Vasco aposta em perfil vitorioso e liderança de Medel para qualificar elenco
Chileno está praticamente acertado com o Vasco da Gama e deve desembarcar no Rio de Janeiro neste fim de semana.
É aguardado neste fim de semana a chegada ao Rio de Janeiro do defensor chileno Gary Medel para assinar com o Vasco da Gama. Visando encorpar o elenco com mais experiência para encerrar a má fase e afastar o fantasma da série B, o Cruz Maltino aposta na liderança do jogador que mais vestiu a camisa chilena na história.
Gary Medel tem 35 anos de idade e chega ao Vasco após passagem de sucesso por clubes europeus, com destaque, para o Bologna da Itália onde teve o contrato encerrado no último de 30 de junho. Neste último ano de contrato com o Bologna, Medel deixou de ser titular absoluto da equipe, porém, ainda atuou em 38 partidas por seu ex-clube na temporada 22/23, sendo 24 como titular e tendo em média 88 minutos por jogo na temporada, mesmo já em reta final de carreira.
Convocado desde 2007 para a seleção chilena onde já acumula mais de 150 jogos, o defensor continua como titular absoluto e referência na equipe. É um dos jogadores chilenos mais vitoriosos da história por sua seleção, conquistando as Copas Américas 2015 e 2016 junto de outros atletas que também atuam no futebol brasileiro como Eduardo Vargas e Arturo Vidal.
Posiçao Importante
Medel chega ao Cruz Maltino para ocupar carências no elenco e agregar um novo perfil mais vitorioso a equipe vascaína.
Jogador com perfil aguerrido e dedicado em campo, Medel pode atuar tanto como volante quanto como zagueiro, apesar da sua baixa estatura para a posição, apenas 1,71 m. Se caracterizou em sua carreira pelo vigor físico e muita luta, mas também pode ajudar a equipe na fase inicial de construções de jogadas e saída de bola através de passes curtos.
Como joga?
Embora não seja um jogador de arriscar muitos passes em profundidade que quebrem a marcação adversária, Medel tem um bom passe longo capaz de deixar pontas de velocidade em boas condições de criarem chances de gol.
Defensivamente, Gary Medel é intenso no combate, capaz de realizar coberturas mais curtas e recuperação de posse de bola. Em seu momento mais recente do Campeonato Italiano, Medel teve média de menos de uma falta por jogo.
Mas, o defensor chileno não está imune aos efeitos do tempo. Aos 35 anos de idade, Medel encontra maiores dificuldades de coberturas mais longas e disputas com atacantes mais velozes em situações de contra-ataques, buscando, nessas situações, antecipar as jogadas ao invés de apostar corridas.
Quando atua como volante, utiliza sua boa leitura de jogo para interceptar passes em profundidade do adversário. Devido a sua baixa estatura, Medel pode ter dificuldades em jogadas aéreas, apesar de sua boa impulsão. Por característica, costuma subir e enfrentar os atacantes, se não vencendo, atrapalhando os adversários na conclusão das jogadas.
Gary Medel está em vias de ser anunciado e deve assinar contrato com o Vasco da Gama até dezembro de 2024.
Fonte: Esporte News Mundo