência de Cano, que saiu porque seu salário era atrelado ao dólar, e o clube, diante da alta da moeda no Brasil, a partir de um determinado momento, não conseguiu mais pagá-lo – o clube lhe deve cerca de R$ 3,5 milhões. Ele fez 43 gols nos últimos dois anos.

Além de Cano, Daniel Amorim também saiu, o que fez do ataque um dos maiores problemas para Zé Ricardo resolver. Tiago Reis voltou de empréstimo do Confiança, mas não está nos planos do clube. A única opção hoje é Raniel, que chegou ao Vasco nesta semana.

Antes de Cano, o último centroavante vascaíno com mais de 40 gols havia sido Élton, que fez 53 entre os anos 2009 e 2011, em que defendeu a equipe. Uma década atrás, portanto.

Alecsandro, que jogou no Vasco na mesma época que Élton, fez 39 gols. Só que, desde então, a posição teve diferentes donos sem que ninguém conseguisse se firmar de maneira incontestável. Thalles (36 gols), Edmílson (23) e Riascos (20) estão entre os que mais conseguiram balançar as redes nesse período.

Vale fazer uma ressalva a Diego Souza, que não fez tantos gols quanto Cano ou Élton (foram 30 com a camisa do Vasco), mas foi peça importante na conquista da Copa do Brasil em 2011 e deixou o clube em alta. Na ocasião, no entanto, ele não exercia a função de centroavante como faz hoje em dia. O clube chegou a sonhar com o atleta para esta temporada, mas ele acabou ficando no Grêmio.

Maxi López, em 2018, não chegou a ser um goleador, mas teve destaque e criou identificação com o torcedor do Vasco. O centroavante argentino foi muito importante no Campeonato Brasileiro ao ajudar o time a escapar do rebaixamento, mas não repetiu o mesmo rendimento em 2019 e saiu após acordo para a rescisão do contrato. Atuou em 38 jogos e marcou 11 gols.

Em anos recentes, por exemplo, os dois maiores artilheiros da equipe (com exceção de Cano, é claro) foram Nenê, com 44 gols, e Yago Pikachu, com 39. Um meia e um lateral-direito com vocação ofensiva.

Busca por goleador

Com a lacuna deixada por Cano, o Vasco foi atrás do paraguaio Luis Amarilla, que defendeu a LDU, do Equador, em 2021, mas pertence ao argentino Vélez Sarsfield. As conversas estão em estágio inicial, e o clube considera a negociação como difícil.

Desde 2018, ele tem sido emprestado pelo clube argentino. Antes da LDU, defendeu Minnesota (dos Estados Unidos, em 2020) e Universidad Catolica (do Equador, em 2019). Em 31 jogos, o atacante marcou 15 gols em 2021 pela LDU.

Amarilla tem 26 anos, e o seu contrato com o Vélez termina em 30 de junho de 2022. A princípio, o clube argentino só aceita vender o jogador e esse seria o entrave para o Vasco, que estuda a possibilidade de enviar uma proposta. Segundo o Diário Olé, o atacante foi chamado pelo diretor esportivo Christian Bassedas e está nos planos do time, que perdeu muitos atletas nos últimos dias.

Outro nome consultado pelo departamento de futebol foi Pablo Magnin, que atualmente está no Tigre-ARG. O Vasco sondou o staff do atacante, mas o time argentino tem preferência na negociação com o jogador.

A contratação dependeria então do desfecho da história de Magnin com o Tigre, que não dispensaria uma compensação financeira. Ele foi artilheiro da equipe na segunda divisão do Campeonato Argentino e marcou 27 gols em 45 jogos na temporada 2021.

Fonte: Globo Esporte

1 comentário
  • Responder

    Vcs não mantiveram no elenco 3 destes jogadores com faro de gol.
    Salles, Cano e o Amorim

Comente

Veja também
Jean David deve ser o próximo a deixar o Vasco

Fora dos planos da comissão técnica, Jean David deve rescindir seu contrato com o Vasco da Gama em breve.

Tiros na Cidade de Deus interrompem entrevistas no CT do Vasco

Reportagem da Globo precisa interromper gravação do Media Day do Vasco da Gama após tiroteio perto do CT Moacyr Barbosa.

Roger Flores destaca importância de Léo Jardim para o Vasco e projeta futuro

Roger Flores fala sobre a importância de Léo Jardim para o Vasco da Gama, cobra renovação e fala sobre interesse de outros clubes.

Craque Neto enaltece Vegetti: ‘É monstro de centroavante’

Torcedor do Corinthians, Craque Neto elogia Vegetti, do Vasco da Gama, e aponta centroavante como bom reforço para clubes paulistas.

Relação entre Diniz e Rayan no Vasco tem admiração mútua e elogios

Rayan e Fernando Diniz formam parceira no Vasco da Gama, com admiração de ambas as partes, elogios e broncas.

Saiba quanto o Vasco lucrou no jogo contra o Operário-PR

No confronto válido pela 3ª fase da Copa do Brasil, o Vasco da Gama enfrentou o Operário-PR e teve um lucro de quase R$ 500 mil.

Alexandre Pato assistiu a Vasco x Operário-PR em São Januário

O atacante Alexandre Pato esteve em São Januário para acompanhar a partida entre Vasco x Operário-PR, pela Copa do Brasil.

Paiva relembra relação com Payet e conta reação curiosa do craque nos treinos

Ex-treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva revelou bastidores da convivência que tinha com o meia francês Payet.

Rayan volta a marcar e vira peça importante no ataque do Vasco

Atacante revelado no Vasco da Gama, Rayan tem amadurecido e se tornado fundamental no esquema de Fernando Diniz.

Novo dirigente do Vasco pode ser chave para renovação com Léo Jardim

Novela envolvendo Léo Jardim e Vasco da Gama pode terminar com a chegada de um diretor de futebol no Cruzmaltino.

Sair da versão mobile