Vasco: Botafogo ver vantagem em jogar clássico no Engenhão

Vantagem. O clássico Vasco e Botafogo será disputado no estádio Engenhão, casa do Botafogo.

Em um clássico, qualquer mínima vantagem pode fazer a diferença no resultado da partida. Por isso, os jogadores do Botafogo comemoram. Apesar do mando de campo da partida do próximo domingo ser do Vasco, o clássico será disputado no estádio Engenhão, casa do Botafogo. Como o estádio de São Januário tem capacidade máxima para 25 mil pessoas, o local não é liberado para a realização de grandes partidas.

Para o goleiro Jefferson, o fato da equipe conhecer melhor a estrutura do estádio as dimensões do gramado, pode apresentar uma ligeira vantagem. “O Engenhão é a nossa casa. Conhecemos bem o estádio porque treinamos lá, conhecemos cada parte do gramado, sabemos as dimensões. Vamos ter dificuldades, mas quem tem que ditar as regras na nossa casa é o Botafogo”, declarou o goleiro do Botafogo.

Na última temporada, o Botafogo perdeu apenas duas partidas no Engenhão. Derrotas para o Santa Cruz, pela Copa do Brasil, e  para Internacional, pelo Campeonato Brasileiro. Neste ano, na eliminação da Taça Guanabara, a equipe perdeu nos pênaltis para o Flamengo, mas é considerado o empate porque no tempo normal o jogo terminou 1 a 1. Retrospecto que dá confiança ao técnico Joel Santana.

“Quantos jogos já perdemos na história do Engenhão? Não deve passar de 10. No ano passado foram só dois, então tem que observar isso. É nossa casa. O torcedor precisa incentivar. Precisamos deles ao nosso lado, vendo as dificuldades. Acredito que ela estará conosco novamente no domingo”, disse o treinador.

O pedido de apoio faz sentido. Entre os quatro grandes clubes do Rio, o Botafogo é quem tem apresentado a menor média de público no Campeonato Carioca: 6.841 pagantes. Número bem inferior que o apresentado no Campeonato Brasileiro de 2010, quando a equipe levou cerca de 18.623 torcedores ao estádio, em média.

Retrospecto como ‘visitante’ é regular
Desde o fechamento do estádio Maracanã, em setembro de 2010, Flamengo, Fluminense e Vasco também mandam seus clássicos no Engenhão. E como visitante da própria ‘casa’, o Botafogo não possui em retrospecto tão bom assim, já que ainda não venceu. Foram três partidas e três empates. Pelo Campeonato Brasileiro do ano passado, 2 a 2 contra o Vasco e 0 a 0 contra o Fluminense. No Campeonato Carioca deste ano, 1 a 1 contra o Flamengo no tempo normal, depois eliminação nos pênaltis.

Vasco no Engenhão
Jogando no estádio do Botafogo, o Vasco tem um retrospecto equilibrado. São três empates, duas derrotas e duas vitórias. Um dos jogos mais inesquecíveis para a torcida do time de São Januário foi a goleada de 6 a 0 aplicada no Botafogo durante o Campeonato Carioca de 2010.

Fonte: ig

Comente

Veja também
Pedrinho, presidente do Vasco
Vasco x A-CAP escolhem presidente da Arbitragem na FGV

Vasco da Gama e A-CAP escolheram a advogada paulista Paula Andrea Forgioni como presidente da Arbitragem na FGV.

Mateus Carvalho leva drible de Luiz Henrique
Mateus Carvalho leva drible de Luiz Henrique e é zoado pelo Botafogo

Botafogo zoa Mateus Carvalho, volante do Vasco da Gama, após drible de Luiz Henrique em clássico.

Apresentador Neto
Neto detona meia do Vasco: ‘Esse cara é uma vergonha’

O apresentador Neto vê o meia Payet fora de ritmo e afirmou que parte da imprensa protege o camisa 10 do Vasco.

Rayan, atacante do Vasco
Rayan desperta interesse do Barcelona

O Barcelona tem interesse na contratação de Rayan, atacante do Vasco da Gama, que já é cobiçado em outros clubes.

JP meia do Vasco da Gama
JP passa por cirurgia no joelho e só volta a jogar em 2025

Destaque do Vasco da Gama na final do Campeonato Carioca Sub-20, JP passa por cirurgia no joelho e só retorna ao gramados em 2025.