Vasco aposta em retomada de Puma Rodríguez e não pretende contratar novo lateral
O Vasco da Gama crê que uruguaio possa recuperar o bom futebol do início da temporada, sem que haja necessidade de reforçar o setor.
Apesar de alguns jogadores terem subido de produção sob o comando de Ramón Díaz, um atleta, em especial, tem sido muito questionado. Destaque do Vasco no Campeonato Carioca, Pumita Rodriguez perdeu espaço e vive seu pior momento desde que chegou a São Januário. Sequer foi relacionado para o jogo contra o Atlético-MG, no último domingo.
Cortado por opção do técnico Ramón Díaz, o uruguaio esteve no Maracanã e, de fora, acompanhou a vitória sobre o Galo. Perguntado pela nossa reportagem como estava se sentindo, respondeu apenas: ”Tudo bem”.
Eleito para a seleção ideal do Campeonato Carioca, Puma caiu de rendimento no Brasileirão. Com sucessivas falhas defensivas, o uruguaio perdeu a credibilidade com o torcedor e a titularidade no Vasco. Ramón Díaz tem optado por improvisar o zagueiro Robson na lateral direita.
Puma foi titular nos dois primeiros jogos com Ramón e falhou nas derrotas para Athetico-PR e Corinthians. No segundo jogo, foi substituído no intervalo. O lateral ficou fora contra o Grêmio, em São Januário, por causa de um trauma que sofreu no treino, mas não retomou a titularidade contra o Bragantino. Entrou no segundo tempo, pouco contribuiu ofensivamente e, por seu setor, o adversário criou suas principais chances. Ele recebeu a pior nota entre os leitores do ge: 2,7.
O uruguaio não é o único antigo titular que perdeu espaço com a chegada da nova comissão técnica. Jair vem jogando com menos frequência, e Alex Teixeira sequer atuou sob o comando do treinador. O caso de Puma, no entanto, é o mais preocupante, uma vez que os demais laterais-direitos do elenco não vêm sendo aproveitados. Reserva imediato do setor, Paulo Henrique não foi nem relacionado nos últimos três jogos – ele não poderia jogar contra o Galo por questão contratual.
Vasco vai buscar reforço?
A expectativa do departamento de futebol é que a comissão técnica recupere o futebol de Pumita. É notável que alguns jogadores subiram de produção desde a chegada de Ramón, casos de Medel, Zé Gabriel e Gabriel Pec. A experiência do treinador com gestão de elenco é trunfo para o Vasco.
De qualquer forma, a lateral direita virou uma grande dor de cabeça. Isso porque Gabriel Dias, outro jogador à disposição para o setor, voltou a atuar no último domingo depois de mais de um ano fora e sentiu uma contusão muscular. Sua situação não preocupa o Vasco, mas é um lateral que vem de um longo período de inatividade.
Mesmo com o improviso de Robson e a inutilização de Puma e Paulo Henrique, o clube descarta fazer novo movimento no mercado e contratar um lateral-direito. O meia francês Payet é tratado como a última contratação do Vasco para esta temporada.
O clube até buscava opções para a zaga e o meio-campo, mas a comissão técnica entende que conseguiu suprir as carências com peças que já estavam no elenco. Medel assumiu função no lado direito da defesa, e Zé Gabriel ganhou a vaga de primeiro volante. Os dois têm correspondido bem.
Fonte: Globo Esporte