Vasco apresenta proposta de TAC à Justiça para liberar São Januário; veja as propostas

O Vasco da Gama está tratando com o Procurador-Geral de Justiça sobre o Termo de Ajustamento de Conduta, para liberar São Januário.

Catracas de reconhecimento facial em São Januário
Catracas de reconhecimento facial em São Januário (Foto: Tébaro Schmidt/ge)

Para permitir que São Januário volte a receber público, o Vasco está negociando um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) diretamente com o Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. A diretora jurídica do clube disse, no domingo, que as partes estão apenas “ajustando alguns termos” para selar o acordo.

O Vasco nos últimos dias tem conversado com o procurador-geral Luciano Mattos, para quem está encaminou a proposta de acordo. Com o recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o assunto será tratado pela PGJ, sigla para procuradoria-geral de Justiça do Rio de Janeiro.

O TAC, portanto, não está sendo negociado com Rodrigo Terra, promotor do MP do Rio que foi o autor da ação que interditou São Januário.

“O Vasco da Gama informa que na tarde desta terça-feira (05/09) apresentou ao Procurador Geral de Justiça, Dr. Luciano Mattos, pedido de Termo de Ajuste de Conduta (TAC), um importante passo para liberação de público em São Januário. Já está agendada para amanhã, quarta-feira (06), às 15 horas, uma reunião com o Procurador e representantes da SAF e do CRVG para discussão da proposta apresentada pelo Vasco e adoção dos próximos passos”, informou o clube.

O jurídico do Vasco estava aguardando apenas a publicação do acórdão da decisão em segunda instância (que manteve a interdição do estádio), com o voto de todos os desembargadores, para entrar com o recurso no STJ. O documento foi publicado na íntegra nesta terça.

O Vasco trabalha com a possibilidade de contar com a volta dos seus torcedores a partir do jogo contra o Coritiba, no dia 19 de setembro, pela 24ª rodada do Brasileirão.

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco usou suas redes sociais nesta terça para endossar a campanha que pede a liberação de São Januário e informou que vai enviar, em nome do seu ministério, um ofício justamente à Procuradoria-Geral de Justiça “externando nossa preocupação com a estigmatização que esta decisão criou”.

Reconhecimento facial

Afinal de contas, o que será determinado neste TAC?

O ge apurou que o Vasco se comprometeu a efetuar algumas melhorias que dizem respeito ao esquema de segurança de São Januário, dentre as quais a implementação do sistema de reconhecimento facial nas catracas de acesso ao estádio. Esses são alguns pontos:

  • Aumento no número de catracas
  • Aumento do espaço útil no acesso às catracas
  • Ajuste na abertura dos portões para o sentido da saída
  • Aumento do número de câmeras no interior do estádio
  • Reconhecimento facial nas catracas (para o jogo contra o Coritiba, apenas algumas estariam com o sistema funcionando)
  • O Laudo de Prevenção de Combate a Incêndio de São Januário venceu nesta segunda-feira (dia 4), mas o clube já tomou as medidas para atualizá-lo, como confirmou o Corpo de Bombeiros ao ge.

O Corpo de Bombeiros informa que foi apresentada a documentação de segurança contra incêndio e pânico e foi realizada a vistoria no estádio do Vasco da Gama, o São Januário. Sendo assim, o local terá em breve o Laudo de Prevenção de Combate a Incêndio (LPCI) deferido“.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:São Januário
2 comentários
  • Responder

    Agora seria no mínimo razoável que o ministério puplico do Ria exigisse do governo do estado que acabasse com o tráfico de drogas na região, qp se não vai ficar claro e evidente os 2 pesos e duas medidas , vai condenar quem é inocente nessa história que é o Vasco e a sua imensa torcida

  • Responder

    toda essa cachorrada por causa de fanático imbecil

Comente

Veja também
Reta final! Veja quando o contrato de Payet com o Vasco termina

Payet não deve ter contrato renovado com o Vasco da Gama; confira qual prazo de encerramento do vínculo do francês.

Vasco recebe lideranças indígenas em São Januário

Grupo Cultural Tiwa Fulni-ô visitou o Complexo de São Januário e conversou com os alunos do Colégio Vasco da Gama.

Inteligência Artificial aponta vencedor de Vasco x Flamengo

Vasco da Gama e Flamengo se enfrentam neste sábado (19), às 18h30, no Maracanã, pela quinta rodada do Brasileiro.

Vampeta decreta destino de Carille no Vasco

Comentarista da Jovem Pan, Vampeta cravou o que irá acontecer com o técnico Fábio Carille no Vasco da Gama.

Cicinho afirma que Vasco vai brigar para não cair no Brasileiro

Comentarista da Band, Cicinho criticou o time do Vasco da Gama após a derrota para o Ceará, pelo Campeonato Brasileiro.

Vasco encara o Bauru fora de casa pelo NBB

Time de basquete do Vasco da Gama entra em campo nesta quinta-feira (17) na busca de reencontrar o caminho das vitórias no NBB.

Payet pode se despedir de São Januário contra o Lanús

Em fim de contrato com o Vasco da Gama, Payet deve fazer sua última partida ao lado da torcida Cruzmaltina em São Januário.

Especialista? Carille encontra dificuldades para ajustar defesa do Vasco

Setor defensivo do Vasco da Gama cometeu diversos erros nas primeiras quatro rodadas do Campeonato Brasileiro.

Maurício Lemos não emplaca sequência no Vasco e sofre com lesões

Zagueiro uruguaio contratado com status de titular, Maurício Lemos disputou poucos jogos com a camisa do Cruzmaltino.

Brasileiro de futsal 2025: veja tabela da 1ª rodada e grupo do Vasco

Vasco da Gama é um dos principais times que iniciam a disputa do Campeonato Brasileiro de Futsal 2025, no dia 2 de maio.