Vasco aparece em 2º no ranking de expulsões nos Estaduais 2026
Com o cartão vermelho de Cauan Barros no clássico, Vasco da Gama ocupa as primeiras posições de ranking de expulsões em 2026 nos Estaduais.

A maior punição disciplinar do futebol tem prejudicado bastante a campanha de um time da elite do Campeonato Mineiro. O Tombense, comandado pelo experiente técnico Cristóvão Borges, recebeu três cartões vermelhos em quatro jogos disputados e é o time com mais jogadores expulsos no Brasil em 2026. A equipe está na zona de rebaixamento.
A média alta de expulsões do Gavião Carcará – de 0,75 cartão vermelho por partida – fez com que o ge mapeasse os Estaduais para saber quais as equipes tiveram mais jogadores e treinadores excluídos de jogos em 2026.
Com a expulsão de Cauan Barros, diante do Flamengo na última quarta-feira, o Vasco aparece na segunda colocação, ao lado de outros 13 times (veja a lista a seguir). A equipe carioca é a única da Série A do Brasileirão com mais de um vermelho nos Estaduais até o momento.
A reportagem também listou os cartões vermelhos recebidos por times e por estadual. O Campeonato Carioca é recordista entre os estaduais com mais expulsões.
Três expulsões em quatro partidas
A vida do Tombense já não está fácil normalmente. Rebaixado da Série C para a Série D do Campeonato Brasileiro em 2025, o time ainda não venceu no Estadual em 2026 e está na zona da degola do Mineiro. A equipe não vence há quase nove meses ou 19 partidas, com dez derrotas e nove empates neste período.
O momento ruim na temporada, com quatro jogos sem vencer pode ser explicado pelo número de expulsões. A equipe recebeu três cartões vermelhos nos quatro compromissos que fez em 2026.
O goleiro Matheus foi expulso na estreia do Estadual diante do Uberlândia, fora de casa, aos 39 minutos do primeiro tempo ao cometer uma falta fora da área. O time segurou o empate em 0 a 0 no Parque do Sabiá.
Depois de passar ileso quanto a vermelhos na derrota para o Cruzeiro, o time de Tombos registrou mais duas expulsões nas rodadas seguintes. Primeiro, o zagueiro Wesley Marth retardou a reposição de bola do Atlético-MG ao chutar uma bola que estava no suporte que faz parte do sistema de bolas múltiplas e recebeu o segundo amarelo, aos 26 do segundo tempo diante do Atlético-MG, na Arena MRV. Novamente, o Alvirrubro arrancou um empate sem gols mesmo com um homem a menos.
Na última quarta-feira, foi a vez do volante Wanderson Barros receber cartão vermelho. Ele cometeu uma falta dura, ganhou um cartão amarelo, mas o Árbitro de Vídeo recomendou a revisão do lance. Assim, a arbitragem entendeu que o lance era para expulsão, e o Tombense perdeu novamente um jogador, dessa vez aos 15 minutos do primeiro tempo. A equipe foi derrotada por 1 a 0 pelo North, no Almeidão, em Tombos.
A equipe, comandada pelo técnico Cristóvão Borges, ex-Vasco, Corinthians, Flamengo e Fluminense, soma apenas dois pontos em quatro partidas e tem a pior campanha do Mineiro no momento. A equipe é lanterna do Grupo B e estaria rebaixada se o torneio terminasse hoje.
O treinador afirma que a equipe tem feito bons jogos, mas diz que as atuações e os resultados têm sido afetados pela inferioridade numérica em 75% das partidas disputadas.
– O jogo fica condicionado, porque as partidas são muito competitivas. A partir do momento que você está em inferioridade numérica isso fica muito pesado. Ao invés de você jogar, você fica corrigindo, remendando para poder suportar. As equipes são equivalentes e fica muito difícil — destacou.
Expulsão no clássico coloca Vasco em 2º ao lado de 13 clubes
Um dos principais temas esportivos no meio de semana foi a expulsão de Barros, volante do Vasco, no começo do segundo tempo do clássico contra o Flamengo.
O cartão vermelho, que dificultou ainda mais as coisas para o Gigante da Colina diante do maior rival, colocou o time comandado por Fernando Diniz entre as equipes com mais jogadores expulsos neste começo de Estadual.
O Vasco acumula duas expulsões em três jogos. A primeira aconteceu na estreia do Campeonato Carioca. O lateral-direito Lucas Piton cometeu falta e recebeu vermelho direto aos 45 minutos do primeiro tempo na vitória sobre o Maricá, em São Januário.
A equipe está ao lado de outros 13 clubes, que também levaram dois vermelhos nos respectivos estaduais até o momento.
Ranking de mais expulsões em 2026
- Tombense – 3 expulsões – 4 jogos
- Vilavelhense-ES – 2 expulsões – 2 jogos
- Desportiva-ES – 2 expulsões – 2 jogos
- Serra Branca-PB – 2 expulsões – 2 jogos
- Vasco – 2 expulsões – 3 jogos
- Potyguar – 2 expulsões – 3 jogos
- Portuguesa – 2 expulsões – 4 jogos
- Murici-AL – 2 expulsões – 4 jogos
- Juventude – 2 expulsões – 4 jogos
- Caxias – 2 expulsões – 4 jogos
- Abecat-GO – 2 expulsões – 4 jogos
- ITZ Sport-MA – 2 expulsões – 4 jogos
- Santa Catarina – 2 expulsões – 5 jogos
- Andraus-PR – – 2 expulsões – 5 jogos
- Londrina – – 2 expulsões – 5 jogos
Dos times com duas expulsões, Vilavelhense-ES, Desportiva Ferroviária-ES e Serra Branca-GO levaram os vermelhos em dois jogos e tem um média de um por partida.
Assim como o Vasco, o Potyguar registrou duas expulsões em três partidas no Estadual do Rio Grande do Norte. Portuguesa, Juventude, Caxias, Murici-AL, Abecat-GO e ITZ Sport-MA levaram dois vermelhos em quatro partidas, enquanto Londrina, Adnraus-PR e Santa Catarina tiveram dois profissionais excluídos de campo em cinco duelos disputados.
Fonte: Globo Esporte