Vasco aponta motivos para queda de desempenho no Brasileiro

A diretoria e comissão técnica do Vasco já têm diagnóstico de queda após terceira derrota seguida no Brasileiro.

Robert Renan em Vasco x Juventude
Robert Renan em Vasco x Juventude (Foto: Jorge Rodrigues/AGIF)

O diagnóstico inicial da diretoria e da comissão técnica passa por uma questão anímica, de comportamento dos jogadores, sobretudo em momentos em que o time sai atrás do placar.

O técnico Fernando Diniz, na entrevista coletiva e nos bastidores do vestiário, indicou que os jogadores precisam pensar grande, jogar como time grande, e entender cada vitória como uma obrigação de querer mais e vencer mais.

O comandante tenta implementar, além do trabalho tático, uma filosofia de costume pela vitória e incômodo pela derrota. No Vasco, a sensação foi de relaxamento após uma boa sequência de resultados positivos recentes. Atualmente, o time é décimo colocado, com 42 pontos.

Há outros motivos?

O blog apurou também se outras questões extracampo poderiam estar influenciando. Na parte física, a comissão técnica atesta que o trabalho de recuperação dos atletas vai muito bem.

Em termos administrativos, também não há pendências com o elenco. O Vasco pagou o último salário no dia certo, no começo do mês, antes do clássico contra o Botafogo.

A ausência de qualquer elemento externo que motive a queda é, por sua vez, um alento. Pois na retomada dos jogos contra o Grêmio, dia 19, depois da data Fifa, o time será bastante exigido.

Há uma sensação interna de que o encaixe da equipe levou a um desempenho melhor do que se esperava, e que é preciso manter um equilíbrio para que não haja uma oscilação como agora.

Também existe um diagnóstico de que o elenco melhorou após as últimas contratações e que eventuais desfalques pesam muito na estratégia de Diniz.

Na data Fifa, o Vasco ainda não sabe se poderá contar com Andres Gomes e Cuesta, convocados para a seleção da Colômbia, e Puma Rodriguez, na lista do Uruguai. Paulo Henrique, chamado por Ancelotti para a seleção brasileira, está suspenso, e é baixa certa.

O Vasco começou a semana atrás dos motivos que justificam a queda de produção no Brasileiro, que culminou com a terceira derrota seguida, esta em casa, para o Juventude, no último domingo.

Fonte: Blog Diogo Dantas

Comente

Veja também
Vasco inicia troca completa do gramado de São Januário

O Vasco da Gama aproveitou o período sem jogos no estádio, com a Data Fifa, para realizar a mudança do gramado.

Volante deve assumir a lateral-direita do Vasco contra o Grêmio

Sem Paulo Henrique e com possível ausência de Puma, volante pode atuar improvisado na lateral do Vasco da Gama contra o Grêmio.

Vasco ainda tem chances de alcançar vaga para a Libertadores? Veja os cenários

Com três derrotas consecutivas, Vasco da Gama se distancia da Libertadores 2026, mas ainda tem chances; veja todos os cenários.

Em alta no Vasco, Rayan se aproxima de marca de Edmundo

Um dos grandes destaques do Vasco da Gama em 2025, Rayan fica bem perto de superar marca de Edmundo pelo Clube.

Torcida do Vasco divide opiniões após homenagens a Nenê

Ovacionado em São Januário, com direito a faixa em homenagem, Nenê divide opiniões entre torcedores do Vasco da Gama.

Com 4 convocados, Vasco vive Data Fifa com maior número de baixas em 2025

Com quatro jogadores convocados às suas seleções, Vasco da Gama terá a Data Fifa com maior número de desfalques na atual temporada.

Saiba a pontuação que o Vasco precisa para ir à Libertadores 2026

Com cinco jogos para o fim do Campeonato Brasileiro, confira a pontuação que o Vasco da Gama precisa para se classificar à Libertadores 2026.

Novo reforço não se firma no Vasco e é vaiado pela torcida

Contratado na última janela de transferências, Matheus França vem de atuações ruins e sofre vaias da torcida em São Januário.

Vasco encaminha acordo para jogar no Nilton Santos em 2026

O acordo entre Vasco da Gama e Botafogo seria válido pelos próximos três anos, durante a reforma de São Januário.

Estatísticas apontam motivo para declínio do Vasco no Brasileiro

Depois de uma ascensão meteórica no Campeonato Brasileiro, Vasco da Gama teve uma queda brusca de rendimento nos últimos jogos.